Preciso decidir/instalar uma nova distro. Qual devo usar? (Independentemente de qual arquitetura)

Vai parecer cliche recomendar essa distro, mas vendo como você pode acabar usando, então vou recomendar o openSUSE com KDE. Se gostar de um modelo Regular Release, como o Debian, vai de Leap. Se preferir algo Rolling Release como o Manjaro mas mais estável e mais controle para o que vem instalado, recomendo dar uma olhada no Tumbleweed. Atualmente é a distro que uso e o gerenciador de pacotes tem uma sintaxe praticamente igual ao pacman no Manjaro e ao Apt no Debian, mas usa RPM. Também existe o YaST para gerenciar praticamente tudo no sistema, então só usa terminal se quiser. Mas confesso que não é uma distro para iniciantes. Claro que facilita bastante na hora de instalar pacotes de desenvolvimento devido aos Patterns no YaST Software. Qualquer coisa é só entrar em contato pelo privado e eu dou mais detalhes. O openSUSE é bem underrated para o que ele proporciona.

2 curtidas

Pulei de cabeça nesse universo recentemente e o Fedora (KDE Plasma) tem agradado-me bastante com minhas tarefas diárias. Tenho todas as minhas aplicações correndo perfeitamente no sistema, além de quase todos os dias ter atualizações do sistema (o que deixa-me mais aliviado).

2 curtidas

Perdão pela falta de conhecimento, mas o que significa: Leap, Rolling Release, YaST e Regular Release(esse eu ja imagino o que significa).

De qualquer modo vou dar alguns googles. Also, poderia se aprofundar um pouco mais sobre o assunto no qual vc esta falando? Eu compreendi tudo que foi dito, porem não sei o qual o peso disso tudo, por exemplo: Qual o peso de um gerenciador de pacotes bom ou o que o torna um bom gererenciador de pacotes. Entende? Se puder indicar links onde tenha mais informacões fico agradecido(Meu manjaro não aplica Cecedelihas) ou se quiser aprofundar mais este assunto.

1 curtida

A questão de atualizaões diárias é relativo. Windows tem atualizacões o tempo todo e nem por isso ele é bom.

Mas muito obrigado pela sua resposta, estou anotando tudo e vou tentar cada opcão que derem neste post!

Also, tem prints do seu sistema? Acho muito massa os desktops customizados que usuarios de linux tem.

Wow, isso foi … Sensacional.

Ok, teria como comentar mais sobre!? Also teria a possibilidade de migrar do windows para ele completamente em algum futuro não tão distante? Sinceramente quando eu sentir segurancas mínimas que consigo abandonar o windows vou faze-lo imediatamente!

Leap e Tumbleweed são duas opções que a equipe do openSUSE oferece dependendo do modelo de atualizações. Vou tentar descrever da melhor forma possível:

  • Leap: Esse usa versionamentos ou Service Packs, se for comparar com o modelo do Windows até alguns anos atrás, mas é popularmente conhecido como Regular Release. Significa que os pacotes estão travados em uma versão específica até que a própria distro mude de uma versão para outra. Atualmente estamos no openSUSE Leap 15.1 mas esse ano sai o 15.2. Até sair o 15.2, os pacotes não vão atualizar. Não vai ter atualização de sistema. Isso é bom para quem não gosta de ficar atualizando o sistema o tempo todo mas tem o custo de ter alguns programas e pacotes desatualizados, o mesmo “mal” do Debian. É o mesmo modelo de atualizações de distros populares como Ubuntu, Mint, Fedora e outros. Mas isso explica o nome. Leap é salto em inglês.
  • Tumbleweed: Esse é um modelo de atualização mais corrente. Significa que, conforme os pacotes vão sendo lançados pelos seus mantenedores, eles vão sendo disponibilizados como atualização. Esse é o famoso Rolling Release. Não há versionamentos, não há Service Packs, mas é tudo bem estável graças ao serviço de testes do openSUSE chamado openQA. Isso é bom para quem precisa de todos os pacotes mais recentes mas pode ser um problema para quem é chato com atualizações. É o mesmo modelo de atualizações do Manjaro, Archlinux e outros. Também explica o nome, já que Tumbleweed é aquela planta seca que fica rolando no chão em filmes de bang bang.

Sobre os gerenciadores de pacotes, isso cabe muito a sua necessidade, na verdade. Nenhum dos gerenciadores de pacotes populares é necessariamente ruim. Apt é o gerenciador de pacotes usado pelo Debian, Ubuntu, Linux Mint e derivados. É só apt-get install na maioria dos casos e talvez adicionar um PPA se o pacote que precisar não estiver nos repositórios oficiais.
Manjaro resolve isso com o AUR mas esse não é bem um repositório de pacotes, afinal ele só guarda scripts. É dar pacman -S para instalar e pronto.
Agora o do openSUSE consegue misturar os dois. O nome é zypper, e instala pacotes RPM, enquanto o apt instala DEB e o pacman instala PKG.TAR.GZ.
Ele é bem simples e familiar para quem está habituado com o apt ou o pacman. zypper install faz o trabalho e tem como encolher para zypper in se quiser também.

Mas se a facilidade do Linux Mint foi o que te chamou atenção, além do fato de raramente precisar abrir o terminal, o openSUSE oferece uma espécie de painel de controle chamada YaST. Você pode gerenciar o seu sistema por completo por lá. Inclusive é por lá que fica mais fácil para instalar pacotes de desenvolvimento. Existe algo chamado Patterns, que é um grupo de pacotes e as instruções de configuração para os mesmos, para que você só aperte um botão e deixe que o sistema cuide do resto, como realmente deve ser. Como você cuida de Web, aqui está um pattern que pode lhe interessar. É só abrir o YaST e clicar na opção de gerenciamento de software, ou Software Management:

Agora também existe uma função bacana do openSUSE que permite instalar muitos programas e pacotes com apenas um clique, sem terminal ou gerenciador de pacotes no caminho. Esse seria a openSUSE Software. Esse te permite procurar por softwares nos repositórios oficiais e da comunidade, sem que você tenha esses repositórios instalados. É só pesquisar, clicar em 1-Click Install e um arquivo YMP é baixado. Ao abrir, o YaST cuida de toda a instalação de forma automática, com poucas interações do usuário para o realmente necessário. O openSUSE Software é 100% online.

Espero ter ajudado aí

3 curtidas

Quais facilidades o Fedora apresenta para dev’s diferentemente de outras distros?

2 curtidas

O openSUSE Tumbleweed tem alguma dificuldade para instalar driver Nvidia?

Você respondeu muitas duvidas amplas sobre linux. Estou infinitamente agradecido!

Mas se a facilidade do Linux Mint foi o que te chamou atenção, além do fato de raramente precisar abrir o terminal, o openSUSE oferece uma espécie de painel de controle chamada YaST.

Não é o que eu procuro, pelo contrario eu quero não usar mais meu mouse pra fazer as coisas, por que eu sou um dev, quanto mais eu aprender via terminal melhor! Mas é bem interessante também poder ver visualmente essas informações.

Essa imagem que você enviou é bem interessante também, mas acredito que essa parte o Node resolva, ou alguma IDE com um virtual-env que no caso todo linux tem disponibilidade.

É só pesquisar, clicar em 1-Click Install e um arquivo YMP é baixado. Ao abrir, o YaST cuida de toda a instalação de forma automática, com poucas interações do usuário para o realmente necessário. O openSUSE Software é 100% online.

Quanto a isso, eu percebi que era um empecilho ficar procurando repositorios pra achar o que eu precisava isso é um outro ponto muito positivo disso. Debian era simples para se virar num geral, mas para entender PPA e repositorios era meio complexo.

Obrigado de verdade! Vou analisar isso tudo e viabilizar. Eu só não cuti muito o visual do Open Suse KDE, mas acredito que isso é modificável eu só não sei como … ainda.
É tudo muito novo pra mim ainda no mundo do linux mas estou muito empolgado para entrar cada vez mais dentro dele! :slight_smile:

Boa pergunta, tambem estou interessado nela.

@thiagoalessio e @ryu_ketsueki poderiam nos apresentar pos e contras ou suas perspectivas sobre essa questão?! Seria interessantissimo.

Anyway, provavelmente vou instalar os 2 e testar os 2.
Also, persiste a duvida sobre customização visual, claro que nem sempre é mandatorio mas é sempre bom ter isso.

1 curtida

Outra duvida boa, seria interessante ter substitutos ou pelo menos prospecção de substituto para jogos, já que hoje, eu, uso o windows unicamente pra isso.

Muito obrigado, sources são sempre muito bem-vindas.

Ao meu ver o Fedora parece muito bom pra quer programar. E alias, esse é o foco dele não é mesmo? hahah

Estou cogitando ficar com os 3 SO. Estou gostando muito do rumo desse post!

Ainda não entendo algumas coisas do linux mas agradeço o tempo perdido nas explicações.

Poderia se aprofundar um pouco sobre os “Flavours”?! (Acho que se chama assim, estou falando dos: GNOME, XFCE, KDE etc. Sei que visualmente tem uma mudança bruta, mas e no back end?)

o seu problema de travamento com o plasma se chama Nvidia. O driver proprietário costuma dar uns problemas com o Plasma, o nouveau resolveria, mas você perderia desempenho.

Sobre recomendação de distro, dá pra você ir pro Pop OS, já que o suporte do Gnome a Nvidia é bem melhor, talvez um Regata OS também sirva.

Se puder explicar melhor ou aprofundar mais neste paragrafo:

E um “bonus” é já vir com podman, buildah e skopeo instalados por padrao. “container-ready” como costumam dizer.

Seria de grande agrado!

Não sei especificar exatamente o que era, mas após mudar o Kernel e tentar os drivers da nvidia e, por ultimo, ficar forçando o sistema a funcionar ele se resolve. Mas ainda é algo bem maluco.
Pra vc ter uma noção mesmo que eu instale o driver e habilite o 144hz, o monitor apaga e o sistema trava, e em seguida se vc reinicia ele não liga mais aquele monitor até vc tirar o cabo e colocar novamente algumas vezes.

Talvez eu esteja pedindo demais pra ele rodar 144hz mas eu não esperava isso ahaha. De qualquer modo eu acredtio que PopOS não é muito atrativo(sendo bem pré conceituoso).

1 curtida

Infelizmente eu não possuo uma configuração que chegue perto da sua pra testar
aparentemente o seu problema é entre a nvidia e o KDE Plasma mesmo. O Grupo no telegram do KDE tem uma galerinha lá, talvez alguém tenha passado pelo mesmo problema e possa te ajudar, se quiser entrar lá e perguntar, só clicar aqui.

Temos distros e DE’s (ou ambientes gráficos em pt-br)

Distros - Fedora, Ubuntu, Debian, Mint, etc
DE’s - GNOME, KDE, Cinnamon, XFCE, LXDE, LXQT, DDE (Deepin)

Há distros que possuem várias flavors para cada ambiente diferente, como o Ubuntu, Debian e o Fedora, já outras preferem focar em algumas DE’s determinadas e/ou somente uma, como é o caso do Zorin OS (Lite com XFCE e Core com GNOME) ou o Mint com XFCE, Cinnamon e Mate.

É importante ressaltar que DE’s são instaláveis praticamente em qualquer distro, mas eu diria que não é recomendável, pois cada distro já disponibiliza DE('s) com otimizações e modificações pensadas por eles.

Distro não é a DE, por mais que algumas pareçam kk

2 curtidas

Eu pelo menos adaptei-me bem ao Fedora, já que desde sempre fui usuário Windows. Deixei-o apenas jogos.

Em questão as imagens, você pode vê-las nesses links abaixo. Uso uma personalização que deixa o sistema com “cara” do Mac OS.

Imagem 1
Imagem 2

1 curtida

Tá lindão rafa…

o que tanto usou pra customizar?

Estava prestes a fechar esse tópico, por ser recorrente, mas como acabou tendo uma boa conversa, achei que seria interessante manter

:wink:

5 curtidas