Ok, vamos lá. Sou um usuário recente de linux e novo na comunidade DioLinux, porem me senti bem recebido nas lives e nos videos do mesmo.
Rapidamente vou contextualizar minha situcão… Sou desenvolvedor Web(front/back) e jogo alguns jogos no meu windows(dualboot). Há um tempo usava debian XFCE e windows, até meu antigo computador parar de funcionar de vez. Hoje estou com uma máquina nova(configuracão no final do post) e decidindo qual Distro instalar(independente de arquitetura), pois já passei por algumas delas e até então algo sempre acontece de errado.
Considere que sou desenvolvedor e estritamente necessário que a distro tenha suporte para uso de terminal e a sudo root sem dificuldade e/ou empecilhos. (Se possível nenhuma distro Python 2 também)
Manjaro (KDE Plasma): Estou nele desde que essa máquina chegou, e há pouco as coisas começaram a parar de funcionar alem de ja ter q reinstalar o sistema umas 5x devido a problemas que travam a máquina sozinha, kernel ou até mesmo problemas que não consigo resolver com meu conhecimento.
Debian (XFCE): Usei 3 meses, na máquina pauleada cheia de problema, conseguia jogar ate WoW dentro do linux e lol, com alguns problemas porem com dificuldade mediana para resolver os mesmos.
Ubuntu (Xubuntu): Usei 2 horas, nenhum problema aparente, mas não vou muito com a cara de ubuntu.
Deepin: Frustracão eterna do comeco ao fim, tentei instalar em 3 maquinas diferentes ja e todas deram problema ou travavam do nada, nunca deu certo. (Apesar de eu apostar muito nessa distro)
Mint: Nunca utilizei, e de acordo com as votacoes em outro post, a maioria aqui utiliza, e é um dos motivos que criei esse post.
Concluindo, não sei pra qual lado da forca ir, porem procuro qualquer coisa proxima ao KDE Plasma(pode existir outros melhores sem problema), gostei dele e parece atender a necessidades gráficas.