Ok, vamos lá. Sou um usuário recente de linux e novo na comunidade DioLinux, porem me senti bem recebido nas lives e nos videos do mesmo.
Rapidamente vou contextualizar minha situcão… Sou desenvolvedor Web(front/back) e jogo alguns jogos no meu windows(dualboot). Há um tempo usava debian XFCE e windows, até meu antigo computador parar de funcionar de vez. Hoje estou com uma máquina nova(configuracão no final do post) e decidindo qual Distro instalar(independente de arquitetura), pois já passei por algumas delas e até então algo sempre acontece de errado.
Considere que sou desenvolvedor e estritamente necessário que a distro tenha suporte para uso de terminal e a sudo root sem dificuldade e/ou empecilhos. (Se possível nenhuma distro Python 2 também)
Manjaro (KDE Plasma): Estou nele desde que essa máquina chegou, e há pouco as coisas começaram a parar de funcionar alem de ja ter q reinstalar o sistema umas 5x devido a problemas que travam a máquina sozinha, kernel ou até mesmo problemas que não consigo resolver com meu conhecimento.
Debian (XFCE): Usei 3 meses, na máquina pauleada cheia de problema, conseguia jogar ate WoW dentro do linux e lol, com alguns problemas porem com dificuldade mediana para resolver os mesmos.
Ubuntu (Xubuntu): Usei 2 horas, nenhum problema aparente, mas não vou muito com a cara de ubuntu.
Deepin: Frustracão eterna do comeco ao fim, tentei instalar em 3 maquinas diferentes ja e todas deram problema ou travavam do nada, nunca deu certo. (Apesar de eu apostar muito nessa distro)
Mint: Nunca utilizei, e de acordo com as votacoes em outro post, a maioria aqui utiliza, e é um dos motivos que criei esse post.
Concluindo, não sei pra qual lado da forca ir, porem procuro qualquer coisa proxima ao KDE Plasma(pode existir outros melhores sem problema), gostei dele e parece atender a necessidades gráficas.
Setup: R5 3600x - 1660 TI 6GB - 2x8gb RAM 3200mhz - Dois monitores Full HD. Painel IPS | Painel VA 144hz curvo (principal) - Placa Mãe Asus-Prime X570-p
SSD 128GB (Sistemas, Windwos/Linux)
SSD 480GB (Jogos e programas do windows)
HD 1TB (jogar lixo aqui dentro ou qualquer coisa que ocupe espaco desnecessário)
Lembrando que eu gostaria da opnião pessoal e técnica, e se possível se colocar no meu lugar e relatar o que fariam.
Críticas, explicações, perguntas e reclamações sobre o meu post são bem-vindas.
Edit 1: Um dos problemas do manjaro é que: Ao inicio da instalacao para colocar um dos monitores em 144hz ou para instalar um driver de video funcional, eu precisei mudar o kernel(testei uns 3) e sistema trava sozinho ou simplesmente desliga o monitor pra sempre.
Also, estou pesquisando bastante o fedora, existem flavours prontos para implementar no seu KDE? Vejo sempre todos os usuarios com o linux todo modificado.
Vai parecer cliche recomendar essa distro, mas vendo como você pode acabar usando, então vou recomendar o openSUSE com KDE. Se gostar de um modelo Regular Release, como o Debian, vai de Leap. Se preferir algo Rolling Release como o Manjaro mas mais estável e mais controle para o que vem instalado, recomendo dar uma olhada no Tumbleweed. Atualmente é a distro que uso e o gerenciador de pacotes tem uma sintaxe praticamente igual ao pacman no Manjaro e ao Apt no Debian, mas usa RPM. Também existe o YaST para gerenciar praticamente tudo no sistema, então só usa terminal se quiser. Mas confesso que não é uma distro para iniciantes. Claro que facilita bastante na hora de instalar pacotes de desenvolvimento devido aos Patterns no YaST Software. Qualquer coisa é só entrar em contato pelo privado e eu dou mais detalhes. O openSUSE é bem underrated para o que ele proporciona.
Pulei de cabeça nesse universo recentemente e o Fedora (KDE Plasma) tem agradado-me bastante com minhas tarefas diárias. Tenho todas as minhas aplicações correndo perfeitamente no sistema, além de quase todos os dias ter atualizações do sistema (o que deixa-me mais aliviado).
Perdão pela falta de conhecimento, mas o que significa: Leap, Rolling Release, YaST e Regular Release(esse eu ja imagino o que significa).
De qualquer modo vou dar alguns googles. Also, poderia se aprofundar um pouco mais sobre o assunto no qual vc esta falando? Eu compreendi tudo que foi dito, porem não sei o qual o peso disso tudo, por exemplo: Qual o peso de um gerenciador de pacotes bom ou o que o torna um bom gererenciador de pacotes. Entende? Se puder indicar links onde tenha mais informacões fico agradecido(Meu manjaro não aplica Cecedelihas) ou se quiser aprofundar mais este assunto.
Ok, teria como comentar mais sobre!? Also teria a possibilidade de migrar do windows para ele completamente em algum futuro não tão distante? Sinceramente quando eu sentir segurancas mínimas que consigo abandonar o windows vou faze-lo imediatamente!
Leap e Tumbleweed são duas opções que a equipe do openSUSE oferece dependendo do modelo de atualizações. Vou tentar descrever da melhor forma possível:
Leap: Esse usa versionamentos ou Service Packs, se for comparar com o modelo do Windows até alguns anos atrás, mas é popularmente conhecido como Regular Release. Significa que os pacotes estão travados em uma versão específica até que a própria distro mude de uma versão para outra. Atualmente estamos no openSUSE Leap 15.1 mas esse ano sai o 15.2. Até sair o 15.2, os pacotes não vão atualizar. Não vai ter atualização de sistema. Isso é bom para quem não gosta de ficar atualizando o sistema o tempo todo mas tem o custo de ter alguns programas e pacotes desatualizados, o mesmo “mal” do Debian. É o mesmo modelo de atualizações de distros populares como Ubuntu, Mint, Fedora e outros. Mas isso explica o nome. Leap é salto em inglês.
Tumbleweed: Esse é um modelo de atualização mais corrente. Significa que, conforme os pacotes vão sendo lançados pelos seus mantenedores, eles vão sendo disponibilizados como atualização. Esse é o famoso Rolling Release. Não há versionamentos, não há Service Packs, mas é tudo bem estável graças ao serviço de testes do openSUSE chamado openQA. Isso é bom para quem precisa de todos os pacotes mais recentes mas pode ser um problema para quem é chato com atualizações. É o mesmo modelo de atualizações do Manjaro, Archlinux e outros. Também explica o nome, já que Tumbleweed é aquela planta seca que fica rolando no chão em filmes de bang bang.
Sobre os gerenciadores de pacotes, isso cabe muito a sua necessidade, na verdade. Nenhum dos gerenciadores de pacotes populares é necessariamente ruim. Apt é o gerenciador de pacotes usado pelo Debian, Ubuntu, Linux Mint e derivados. É só apt-get install na maioria dos casos e talvez adicionar um PPA se o pacote que precisar não estiver nos repositórios oficiais.
Manjaro resolve isso com o AUR mas esse não é bem um repositório de pacotes, afinal ele só guarda scripts. É dar pacman -S para instalar e pronto.
Agora o do openSUSE consegue misturar os dois. O nome é zypper, e instala pacotes RPM, enquanto o apt instala DEB e o pacman instala PKG.TAR.GZ.
Ele é bem simples e familiar para quem está habituado com o apt ou o pacman. zypper install faz o trabalho e tem como encolher para zypper in se quiser também.
Mas se a facilidade do Linux Mint foi o que te chamou atenção, além do fato de raramente precisar abrir o terminal, o openSUSE oferece uma espécie de painel de controle chamada YaST. Você pode gerenciar o seu sistema por completo por lá. Inclusive é por lá que fica mais fácil para instalar pacotes de desenvolvimento. Existe algo chamado Patterns, que é um grupo de pacotes e as instruções de configuração para os mesmos, para que você só aperte um botão e deixe que o sistema cuide do resto, como realmente deve ser. Como você cuida de Web, aqui está um pattern que pode lhe interessar. É só abrir o YaST e clicar na opção de gerenciamento de software, ou Software Management:
Agora também existe uma função bacana do openSUSE que permite instalar muitos programas e pacotes com apenas um clique, sem terminal ou gerenciador de pacotes no caminho. Esse seria a openSUSE Software. Esse te permite procurar por softwares nos repositórios oficiais e da comunidade, sem que você tenha esses repositórios instalados. É só pesquisar, clicar em 1-Click Install e um arquivo YMP é baixado. Ao abrir, o YaST cuida de toda a instalação de forma automática, com poucas interações do usuário para o realmente necessário. O openSUSE Software é 100% online.
Você respondeu muitas duvidas amplas sobre linux. Estou infinitamente agradecido!
Mas se a facilidade do Linux Mint foi o que te chamou atenção, além do fato de raramente precisar abrir o terminal, o openSUSE oferece uma espécie de painel de controle chamada YaST.
Não é o que eu procuro, pelo contrario eu quero não usar mais meu mouse pra fazer as coisas, por que eu sou um dev, quanto mais eu aprender via terminal melhor! Mas é bem interessante também poder ver visualmente essas informações.
Essa imagem que você enviou é bem interessante também, mas acredito que essa parte o Node resolva, ou alguma IDE com um virtual-env que no caso todo linux tem disponibilidade.
É só pesquisar, clicar em 1-Click Install e um arquivo YMP é baixado. Ao abrir, o YaST cuida de toda a instalação de forma automática, com poucas interações do usuário para o realmente necessário. O openSUSE Software é 100% online.
Quanto a isso, eu percebi que era um empecilho ficar procurando repositorios pra achar o que eu precisava isso é um outro ponto muito positivo disso. Debian era simples para se virar num geral, mas para entender PPA e repositorios era meio complexo.
Obrigado de verdade! Vou analisar isso tudo e viabilizar. Eu só não cuti muito o visual do Open Suse KDE, mas acredito que isso é modificável eu só não sei como … ainda.
É tudo muito novo pra mim ainda no mundo do linux mas estou muito empolgado para entrar cada vez mais dentro dele!
@thiagoalessio e @ryu_ketsueki poderiam nos apresentar pos e contras ou suas perspectivas sobre essa questão?! Seria interessantissimo.
Anyway, provavelmente vou instalar os 2 e testar os 2.
Also, persiste a duvida sobre customização visual, claro que nem sempre é mandatorio mas é sempre bom ter isso.
Outra duvida boa, seria interessante ter substitutos ou pelo menos prospecção de substituto para jogos, já que hoje, eu, uso o windows unicamente pra isso.
Muito obrigado, sources são sempre muito bem-vindas.
Ao meu ver o Fedora parece muito bom pra quer programar. E alias, esse é o foco dele não é mesmo? hahah
Estou cogitando ficar com os 3 SO. Estou gostando muito do rumo desse post!
Ainda não entendo algumas coisas do linux mas agradeço o tempo perdido nas explicações.
Poderia se aprofundar um pouco sobre os “Flavours”?! (Acho que se chama assim, estou falando dos: GNOME, XFCE, KDE etc. Sei que visualmente tem uma mudança bruta, mas e no back end?)
o seu problema de travamento com o plasma se chama Nvidia. O driver proprietário costuma dar uns problemas com o Plasma, o nouveau resolveria, mas você perderia desempenho.
Sobre recomendação de distro, dá pra você ir pro Pop OS, já que o suporte do Gnome a Nvidia é bem melhor, talvez um Regata OS também sirva.
Não sei especificar exatamente o que era, mas após mudar o Kernel e tentar os drivers da nvidia e, por ultimo, ficar forçando o sistema a funcionar ele se resolve. Mas ainda é algo bem maluco.
Pra vc ter uma noção mesmo que eu instale o driver e habilite o 144hz, o monitor apaga e o sistema trava, e em seguida se vc reinicia ele não liga mais aquele monitor até vc tirar o cabo e colocar novamente algumas vezes.
Talvez eu esteja pedindo demais pra ele rodar 144hz mas eu não esperava isso ahaha. De qualquer modo eu acredtio que PopOS não é muito atrativo(sendo bem pré conceituoso).
Infelizmente eu não possuo uma configuração que chegue perto da sua pra testar
aparentemente o seu problema é entre a nvidia e o KDE Plasma mesmo. O Grupo no telegram do KDE tem uma galerinha lá, talvez alguém tenha passado pelo mesmo problema e possa te ajudar, se quiser entrar lá e perguntar, só clicar aqui.
Há distros que possuem várias flavors para cada ambiente diferente, como o Ubuntu, Debian e o Fedora, já outras preferem focar em algumas DE’s determinadas e/ou somente uma, como é o caso do Zorin OS (Lite com XFCE e Core com GNOME) ou o Mint com XFCE, Cinnamon e Mate.
É importante ressaltar que DE’s são instaláveis praticamente em qualquer distro, mas eu diria que não é recomendável, pois cada distro já disponibiliza DE('s) com otimizações e modificações pensadas por eles.
Distro não é a DE, por mais que algumas pareçam kk