Preciso de ajuda "trocar o Screenshot Ubuntu nativo por um flameshot"

Boa noite, já estou ficando maluco. Procurei e todas as partes onde posso deisntalar o programa de Screenshot do Ubuntu 22.04 lts.
Queria usar o flameshot que já usava no windows e sempre recomendo.
Se alguém tiver ideia como fazer isso, sem quer que troca de Sistema.

Aqui tem algumas coisas de como configurar isso no Linux. Aparentemente ele não tem configurado a tecla PrintScr por padrão.

1 curtida

Olá @Cristhiano_Cunha, tudo bem contigo?

Não é possível desinstalar o programa de captura nativo do GNOME na maioria das distros, porque ele é um recurso integrado no ambiente gráfico. Uma forma de você contornar isso é colocar o Flameshot na inicialização e configurar os atalhos de teclado para ativar ele e não o programa nativo quando for necessário.

:vulcan_salute:

2 curtidas

O flameshot não pode trocar o atalho padrão do sistema para ser usado como o principal, tanto no windows, quanto no linux.

Uma solução que eu utilizava era colocar ele para inicializar por padrão no sistema e definir o atalho Super+Shift+S, que era o atalho que eu utilizava por padrão no Windows para printar um pedaço da tela.

Talvez, definir um Shift+Print possa fazer com que ele tire print da tela inteira também.

1 curtida

Qual seria o caminho para ativar o flameshot para essa sequência de teclas?

Salve, @Cristhiano_Cunha

Não precisa desinstalar. – Você pode instalar o Flameshot – e apenas reconfigurar as Teclas de Atalho.

Bom… pelo menos, em princípio. – Não conheço o Gnome atual.

No KDE, a configuração de “Teclas de Atalho” (shortcuts) está na seção “Teclado” (keyboard):

Observe que eu desativei os atalhos originais, que acionavam o Spectacle – e criei atalhos personalizados, usando o gnome-screenshot.

Já foi mais fácil, no KDE – e talvez seja mais difícil em sessão Wayland. – Uso sessão X11, e mesmo assim, às vezes isso me dá trabalho.

Quanto ao Flameshot, não tenho experiência pessoal. – Os colegas podem ensinar melhor.

1 curtida

Talvez, isso ajude:

1 curtida

Consegui amigo, obrigado!

Uma duvida, por qual motivo você prefere o gnome-screenshot? Ainda não consegui achar uma ferramenta de print que me atendeu 100%.

1 curtida

To replace Ubuntu’s default screenshot utility with Flameshot, you’ll need to unbind the default Print Screen key and then create a custom shortcut for Flameshot.

Here’s how:

1. 1. Unbind the Default Print Screen Key:
  • Open SettingsKeyboardView and Customize Shortcuts.
  • Under “Screenshots”, find the “Take a screenshot interactively” shortcut.
  • Press the backspace key to unassign the shortcut.
  1. 2. Create a Custom Shortcut for Flameshot:
  • In SettingsKeyboard, click the “+” button to add a new shortcut.
  • Name the shortcut (e.g., “Flameshot”).
  • In the “Command” field, enter flameshot gui.
  • Click “Set Shortcut” and press the Print Screen key (Prt Sc). This will show as “print”.
  • Click “Add” to save the shortcut.

Now, every time you press the Print Screen key, Flameshot will launch instead of the default screenshot application

Boa sorte

:+1:

1 curtida

Salve, @iceness

Não tenho 1 motivo “único” – e em algumas distros estou usando o KDE Spectacle.

Eu só pesquiso soluções quando tenho um problema – e depois que soluciono, não procuro mais. – Por isso, muitas coisas que faço são “heranças” de algum momento, em que encontrei determinada solução (e que pode até não ser a melhor).

O que eu preciso, é apenas capturar a tela (ou uma janela) – inclusive o ponteiro do mouse – com ou sem um retardo de 7 segundos (para abrir algum menu ou “camada”) – e salvar automaticamente (sem ficar fazendo perguntas), sempre na mesma pasta, com nome-de-arquivo no padrão “2025-05-28_15-25-58_A.jpg” (onde “_A” = Arch; e para outras distros pode ser “_F”, “_D”, “_oSU”, “_F”, “_Pc”, “_Mg”, “_V”, “_Mx”).

O salvamento automático é fundamental, pois às vezes preciso fazer várias capturas seguidas, e não tem condições de ficar interagindo com uma janela de diálogo.

A centralização em 1 pasta (PATH) é fundamental, para manter reunidas as capturas de todas as distros.

O padrão de nome é fundamental – primeiro, porque a data + hora + distro (e JPG, em vez de PNG) são indispensáveis, para registro – e também para mesclar e reordenar listagens de Capturas, Fotos, Comandos (history), sempre com o mesmo padrão:

2025-04-22_10-20-56_A-inicio.jpg
2025-04-22_15-17-47_F42-inicio.jpg
2025-04-22_15-19-58          $  crontab -l
2025-04-22_15-20-02          $  crontab -e
2025-04-22_15-20-14_F42-crontab-nano.jpg

Aconteceu que, um belo dia, consegui tudo isso, usando o gnome-screenshot – passei a usar em todas as distros – e já vai fazer 10 anos que replico essa fórmula:

PrtScn            ----- Capture and save full screen
gnome-screenshot -p -f /PATH/$(date +%F_%H-%M-%S)_Xxx.jpg

Shift+PrtScn      ----- Capture and save full screen after 7 seconds
gnome-screenshot -p -d 7 -f /PATH/$(date +%F_%H-%M-%S)_Xxx.jpg

CTRL+Shift+PrtScn ----- Capture and save active window
gnome-screenshot -w -p -f /PATH/$(date +%F_%H-%M-%S)_Xxx.jpg

CTRL+PrtScn       ----- Capture and save active window after 7 seconds
gnome-screenshot -w -p -d 7 -f /PATH/$(date +%F_%H-%M-%S)_Xxx.jpg

Já tem uns 2 anos que resolvi usar Wayland () no Fedora, e colegas aqui no Fórum cantaram a pedra, de como fazer a mesma coisa, usando o Spectacle:

PrtScn              --- capturar a tela inteira
spectacle -p -b

Shift+PrtScn        --- capturar a tela inteira após 7 segundos
spectacle -p -d 7000 -b

CTRL+Shift+PrtScn   --- capturar a Janela ativa
spectacle -p -a -e -b

CTRL+PrtScn         -- capturar a Janela ativa após 7 segundos
spectacle -p -d 7000 -a -e -b

(Note que não preciso indicar a pasta, nem o padrão de nome-de-arquivo, pois basta configurar isso no próprio Spectacle).

É provável que eu pudesse fazer isso com Flameshot, Scrot, KSnip, Shutter, ou outros aplicativos – mas por enquanto estou satisfeito com o gnome-screenshot e o KDE Spectacle – então, não vou procurar sarna pra me coçar.

Se quiser ver meu histórico de percalços nessa área, fiz um relato “Padronizando PrintScreen no Linux e Windows com Shutter e Gadwin” em Março 2016 – e depois outro, “De volta ao Gnome-screenshot”, em Outubro daquele ano. – Dá para ver que eu não sabia de muitas coisas, naquela época; e que continuo não sabendo muitas coisas, até hoje.

A dica do @xterminator, aqui. – E também recebi outra dica, que não estou encontrando agora.

Às vezes, penso em criar +2 atalhos, para capturar áreas específicas da tela, com ou sem retardo. – É claro que, neste caso, é necessária uma interação, para indicar a área:

Não uso “upload”, nem “anotações”. – Prefiro fazer anotações no Gwenview (Shift+A):

3 curtidas