Preciso de ajuda - Configuração do OpenVpn

Olá, gostaria de orientação de alguém que entenda um pouco de openvpn;

A minha infra estrutura é a seguinte:

1 servidor na AWS com ubuntu 18.04 como servidor openvpn, configurei ele usando esse guia GitHub - Nyr/openvpn-install: OpenVPN road warrior installer for Ubuntu, Debian, AlmaLinux, Rocky Linux, CentOS and Fedora

1 Servidor Win Server 2019 (servidor da aplicação que eu quero compartilhar)

5 Estações de trabalho com windows 10 que acessam a aplicação no servidor via terminal server.

A infraestrutura está VPN funcional, a empresa está trabalhando atualmente com ela e foi a melhor solução de vpn que encontrei até o momento, mas tem 2 coisas que preciso resolver pra ficar 100%:

1° IP fixo nos clientes ou pelo menos ip fixo no servidor windows, pois o servidor openvpn distribui os ips via DHCP, normalmente ele joga o mesmo ip para os clientes, mas em alguns casos, no servidor mesmo muda e eu fico desconectando e conectando pra ele pegar o mesmo ip de antes.

2° As maquinas conectadas na VPN passam a pegar o IP da internet do openvpn, o ip fixo da AWS, isso acaba reduzindo a velocidade da internet e aumentando muito a latência, sem falar do consumo desnecessário de banda na AWS, queria que a rede fosse apenas pra acesso remoto, mas sem conectividade.

Espero que tenha dado para entender como funciona e qual o meu problema, qualquer coisa eu posso explicar melhor ou postar as configurações, desde já agradeço.

OBS: minha configuração server.conf

local 172.26.2.43
port 443
proto udp
dev tun
ca ca.crt
cert server.crt
key server.key
dh dh.pem
auth SHA512
tls-crypt tc.key
topology subnet
server 10.8.0.0 255.255.255.0
server-ipv6 fddd:1194:1194:1194::/64
push "redirect-gateway def1 ipv6 bypass-dhcp"
ifconfig-pool-persist ipp.txt
push "dhcp-option DNS 8.8.8.8"
push "dhcp-option DNS 8.8.4.4"
keepalive 10 120
cipher AES-256-CBC
user nobody
group nogroup
persist-key
persist-tun
verb 3
crl-verify crl.pem
explicit-exit-notify
  1. Atribuir um endereço de IP estático à clientes

  1. Sobre o aumento na latência, já tentou utilizar Wireguard, segue o link deste mesmo usuário a qual seguiu para OpenVPN

Vou fazer a leitura e tentar adequar ao meu cenário. obg.

Atualizando o tópico:

Consegui resolver umas das situações, que é a questão da navegação sair pela vpn ao invés de sair pelo gateway padrão da internet do cliente, precisei apenas comentar as seguintes linhas do arquivo de configuração /etc/openvpn/server/server.conf

#push "redirect-gateway def1 ipv6 bypass-dhcp"
ifconfig-pool-persist ipp.txt
#push "dhcp-option DNS 8.8.8.8"
#push "dhcp-option DNS 8.8.4.4"

Dessa forma o a internet no cliente sai pelo gateway do provedor e se mantem conectado na rede vpn.

Assim que encontrar a solução para a situação do ip estático eu acrescento aqui também.

1 curtida

Finalmente consegui resolver a última situação e vou colocar aqui o passa a passo que fiz para ativar o ip fixo nos clientes openvpn, seguindo a dica do colega acima:

1 - Inserir no arquivo de configuração do openvpn, server.conf (/etc/openvpn/server/server.conf)

add a seguinte linha:

client-config-dir /etc/openvpn/ccd

2 - Comentar a linha

#ifconfig-pool-persist ipp.txt

3 - Criar diretório ccd:

cd /etc/openvpn
sudo mkdir ccd

4 - Criar arquivos de configuração de cada usuário

cd ccd
sudo touch "usuário_da_vpn"

5 - Inserir no arquivo a configuração de IP desejada:

sudo vim "usuário_da_vpn"

6 - Inserir dentro do arquivo a instrução:

ifconfig-push 10.8.0.XX 255.255.255.0 

OBS: Onde XX se refere ao final do ip desejado

7 - Feito isso, agora apenas reinicialize o serviço do openvpn:

sudo systemctl restart openvpn-server@server.service

OBS: Mesmo fixando alguns ips, aqueles usuários que não estão com a configuração setada no ccd continuam recebendo dhcp normalmente, no meu caso precisei fixar apenas os IPs dos servidores, deixando os demais no modo dinâmico.

VPN pronta e 100% funcional :slight_smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.