Preciso de ajuda na instalação do gentoo

Queria ajuda na instalação do gentoo, alguém disponível pra em auxiliar por email/chamada ou qualquer outra forma de comunicação.

Tô quase contratando alguém pra fazer um script pra mim.

Só uma dúvida, qual seria o motivo do uso do gentoo, me parece ser algo que vc precisa instalar, porém, não sabe.

Mesmo com um script, quando for necessário dar a manutenção você não tera o conhecimento.

Por que não usar alpine debian ou arch que são muito mais faceis de instalar?

5 curtidas

Meu hardware já tá anos sem suporte e eu queria alguma coisa minimamente mais eficiente, fiz alguns upgrades nele, mas pra mim não é o suficiente. E infelizmente ainda estou obrigado a ficar com esse notebook velho.

1 curtida

Concordo com o @freeQ, instalando via script, as otimizações que você conseguiria com o Gentoo seriam pequenas, perto do trabalho que você teria com o troubleshooting depois.

Encontre uma distro leve para computadores fracos: sem ter domínio do sistema, você possivelmente não perceberá diferença entre um pacote otimizado a nível de compilação ou um pacote pré-compilado. Além de precisar ter um hardware decente para fazer a compilação cruzada, se não quiser esperar horas a fio para compilar cada elemento do sistema.

Recomendo dar uma olhada no Arch vanilla + xfce ou Debian + xfce, vai ser um sistema extremamente leve com uma interface gráfica básica para fazer praticamente tudo.

Boa sorte.

3 curtidas

Eu diria que é um pc perfeito pra instalar Alpine, alpine linux consegue ser tão leve, ou até mais leve que o proprio gentoo

Outro ponto que é contra o gentoo no seu caso é que compilar softwares em um pc tão velho pode demorar dias e dias. Não é viavel para um pc de uso diario.

Busque instalar alpine com open box ou algum gerenciador de janelas, faça o maximo possivel via cli, e só volte pra interface quando for estritamente necessario
tmux, fish, e NNN ou SUPERFILE.

Editor de textos pode usar micro ou lazyvim, navegador web pode usar lynx ou Brow.sh

é algo extremo, mas com certeza é melhor q compilar tudo q for usar só pra ganhar 2% a mais de desempenho

3 curtidas

Especificamente sobre o seu caso, notebook antigo:

Gentoo com compilação de código fonte (péssima ideia):

• Processadores antigos pouco ganham com compilação otimizada para eles, se comparado com compilação padrão para todos os processadores.
  • Computadores antigos sofrem mais para compilar programas grandes (gcc clang firefox chromium libreoffice), em alguns casos fica até impossível de compilar caso tenha pouca memória ram (menos de 8G).
  • Não adianta gastar 10 horas por semana para compilar os programas se o ganho no teu uso em otimizações vai somar algo na casa de 2 minutos por semana (tirei estatísticas da minha cabeça)
  • Notebook e compilação demorada não combinam. Geralmente eles esquentam demais, tem solução térmica pouco eficiente (talvez até já ineficiente com sujeira/pasta térmica velha) causando redução de performance, além do problema de fadiga térmica do processador batendo 95°C e depois voltando pra 30ºC causa nas soldas da placa mãe.

Gentoo com pacotes binários (pode ser interessante):

• Tem opção de pacotes binários pela versão de arquitetura. Se o seu processador for compatível com glibc x86-64-v3 (descubra aqui) então pode ter um bom ganho comparado com outras distribuições binárias. Caso contrário, vai ser basicamente a mesma coisa.
  • Usar pacotes binários faz vc perder o controle fino sobre as particularidades de cada pacote. Vc perde só o que eu considero o ponto mais forte do sistema.
  • A curva de aprendizado é bem maior/mais demorada se comparada com outras distribuições binárias. Talvez seu tempo disponível não seja suficiente, especificamente se vc imagina ganhar produtividade pela compilação otimizada.

Minhas recomendações:

• Embora pareça só pepino, eu tenho meu note de 2010 com Gentoo e funciona muito bem, mas só vale a pena pois a compilação dos pacotes é feita toda no desktop poderosão.
  • Vale muito a pena aprender e instalar o gentoo apenas se vc quer ganhar conhecimento e entender como uma distribuição linux funciona. Se vc já pensou em terceirizar a instalação então eu já diria que é melhor procurar outras distribuições que sejam amigáveis na instalação.
5 curtidas

Obrigado pelos comentários e dicas, resolvi vender o computador e tentar fazer um upgrade!

Eu não desistiria tão fácil de instalar o Linux nesse computador, apesar de você não nos ter dito qual a configuração dele. Tente uma distro mais leve com uma interface gráfica igualmente leve. Seria uma boa forma de aprender. :wink:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.