Pq o VirtualBox só muda a resolução depois do login?

Os adicionais para convidado estão instalados e mesmo com a janela maximizada ou até em tela cheia o sistema só muda a resolução depois do login. Na tela de login fica 800x600 (ou algo do tipo). Alguém saberia me explicar o pq disso acontecer e se tem como resolver?

1 curtida

Acredito que seja porque o módulos do driver da placa de video da maquina virtual só é carregado quando o Xorg é iniciado.
Sim a VM tem uma placa gráfica falsa é por isso que tem driver de video nos adicionais.
Da para definir resolução antes do login isso é feito no Grub e eu não sei como faz.
Eu sei que é o Grub então eu fui pela logica e procurei resolução no arquivo de configuração do Grub e eu encontrei:

# The resolution used on graphical terminal
# note that you can use only modes which your graphic card supports via VBE
# you can see them in real GRUB with the command `vbeinfo'
#GRUB_GFXMODE=640x480

No arquivo de configuração “/etc/default/grub” tenta mudar a resolução ai.
Basicamente o que isso significa é que antes do login a resolução é essa que esta definida no grub e essa configuração eu tirei do meu “/etc/default/grub” que esta em uma maquina real.
É verdade que esta comentada a linha “#GRUB_GFXMODE=640x480” mais esse é o valor padrão para trocar a resolução remove a “#”.

GRUB_GFXMODE=1920x1080

No grub 1 era usado um numero estranho para definir a resolução ainda bem que no grub2 eles mudaram para GRUB_GFXMODE=NxN

2 curtidas

Aparentemente essa linha só muda quando tá no terminal “The resolution used on graphical terminal”. Enfim, não funcionou aqui.

Mas com as informações que você me deu já dá pra fazer umas pesquisas mais específicas. Obrigado!

1 curtida