Preciso de ajuda para gerenciar Drivers no POP OS [RESOLVIDO]

Olá, senhores, possuo um Avell B153 (máquina antiga) e estou tentando rodar o POP OS! nela há algum tempo com sucesso, mas há mais ou menos 3 dias a GPU dela (Uma RTX 640M) parou de ser listada como podem ver:

Rodei o comando no Terminal e vi que esses Drivers:

Na POP_Shop! eu tenho esse driver instalado:

Não sei como “gerenciar” ou escolher o driver correto.
Com esse driver que está rodando perdi muita performance, antes ele listava corretamente e funcionava direitinho, (até mesmo o OpenTTD está lento, já que não possuo mais GPU)
Agradeceria imensamente a ajuda.
Obrigado.

verifique se vc tem instaado o system76-driver-nvidia tente dar um sudo apt purge *nvidia* e antes de dar reboot reinstalar o system76-driver-nvidia.

Caso o driver que for instalado continuar não reconhecendo sua VGA, tente instalar o driver propietário compatível com sua vga fornecido no site da NVIDIA:

O autor errou ao digitar o nome da placa de vídeo. Não existe RTX 640M. A máquina é antiga (processador Intel de 3ª Geração) e o driver mais atual suportado pela placa de vídeo, segundo a ferramenta de detecção que ele executou, é o 470. Provavelmente é uma GT 640M.

Se ele instalar o pacote system76-driver-nvidia, irá quebrar o sistema (tela preta). Esse pacote puxa o driver mais atual (520), que não é compatível com essa placa antiga.

Esse procedimento é contraindicado, ainda mais em um sistema que atualiza o kernel tão frequentemente quanto o Pop!_OS. A chance de quebrar o driver logo após um update de rotina é enorme.

Seu sistema está configurado em qual modo gráfico na ferramenta system76-power? Se estiver no modo de gráficos integrados, a placa dedicada não será usada e nem sequer listada:

Complementando: os drivers 390 e 418 estão atualmente quebrados no Pop!_OS por conta do kernel 6.0. O driver 470, por sua vez, parece estar instalando e não funcionando:

Quando a System76 abandonou o upgrade para a base 22.10 do Ubuntu e continuou puxando atualizações de kernel e drivers, acabou abrindo uma janela para inconsistências e instabilidades. A atualização do kernel 5.19 para o 6.0 ocorreu há poucos dias.

O ideal para quem tem uma placa Nvidia com driver legado (legacy) é buscar distros com kernel LTS (pode ser rolling release ou fixed release, mas deve ter o kernel LTS). Isso evita dores de cabeça em situações como essas.

Infelizmente, acho que mesmo eu vou abandonar o Pop!_OS. Meu laptop tem uma GT 740M e acabei de verificar que está passando pelo mesmíssimo problema. Daria para fazer downgrade no kernel e impedir a atualização, mas acho que prefiro evitar esse trabalho.

Manjaro seria uma ótima escolha de distro nesse caso. Ele permite a troca facilitada de kernels, com a opção de manter o LTS tranquilamente enquanto todo o resto do sistema atualiza.

Devemos agradecer à nossa querida fabricante de hardware Nvidia por continuar “contribuindo” para o estresse de usuários de Linux.

Realmente errei o nome, é GT 640M.
Agora que sei qual o problema, vou abandonar o POP, com um pesar…
Obrigado meus querido pelas soluções e ajudas, fico extremamente feliz em fazer parte dessa comunidade tão fraternal.
Obrigado e forte abraço a todos que comentaram.!

Obrigado pela respostas meu querido :slight_smile:

Sequer há essa opção aqui
image
:frowning:

Acabei de ver aqui que o pessoal da System76 está ciente do problema e buscando uma solução para esse driver 470. Por enquanto, precisamos esperar (se insistirmos em usar o Pop, que de fato é um bom sistema). Estou em contato com um desenvolvedor no Discord deles para ajudar na investigação.

Estou pensando em dar um Downgrade, eu gosto do workflow do POP, não quero trocar, estou nele há mais de um ano

O pessoal da System76 é bastante aberto e está sempre disposto a ajudar. Se quiser acompanhar o debate sobre este problema, há este tópico no Discord deles: Discord

O Pop está passando por um momento atípico devido à construção da interface COSMIC. Eles pularam um lançamento da base (22.10), mas continuaram puxando atualizações.

Já existe um pull request de um desenvolvedor (o título remete à GT 740M, mas é o mesmo caso da sua placa): Attempted fix for 740M by 13r0ck · Pull Request #10 · pop-os/nvidia-graphics-drivers-470 · GitHub