Queria ajuda na instalação do gentoo, alguém disponível pra em auxiliar por email/chamada ou qualquer outra forma de comunicação.
Tô quase contratando alguém pra fazer um script pra mim.
Queria ajuda na instalação do gentoo, alguém disponível pra em auxiliar por email/chamada ou qualquer outra forma de comunicação.
Tô quase contratando alguém pra fazer um script pra mim.
Só uma dúvida, qual seria o motivo do uso do gentoo, me parece ser algo que vc precisa instalar, porém, não sabe.
Mesmo com um script, quando for necessário dar a manutenção você não tera o conhecimento.
Por que não usar alpine debian ou arch que são muito mais faceis de instalar?
Meu hardware já tá anos sem suporte e eu queria alguma coisa minimamente mais eficiente, fiz alguns upgrades nele, mas pra mim não é o suficiente. E infelizmente ainda estou obrigado a ficar com esse notebook velho.
Concordo com o @freeQ, instalando via script, as otimizações que você conseguiria com o Gentoo seriam pequenas, perto do trabalho que você teria com o troubleshooting depois.
Encontre uma distro leve para computadores fracos: sem ter domínio do sistema, você possivelmente não perceberá diferença entre um pacote otimizado a nível de compilação ou um pacote pré-compilado. Além de precisar ter um hardware decente para fazer a compilação cruzada, se não quiser esperar horas a fio para compilar cada elemento do sistema.
Recomendo dar uma olhada no Arch vanilla + xfce ou Debian + xfce, vai ser um sistema extremamente leve com uma interface gráfica básica para fazer praticamente tudo.
Boa sorte.
Eu diria que é um pc perfeito pra instalar Alpine, alpine linux consegue ser tão leve, ou até mais leve que o proprio gentoo
Outro ponto que é contra o gentoo no seu caso é que compilar softwares em um pc tão velho pode demorar dias e dias. Não é viavel para um pc de uso diario.
Busque instalar alpine com open box ou algum gerenciador de janelas, faça o maximo possivel via cli, e só volte pra interface quando for estritamente necessario
tmux, fish, e NNN ou SUPERFILE.
Editor de textos pode usar micro ou lazyvim, navegador web pode usar lynx ou Brow.sh
é algo extremo, mas com certeza é melhor q compilar tudo q for usar só pra ganhar 2% a mais de desempenho
Especificamente sobre o seu caso, notebook antigo:
Gentoo com compilação de código fonte (péssima ideia):
Gentoo com pacotes binários (pode ser interessante):
Minhas recomendações:
Obrigado pelos comentários e dicas, resolvi vender o computador e tentar fazer um upgrade!
Eu não desistiria tão fácil de instalar o Linux nesse computador, apesar de você não nos ter dito qual a configuração dele. Tente uma distro mais leve com uma interface gráfica igualmente leve. Seria uma boa forma de aprender.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.