Preciso de sugestões de placas mãe e placas de vídeo para usar em ambiente linux

Boa noite pessoal, faz um bom tempo que não compro hardware e, dessa vez, compatibilidade com linux se tornou algo essencial para mim, então estou com algumas dúvidas sobre modelos de placas mãe e placas de vídeo.

Já possuo um processador Ryzen 9 9900x e estava pensando no seguinte para placa mãe e placa de vídeo:

• A placa mãe com chipset B650, com pelo menos 2 slots M2 NVMe (vou usar um disco separado para cada sistema, linux e windows, e ainda vou usar um terceiro SSD, mas esse numa porta SATA convencional) e 4 slots de ram (pretendo usar 4 pentes de 16Gb DDR5)
  • A placa de vídeo estava pensando em pegar uma Radeon RX 9060 XT

Alguém saberia me recomendar modelos de placas mãe que atendessem sem problemas no linux (particularmente, tenho receio de problemas com som e rede, que já tive no passado) e dizer se essa placa de vídeo está apresentando algum problema ou se eu poderia pegar sem medo? Como ainda não comprei a placa de vídeo, estou aberto a sugestões nela também, particularmente se for alguma equivalente em desempenho e com 16Gb de vRAM.