Preciso de ajuda para criar atalho de programa na área de trabalho

Boa noite a todos,
Este é meu primeiro tópico no fórum, pois migrei do Windows para o Linux recentemente, instalei o Linux Mint 21.3 Xfce, por ser o mais leve e atual disponível, e estou gostando do sistema.

Instalei o o programa GDevelop 5 a partir do gerenciador de aplicativos nativo do Linux Mint e apesar do programa funcionar corretamente pelo menu iniciar, toda vez que tento salvar um atalho na área de trabalho o mesmo aparece como um link quebrado que não funciona.
Os atalhos de pastas e outros programas funcionam sem problemas, somente esse do GDevelop 5 que aparece como link quebrado e não consigo resolver.

Notei que a diferença do GDevelop 5 para outros programas instalados é que ele aparece no gerenciador de aplicativos como Flatpak (FlatHub), enquanto os outros aparecem como pacote do sistema, não sei se isso tem relação com esse problema, segue o print com a imagem se alguem puder me ajudar, obrigado.

Bom dia! Se arrastar do menu para a área de trabalho não estiver dando certo, você pode criar o atalho manualmente. Abra o menu e encontre o aplicativo. Clique com o botão direito sobre o ícone e escolha a opção editar aplicativo. Copie o campo comando.
Se você quiser testar se o comando funciona direto, alt+f2 cole o comando e dê enter. Isso deve chamar o aplicativo.
Na área de trabalho clique com o botão direito novamente, escolha a opção criar lançador. Cole o comando no campo específico e preencha os demais campos. Por fim clique em criar.
image

Caso não funcione avise para tentarmos por linha de comando.

Fiz o que você sugeriu e deu certo dessa vez. Estranho não ter funcionado direto né, mas assim resolveu o problema, muito obrigado.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.