Uma das crendices que persiste até hoje é a instalação das distribuições GNU/Linux com uma partição específica para o /boot
Quando é necessário?
- Usar uma partição /boot é necessária quando o seu bootloader não consegue acessar a sua partição raiz. Para quem usa o GRUB isso quer dizer ter a partição raiz em ZFS, discos em RAID, LVM, bcache, LUKS com criptografia personalizada, entre outros sistemas de arquivos bem pouco usados ou em testes…
- Se você usa outro bootloader antigo, como syslinux ou lilo, possivelmente seja necessário caso sua partição raiz seja btrfs, xfs, zfs, ou outra recente.
- Se você vai usar o systemd-boot, pode precisar dessa partição para liberar espaço da sua partição EFI pré-existente. É sabido que o systemd-boot é bem comilão de espaço, necessitando de cerca de 200 MB. Porém diversos tutorais recomendam criar uma segunda partição EFI para ele (especificamente para o PopOS que é a distribuição mais famosa a usar o systemd-boot). Só alguns firmwares antigos e bugados que podem não funcionar com duas partições EFI, se tornando obrigatória a utilização da partição /boot ou então ter que redimensionar a partição EFI atual.
E quando não precisa?
- Se vc usa o GRUB e se sua partição raiz é ext4, btrfs, xfs você não precisa. Se vc desconhece RAID, LVM, LUKS, você também não precisa. Se você vai inventar moda com outro sistema de arquivos, pesquise. Provavelmente já é suportado pelo GRUB.
- Se você usa um bootloader antigo (syslinux ou lilo) com sistema raiz em ext4.
- O systemd-boot, por carregar o kernel já da partição EFI, pode carregar a partição raiz em qualquer tipo de sistema de arquivos. Ou seja, não precisa quando vc tem espaço de sobra na partição EFI ou criou uma segunda partição EFI somente para ele.
Quero usar, tenho fé que é melhor assim
Usar uma partição /boot separada traz alguns malefícios.
- Se vc instalar várias versões de kernel poderá ficar sem espaço nessa partição, tendo problema para atualizar o seu sistema.
- Se você criar uma partição /boot muito grande, vai perder espaço que poderia ser aproveitado na sua partição raiz.
- Se você for instalar outra distribuição linux, começará a ter diversas partições no seu disco, aumentando a complexidade da instalação.
- Você não pode instalar duas distribuições com a mesma partição /boot, pois a atualização de uma pode e vai alterar a configuração da outra (especialmente se você usa o GRUB).
Eu instalei o GNU/Linux em modo BIOS/Legacy, por isso preciso da partição /boot
Irrelevante. A necessidade da partição /boot independe do tipo de boot em uso no seu computador. Não importa se é BIOS ou UEFI.
Um tutorial falava para criar uma partição /boot
Existe um motivo pelo qual existia a necessidade dessa partição? Ou o tutorial não entrava nessa questão, apenas afirmava que “era melhor”? Considere a informação atualizada desse tópico, valendo pelo menos até final de 2021.
Minha instalação tem uma partição /boot mas acabei de descobrir que não precisava. Preciso reinstalar?
Claro que não. Esteja ciente das limitações e na próxima vez simplifique! Não precisa fazer o procedimento pra apagar essa partição (que é um tanto avançada), a menos que você esteja enfrentando problemas.
Edit 1: Adicionado informação sobre necessidade de partição específica em caso de discos em RAID ou uso de LVM.
Achou uma informação imprecisa? Informe para eu atualizar esse tópico. Vamos juntos derrubar esse mito!