Fala galera, sou bem leigo e peço a colabaração de vocês. Tenho um acer nitro 5, ele estava com um Ssd de 1 TB com o Pop Os instalado, após acrescentar outro ssd com o Windows, não consegui mais acessar o Pop Os. Simplesmente não ssd na hora de selecionar o boot order priority. A memória é reconhecida na Bios, mas não aparecer na hora de dá um boot. No gerenciador de discos do windows, aparece as partições do Ssd que contém a distro da linux. Alguém consegue me ajudar?
Preciso fazer o reset da bios ?
Preciso formatar o ssd que tem o Pop Os ?
Agradeço desde já os que colaborem com esse iniciante
Te recomendo pesquisar em inglês como recuperar o boot do Pop!_OS. Não deve ser complicado.
O Pop_OS é chatinho com dualboot. Talvez dê pra acessar via bios , alterando a ordem de boot lá ou seguindo tutoriais:
Boto fé, fui garoto. Tinha o Pop OS já instalado, aí instalei o windows no outro ssd. Vou formatar o ssd que está o Pop Os e vou fazer a reinstalação. Obrigado pela dica.
Olá.
Pelo que estou percebendo aqui, você não modificou as partições de boot em nenhum dos dois SSDs que estão atualmente no seu notebook - tanto no de 1TB com Pop!_OS, como no de tamanho não divulgado com Windows.
Entendo que ambos os sistemas estão funcionando normalmente quando não há o SSD com o outro sistema instalado no notebook.
[edit] (as perceções acima se mostraram completamente erradas) [/edit]
Analisando daqui, vejo que a sua questão é conseguir iniciar o Pop!_OS, estando os dois SSDs instalados (conectados) na placa-mãe desse notebook Acer.
Entendo que a entrada de boot referente ao Pop!_OS não aparece no menu de boot nessa condição (os dois SSDs instalados (conectados) na placa-mãe).
Acredito que o que você precisa fazer é configurar (adicionar/indicar) na firmware da placa-mãe desse seu Acer Nitro 5, a entrada referente ao Pop!_OS.
Tente ir na aba da firmware da placa-mãe (ou “BIOS”, se preferir), com o nome “Security”.
Veja se tem uma opção parecida com:
. “Set Supervisor Password:” (não me refiro a opção: “Password on Boot”); e
. “Select on UEFI file as trusted for executing:”
Essa segunda provavelmente não estará disponível - você não conseguirá selecionar, apenas conseguirá ver.
Se tiver essas opções - “Set Supervisor Password:” e “Select on UEFI file as trusted for executing:” - dê enter na primeira e crie uma senha. Não precisa ser uma senha da complexidade que você usaria com uma conta de e-mail, por exemplo.
Essa senha servirá para acessar a firmware da placa-mãe (pode ou não incluir o menu de boot - não lembro).
Salve as alterações e reinicie.
Entre novamente na “firmware da placa mãe”, dessa vez digitando a senha recém-criada.
Veja se a opção “Select on UEFI file as trusted for executing:” está disponível.
Dê enter.
Você disse que tem dispositivos de armazenamento. Então deverá aparecer algo como:
. HDD0
. HDD1
Selecione o disco em que o Pop!_OS está instalado e procure pelo nome do arquivo que dará o boot…
Seguirá um caminho… Não lembro ao certo… É parecido com:
- EFI
- Pop!_OS-id
- vmlinuz.efi
ou
- EFI
- systemd
- system…efi
ou
- EFI
- BOOT
- BOOTx64.EFI
Após encontrar o arquivo adequado, selecione-o e dê enter.
Você deverá criar um nome para essa Entrada. Salve as alterações e reinicie o notebook Acer.
Veja se agora aparece a Entrada que você criou na aba “Boot” da firmware da placa-mãe. Selecione-a e a faça subir, com auxílio das teclas F5 ou F6.
Reinicie novamente o notebook Acer.
Aparece a entrada correspondente ao Pop!_OS agora? Funciona? O sistema inicia?
Se não, você pode tentar achar outro arquivo com nome parecido com BOOTx64.EFI por outro caminho, para fazer uma nova Entrada.
Boa sorte.
Rapaz, o HDD que deveria conter o POP Os não tem nada parecido com o dito por você. Comforme foto em anexo, agora o outro HDD tem os dois
Não fui eu quem instalou os OS, mas também não faria diferença. Pois sou leigo e poderia ter feito o mesmo, dá certo fazer o que tu disse ou preciso reinstalar o OS no outro SSD?
Foto 01 com, ssd de 512 GB com os dois arquivos, e foto 02 tem esses arquivos
FOTO-adaptada
- EFI
- .disk
- dists
- pool
- casper-189D-9912
- $RECYCLE.BIN
- System Volume Information
FOTO-adaptada
EFI
- Pop
!_OS-id[números-letras-e-alguns-traços]
- vmlinuz.efi
EFI
- systemd
- system…efi
EFI
- BOOT
- BOOTx64.EFI
[off]
Eu escrevi “id” no meu caderninho de anotações, mas não lembrava o que significava (xP)
id = números-letras-e-alguns-traços
[/off]
Você pode ver se vai dar certo. Acredito que vai dar, sim.
Mas só fazendo pra ter certeza. =)
Se o seu objetivo é deixar cada sistema instalado em um SSD diferente… Bem, então, o caminho mais seguro é reinstalar os Sistemas. Isso evitará problemas futuros (eu já tive alguns problemas com sistemas que compartilhavam a mesma partição de boot)…
E se esse dispositivo de armazenamento der defeito (três batidas na madeira) você perderá a inicialização dos dois sistemas.
Você disse que “tinha o Pop OS já instalado, aí instalei o windows no outro ssd”.
Se decidir reinstalar os sistemas, faça backup, apague as partições dos dispositivos de armazenamento e instale o Windows primeiro.
[edit]
Instale o Windows primeiro. E instale-o no dispositivo de armazenamento de dados que estiver no encaixe prioritário da placa mãe.
Seria o que aparece primeiro (em cima) naquela lista que eu exemplifiquei com "hdd0 [em cima, e], hdd1 [embaixo].
[/edit]
Com o Windows não tem conversa. Ele usará a partição em fat32 que ele quiser como partição bootável. xP
[edit]
Mesmo que seja apenas uma partição em fat32, isso é, mesmo que não esteja sinalizada como bootável.
[/edit]
(mais provável que use a primeira partição que estará mais do início do primeiro disposiivo de armazenamento - sendo que o “primeiro disposiivo de armazenamento” será determinado pela firmware da placa mãe. O HDD0, nesse caso… Em placas-mãe de desktops, com conexões sata, seria determinado pela conexão sata na qual o dispositivo de armazenamento está conectado).
imagem explicativa - toque para expandir
as portas sata são aquelas azuis, no canto inferior esquerdo. Tem duas nessa imagem - e o pedacinho de uma terceira.
Algumas distros Linux precisam que a pessoa que está fazendo a instalação faça algumas coisas para que as distros usem a partição que a pessoa quiser. Não é o caso do Pop!_OS.
O Pop!_OS usará a partição que você escolher no momento da instalação.
Antes de iniciar a instalação do Pop!_OS, abra o GParted (na sessão live do pendrive bootável que você estará usando para instalação) e crie a partição fat32 bootável. Aí na hora de escolher a partição, no processo de instalação, é só escolher a dita cuja.
\o/
Até mais.
Fala galera, vou colocar como essa a solução. Para finalizar a discussão, pois vou formatar os SSDs e reinstalá-los respectivamente. Agradeço por demais a atenção e dicas de vocês. Forte abraço!
Na minha opinião o ideal seria comprovar que a sugestão funcionou para solucionar sua questão, mas…
Enfim. xD
E como você vai usar dois dispositivos de armazenamento diferentes nesse notebook Acer, um para cada sistema, é bem possível que não seja necessário indicar a outra partição bootável na firmware da placa mãe.
Pelo menos quando fiz isso - quando usei dois dispositivos de armazenamento com partição bootável em cada dispositivo de armazenamento, num notebook Acer - não precisei mais indicar a outra partição bootável.
Só foi necessário fazer isso quando usei duas partições no mesmo dispositivo de armazenamento.
Se bem que q partição bootável do Windows ficou com um nome bonitinho “Windows não-sei-que-não-sei-que-lá”, enquanto da distro Linux ficou um nome relacionado ao dispositivo de armazenamento.
^^’
Tinha estranhado que no seu caso isso não havia acontecido… Mas depois você mostrou que não há duas partições bootáveis funcionais, uma em cada dispositivo de armazenamento.
^^’
Enfim… Se for fazer isso hoje e funcionar volte pra informar se a sugestão dada funcionou. Ou não. =P
Inté. o/
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.