Preciso decidir/instalar uma nova distro. Qual devo usar? (Independentemente de qual arquitetura)

Sério? xD. Eu escutei por aí que o visual do openSUSE KDE é mais bonito que o do Manjaro KDE lol.
Mas sobre como customizar o Plasma, eu e o @jeffinshadow somos veteranos dessa parte. Dá uma olhada nas nossas ultimas customizações lá no Apresente o seu desktop e mostre o quanto o Linux é bonito. O Plasma é altamente customizável para deixá-lo à suas necessidades. Se quiser algo mais próximo ao Windows, tem como deixar. Mac OS? É só olhar para um dos meus ultimos layouts. Realmente é tudo muito acessível e pode assustar inicialmente mas não tem nada a que temer. A ultima versão do Plasma, a 5.18, é bem amigável quanto a customização e vai saciar usuários básicos e usuários avançados.

Way ahead of you!
Ironicamente o YaST também funciona pelo terminal, já que o openSUSE foi pensado para funcionar tanto em Desktops como em servidores. Tudo que é proporcionado pela GUI do YaST pode ser realizado pelo terminal caso queira, ou só pelo zypper na maioria dos casos, se o foco for gerenciar pacotes e repositórios.

PPA foi invenção do Ubuntu, não do Debian. Segundo o que aprendi dos usuários de Debian aqui no servidor, os repositórios dessa distro são enormes mas focados apenas no que é de código aberto, então você ficaria limitado a isso. No Ubuntu, você acaba se vendo forçado a buscar por PPAs, se existirem. Já o openSUSE tem tudo isso muito bem organizado. O openSUSE Software é sua central para procurar softwares e pacotes pensados não só para openSUSE mas para outras distros também, já que o serviço de builds do openSUSE faz tudo que os PKGBUILDs do AUR faria localmente, só que na nuvem. Por isso que comparei com os dois, algo parecido aos PPAs só que de fácil acesso e build+empacotamento 100% online.

2 curtidas