Preciso de ajuda para gerenciar Drivers no POP OS [RESOLVIDO]

Olá, senhores, possuo um Avell B153 (máquina antiga) e estou tentando rodar o POP OS! nela há algum tempo com sucesso, mas há mais ou menos 3 dias a GPU dela (Uma RTX 640M) parou de ser listada como podem ver:

Rodei o comando no Terminal e vi que esses Drivers:

Na POP_Shop! eu tenho esse driver instalado:

Não sei como “gerenciar” ou escolher o driver correto.
Com esse driver que está rodando perdi muita performance, antes ele listava corretamente e funcionava direitinho, (até mesmo o OpenTTD está lento, já que não possuo mais GPU)
Agradeceria imensamente a ajuda.
Obrigado.

verifique se vc tem instaado o system76-driver-nvidia tente dar um sudo apt purge *nvidia* e antes de dar reboot reinstalar o system76-driver-nvidia.

Caso o driver que for instalado continuar não reconhecendo sua VGA, tente instalar o driver propietário compatível com sua vga fornecido no site da NVIDIA:

1 curtida

O autor errou ao digitar o nome da placa de vídeo. Não existe RTX 640M. A máquina é antiga (processador Intel de 3ª Geração) e o driver mais atual suportado pela placa de vídeo, segundo a ferramenta de detecção que ele executou, é o 470. Provavelmente é uma GT 640M.

Se ele instalar o pacote system76-driver-nvidia, irá quebrar o sistema (tela preta). Esse pacote puxa o driver mais atual (520), que não é compatível com essa placa antiga.

Esse procedimento é contraindicado, ainda mais em um sistema que atualiza o kernel tão frequentemente quanto o Pop!_OS. A chance de quebrar o driver logo após um update de rotina é enorme.

Seu sistema está configurado em qual modo gráfico na ferramenta system76-power? Se estiver no modo de gráficos integrados, a placa dedicada não será usada e nem sequer listada:

1 curtida

Complementando: os drivers 390 e 418 estão atualmente quebrados no Pop!_OS por conta do kernel 6.0. O driver 470, por sua vez, parece estar instalando e não funcionando:

Quando a System76 abandonou o upgrade para a base 22.10 do Ubuntu e continuou puxando atualizações de kernel e drivers, acabou abrindo uma janela para inconsistências e instabilidades. A atualização do kernel 5.19 para o 6.0 ocorreu há poucos dias.

O ideal para quem tem uma placa Nvidia com driver legado (legacy) é buscar distros com kernel LTS (pode ser rolling release ou fixed release, mas deve ter o kernel LTS). Isso evita dores de cabeça em situações como essas.

Infelizmente, acho que mesmo eu vou abandonar o Pop!_OS. Meu laptop tem uma GT 740M e acabei de verificar que está passando pelo mesmíssimo problema. Daria para fazer downgrade no kernel e impedir a atualização, mas acho que prefiro evitar esse trabalho.

Manjaro seria uma ótima escolha de distro nesse caso. Ele permite a troca facilitada de kernels, com a opção de manter o LTS tranquilamente enquanto todo o resto do sistema atualiza.

Devemos agradecer à nossa querida fabricante de hardware Nvidia por continuar “contribuindo” para o estresse de usuários de Linux.

4 curtidas

Realmente errei o nome, é GT 640M.
Agora que sei qual o problema, vou abandonar o POP, com um pesar…
Obrigado meus querido pelas soluções e ajudas, fico extremamente feliz em fazer parte dessa comunidade tão fraternal.
Obrigado e forte abraço a todos que comentaram.!

Obrigado pela respostas meu querido :slight_smile:

Sequer há essa opção aqui
image
:frowning:

Acabei de ver aqui que o pessoal da System76 está ciente do problema e buscando uma solução para esse driver 470. Por enquanto, precisamos esperar (se insistirmos em usar o Pop, que de fato é um bom sistema). Estou em contato com um desenvolvedor no Discord deles para ajudar na investigação.

1 curtida

Estou pensando em dar um Downgrade, eu gosto do workflow do POP, não quero trocar, estou nele há mais de um ano

1 curtida

O pessoal da System76 é bastante aberto e está sempre disposto a ajudar. Se quiser acompanhar o debate sobre este problema, há este tópico no Discord deles: Discord

O Pop está passando por um momento atípico devido à construção da interface COSMIC. Eles pularam um lançamento da base (22.10), mas continuaram puxando atualizações.

Já existe um pull request de um desenvolvedor (o título remete à GT 740M, mas é o mesmo caso da sua placa): Attempted fix for 740M by 13r0ck · Pull Request #10 · pop-os/nvidia-graphics-drivers-470 · GitHub

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.