Bom dia. Gostaria de dicas de cursos e alguma lista de exercícios de algoritmo com ênfase em gráficos em C e ou Cpp. Todos que vi até aqui sempre seguem a receita de bolo de ensinar coisas voltadas a burocracia como criação de formulários para cadastros, regras de negócio, contabilidade, calculo de impostos, custo e valor final de um produto, etc.
Já sei fazer todos os algoritmos numas “duzentas” linguagens mas não sei fazer nada gráfico. Se meu objetivo fosse trabalhar com desenvolvimento de sistemas de gestão eu já me consideraria jr antes de conseguir o primeiro emprego nesse segmento.
Meu objetivo é programar embarcados. Já fiz eletrônica digital e agora estou estudando C (já acabei também) e depois vou estudar assembly para programar microcontroladores.
Mas eu realmente gostaria de estudar C programando gráficos, depois vou estudar Cpp e partir pra algum framework como QT.
Pra mim não faz o menor sentido comprar um PIC como o ESP32 e pra começar a estudar praticando o QT com conhecimento baseado em cálculo de juros.
Cara, eu to aprendendo C também, eu comprei um Raspberry PI 3 por 400(da de achar usado bem mais barato) e um telinha OLED por 30 conto, já tem os drivers dela em python, mas eu decidir eu mesmo criar os meus drivers para era.
Estou me divertindo bastante aprendendo a mexer com isso.
É isso mesmo cara, por isso vou estudar assembly agora, para fazer meus próprios drivers, bibliotecas, kernel e etc. Até pq os programadores pica de embarcados dizem que nosso código fica perfeito quando escrito em assembly e depois convertido para C.
E mesmo escrevendo (me perdoe mas não curto a pronúncia “codando” que usam por aí) em C ou Cpp diretamente, pela experiência em assemly temos uma visão mais alinhada ao hardware de como o código deve ser. O que nos permite criar sistemas mais sólidos.
É o que dizem os picas das galáxias em embarcados.
Eu já arrisquei fazer uns códigos em assembly, é tão fácil que acaba se tornando difícil pelo cansaço, são muitos passo a serem seguidos.
Eu decidi aprendo baixo nível por conta que não aguento mais fazer só Crud em Java, Python e Kotlin(Android) para Web.
E como eu nunca consegui emprego na área, que pelo menos eu programe algo que seja divertido para mim. Eu tenho o ESP32 também, mas eu to fazendo alguma burrice que não to conseguindo subir código para ele.
Bom, vc já está alguns passos a minha frente, eu ainda não comecei e agora que vou molhar meus pés no assembly e depois mergulhar de cabeça.
No seu caso acho que assim que vc estiver criando códigos avançados em baixo nível aí vc será ambicionado por alguma empresa. Até onde sei ninguém quer contratar copiador de código pronto, que não sabe criar soluções. E basicamente todo grande projeto começou assim como brincadeira.