Tenho um notebook antigo da Philco e quero instalar uma distro leve, mas ele não tem acesso mais a internet, então procuro uma distro que instale tudo que vou precisar para escutar música, ver fotos e assistir videos offline, já tentei instalar o lite, mas não veio em português e não funcionava os autos falantes. Então gostaria de opções de distro por favor
Coloca mais detalhes sobre o hardware p saber se tem suporte 64bits ou somente 32 se for 32 bits terá menos opções quanto a internet vc pode conectar o cabo USB do seu celular e conectar dessa forma.
Você precisa detalhar as configurações de hardware para saber o que é preciso, mas, adianto que existem ao menos 3 distribuições Linux que podem ser instaladas completamente off-line, inclusive com repositórios: Debian, Slackware e Endless OS, sendo as três de perfis completamente diferentes:
https://cdimage.debian.org/debian-cd/current/amd64/iso-dvd/
http://www.slackware.com/getslack/torrents.php
Claro que, primeiro você precisará de uma máquina com acesso à internet para fazer o download das enormes imagens, mas, é sim possível.
Se ele instalar a versão offline do Endless OS, vai ocupar muitooo espaço. Suponho que não seja essa a intenção dele.
é um de 4gb de ram e um processador de 1.4ghz eu acho, dual core
ele tem win7 32bits
Acho que todas essas distros off-line ocupam muito espaço (Não tenho certeza do caso do Slackware…), lembro que o Endless em Pt-Br tinha 16GB e o Debian em versão completa com repositórios eram 3 DVDs (Mas, só o 1º era fundamental).
entendi, vou procurar saber sobre eles, muito obrigado
Então, esqueça do Endless (O mais amigável dos 3) porquê ele não tem suporte a 32 bits. Provavelmente, o Debian é a melhor opção para você (Com uma interface leve), por ter um excelente suporte para hardware antigo.
Qual o modelo específico do notebook? Quanto de espaço para armazenamento em disco ele tem? Ainda usa o HDD que veio de fábrica ou migrou para SSD?
ele é HDD, e tem 250gb de espaço, mas realmente só vai ser usado para escutar musica e ver fotos e videos, o meu maior problema é que ele é antigo, mas tenho outro computador pra fazer o pendrive bootavel, o problema que esse notebook não tem acesso a internet e precisa ter tudo na ISO mesmo, ele tem um processador dual core de 1.3ghz eu acho
Então, o melhor é a versão offline do Debian mesmo. Tente identificar o modelo do notebook, deve ter escrito em algum lugar na carcaça dele.
Acredito que a ISO, versão de 1 DVD, seria essa para o seu caso:
https://cdimage.debian.org/debian-cd/current/i386/iso-dvd/debian-12.7.0-i386-DVD-1.iso
Ou se quiser um sistema com ainda mais pacotes (Portanto, maior e mais completo) há ainda a ISO para Blu-Ray (Que você pode gravar em um pendrive):
https://get.debian.org/debian-cd/current/i386/iso-bd/debian-edu-12.7.0-i386-BD-1.iso
Conforme a descrição oficial do próprio Debian:
Bloco de Citação
Imagens oficiais de USB/CD/DVD da distribuição estável (stable)
Para instalar o Debian em uma máquina sem conexão com a Internet, é possível usar as imagens de CD/USB (700 MB cada) ou as imagens de DVD/USB (4,4 GB cada). Baixe o primeiro arquivo de imagem de CD/USB ou DVD/USB, grave-o usando um gravador de USB/CD/DVD, e então reinicialize a partir dessa mídia.
O primeiro disco de USB/CD/DVD contém todos os arquivos necessários para instalar um sistema Debian padrão.
CD/USB
Os seguintes links apontam para arquivos de imagem que têm até 650 MB de tamanho, tornando-os adequados para gravação em mídia CD-R(W) normal:
DVD/USB
Os seguintes links apontam para arquivos de imagem que têm até 4,4 GB de tamanho, tornando-os adequados para gravação em mídias DVD-R/DVD+R normais e similares:
Você pode usar o seu celular utilizando o wifi com um cabo usb para usar internet “cabeada”, ou se tiver condições pode comprar um adaptador de wifi usb por uns 15 reais.
E então, instalou? Deu tudo certo e está funcionando tudo direito? É importante seu relato, porquê pode ser útil para outras pessoas com o mesmo problema e que cheguem até esse tópico por meio de pesquisas.
Sugiro o Lubuntu ou o LXLE. Veja os requisitos do hardware: 20 distribuições Linux para computadores fraquinhos (Parte 1)
Também recomendo o SliTaz:
O Slax Linux é bom, mas só roda no CD-ROM.
Tem que ser o SliTaz. Ela é boa até para fazer manutenções no computador. Essa distribuição é para computadores muito antigos ou com defeito, porque roda em qualquer situação.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.