Preciso dicas para Cachy OS

E ai galera tudo certo?

Venho compartilhar minha experiência com o Cachy OS depois de sair do Zorim Os.

Minha experiência foi boa até, em relação ao zorin o ganho de performace em jogos foi muito perceptivel. EX: American truck: zorin 64 fps med, cachy 75 med, no msm preet, em alguns outros jogos não notei tanta diferença, mas mesmo assim era perceptivel.

Porem quando se trata de usar no dia a dia não sei se é uma boa opção, ele tem muita coisa pre instalada, coisa q não uso e nem conheço muitas vezes.

Uso um lançador de apps diferente, quando aperto super aparece um grid parecido com o do gnome, estética a adoro. Poderia ocultar apenas, mas não quero q abra em segundo plano alguma coisa ou fique usando espaço.

E nesse modo em específico aparece muiiita coisa q nem faço ideia pra que serve.

Gostaria de dicas de algum gerenciador de pacotes q seja fácil de usar, para leigos kkkk, o Cachy vem com uns 3 gerenciadores fora o terminal, um exagero na minha opinião, e nenhum tem a feature que eu queria, que seria ver o pacote principal do app, ex vou apagar o Firefox e aparece um monte de biblioteca e outros complementos, queria algo q fosse pegar oq aparece no meu menu de apps e ter a opção de desistalar.

Poderia fazer isso via terminal? Sim, posso, porém tenho q saber o nome de cada pacote e fazer um por um.

Ou alguém tem um script de debloat pro Cachy OS.

Até onde eu usei o CachyOS, se você não escolher nada, ele não vem com nenhum GUI para gerenciamento de pacotes. Eu como gostei do Pamac do Manjaro, eu acabei instalando e logo depois o Octopi.
Qual desses você esta se referindo?

Da para remover o que você quiser via terminal: sudo pacman -R <nome do pacote>

E não existe debloat no CachyOS, exceto se você marcou tudo para ele instalar.
Ele vem com o padrão: Gerenciador de Tarefas, ferramenta para overclock, as coisas padrão do KDE ou Gnome, bibliotecas para temas, etc. Talvez isso não era visível no Zorin, mas em distros baseadas em Arch você vê todos os pacotes, bibliotecas, ou seja, tudo que está instalado e quando você vai remover pelo Octopi ou pelo Pamac ele mostra tudo que vai ser removido com a aplicação que você selecionou.

Dá uma pesquisada no google (não na IA) sobre qual aplicação você acha que é bloat e se é seguro removê-la

Bom dia, o que me refiro a bloat seria app q no meu workflow não uso, ou seja muito pessoal.

O octopi me mostra tudo que tem instalado e como não sei o nome do pacote não me ajuda muito e seria bastante trabalhoso procurar um por um, o o pamac não sei dizer o por que não minha máquina demora muito pra abrir, e por exemplo se vou no lançador de apps, click com o direito do mouse tem as opções e uma delas é desinstalar pelo pamac essa função q era o que eu queria ela não funciona, as vezes ele não abre e as vezes trava meu notebook, é um i5 13420h então poder de fogo não falta pra abrir um gerenciador de pacotes.

Tentei usar por uns dias mas não vai kkkk a base arch é avançada demais pra mim ainda, conheço relativamente bem a base Ubuntu que usei por um bom tempinho já e fiz vários testes kkkk.

Até ontem ainda instalei o bazzite na minha máquina, mas achei muito estranho que todas os apps demoram pra abrir, a única coisa que abre instantâneo é o terminal pelo atalho de teclado, fora isso demora muito pra abrir.

O jeito mesmo vai ser voltar pra base Ubuntu com uma instalação do zero, tô na duvido do Zorim que já conheço ou do Mint, mas o cinammon não me vai, meio feinho na minha opinião.

Botão direito e desinstalar pelo Pamac não funciona (talvez funcione no manjaro), mas nada impede de você abrir e digitar o nome do que você quer desinstalar.

Por exemplo, no KDE eu tenho o Kate que é um editor de texto e eu quero desinstalar ele. Eu abro o Pamac, seleciono instalados e digito Kate e clico na lixeira. Ele me avisa que vai desinstalar o Kate e mais outras coisas que dependem dele eu dou OK e pronto.

Base Arch não é avançada, ela é diferente da base Debian.

Mas me diz que aplicação esta te incomodando que você quer desinstalar?

Se eu abrir o pamac e selecionar por exemplo esse Kate q é um dos que quero tirar, ele vai remover tudo diretamente ligado ao Kate? Ou apenas o pacote principal?

O lista do que vou remover:

1. electron 36
  2. Hardware lacatily istopo
  3. Kate
  4. Kcalc -vou baixar outra depois kkkk
  5. Kwrite
  6. Micro
  7. Algo relacionado a SSH
  8. Open RGB
  9. Qt v4l2 vídeo capture
  10. Seletor de emoji
  11. Utilitário de teste v4l2
  12. Vim
  13. E tem um outro q acabei ocultando sem querer
  14. Lsfg vk - minha instalação mas não consegui tirar kkkk

É uma enorme lista mas tem app aí que o nome é diferente ou não achei no pamac
Sobre a base não ser avançada, ser apenas diferente, pode me dar um norte, um básico dessa base?

Remove tudo referente ao Kate

Vamos la:

1. Electron: é uma linguagem de programação e se tiver algum aplicativo instalado que use ele, o Linux não vai deixar você desinstalar.
    1. Hardware lacatily istopo: A grosso modo, isso é usado para descobrir as informações do seu hardware para ser usado nas otimizações que o cachyOs oferece.
  2. Kate: Editor de texto avançado, pode remover.
  3. Pode remover a calculadora.
  4. Kwrite, editor de texto. Se remover, você não vai conseguir abrir qualquer arquivo de texto pela GUI. só via terminal usando o nano.
  5. Micro: Eu acho que é algo referente a texto, não tenho certeza.
  6. SSH é para conexões seguras, recomendo deixar.
  7. Open RGB: Eu não uso, inclusive removi.
  8. Qt v4l2: Se não me engano isso é o que faz captura de vídeo. Você pluga seu celular e quer usar ele como webcam, é isso que faz o vídeo aparecer na tela. Acho que você não consegue remover. Recomendo deixar.
    1. Seletor de emoji: Esta aqui no meu também e nunca me incomodou.
  9. Idem ao 9
  10. VIM é um editor de texto avançado via terminal.
  11. Lsfg vk: É o frame generation para o Linux estilo o Lossless Scaling que existe no Steam para windows.

Toda essa lista eu acho que não da 500mb de espaço em disco.

Assim como você, eu não sabia nada (e não sei) sobre Arch. Assisti vídeos e dei uma lida no wiki do Arch Linux e estou usando aqui.
Uma coisa que aprendi da pior maneira possível quando deletei arquivos importantes do Windows 3.11 e tomei um esporro do meu pai quando era moleque é que se não sabe o que é, não mexa kkkkk. Ele me colocou para fazer um curso de MS-DOS e nele eu aprendi a instalar o sistema operacional, caso fizesse cagada de novo.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.