Preciso de ajuda para achar uma distro Linux para as minhas necessidades

Bom dia, preciso de um help…
Queria uma ajuda pra escolher uma distro Linux pra uso geral e faculdade.

Tenho um notebook com:
i7-12650H
UHD Graphics
32 GB de RAM
SSD NVMe 1 TB (principal)
SSD NVMe 256 GB (secundário)

Minha ideia é usar:
Linux como sistema principal pra faculdade (Ciência da Computação) e uso diário.
Windows no SSD secundário só pra jogar Valorant e pra algumas coisas que não funcionem no Linux.

Já tive contato com Linux antes. Já cheguei a usar o Debian 13 + KDE Plasma / Pop!_OS 22 no SSD secundário, e Windows 11 23H2 no principal. Resolvi mudar porque estava com um SSD de 1 TB praticamente só pro Valorant, e o linux para a faculdade no ssd secundario. Achei que faria mais sentido deixar o de 1 TB pra faculdade e uso geral, até pra ficar sempre em um ambiente Linux, que acaba trazendo mais experiência.

Procuro agora é algo estável, tranquilo de manter e que funcione bem no dia a dia, sem ficar quebrando ou exigindo muita manutenção, e que me sirva bem na faculdade de CC, consigo me virar legal até no Linux, pois tenho um “amplo” conhecimento de Windows que acaba ajudando um pouco, e já usei linux outras vezes.

Só que não sei ao certo qual distro usar como principal. Gosto de algo personalizável, acho interessante o tiling que tem no Pop!_OS (sei que dá pra fazer em outras distros também). Queria algo mais “moderno” e que rode bem no meu hardware.

Alguém poderia me dar um help sobre isso?

3 curtidas

Use distribuições que são utilizadas em ambientes profissionais, recomendo o Ubuntu em suas versões LTS, Fedora (é o laboratório da Red Hat), ou mesmo o RHEL (existem licenças gratuitas para poucas máquinas).

Dá uma conferida nesse meu projeto AQUI

Linux é um mundo de variedades.

Eu recomendo 2 distros: Tiger OS e Zorin OS !

Ubuntu/Kubuntu 24.04 LTS ou Fedora Workstation/KDE

O pika oferece Niri e Hyprland wm configurado e baseado no debian.

1 curtida

Este nori aceita mouse?

Ou é tudo por teclado.

O niri é parecido o Hyprland, mas com uma lógica de organização diferente. Enquanto o Hyprland divide o espaço da tela em partes cada vez menores conforme novas janelas surgem, o niri utiliza um layout de scroll infinito. Ele organiza as janelas em colunas que mantêm um tamanho confortável, permitindo que você navegue lateralmente por elas como se estivessem em uma grande fita horizontal, então ele tem o mesmo suporte de mouse que o hyprland tem e tmb existe um plugin no hyprland para torna lo scrolling como o niri.

2 curtidas

Parece com o PaperWM:

1 curtida

Para nossa alegria o Zorin baseado no ubuntu vai ser ótimo para você, mas o fedora 43 Plasma KDE também vai ser excelente para seu uso diário, tem o Kubuntu 24.04 lts também é excelente.

Se você quiser simplicidade e usar sem preocupação de atualização vai de Fedora kde imutável, mas quer mecher mais um pouco vai de Kubuntu l, ubuntu ou Zorin.

Se vc quer apenas algo sólido para trabalhar com o mínimo risco de receber alguma atualização quebrada te recomendo fortemente o ZorinOS ou Linux Mint. São distros bem sólidas, relativamente prontas para uso geral e com amplo suporte na internet se vc precisar.