Acho inadequado fazer essa generalização de que o “mouse no Linux é tão esquisito”. Isso na maioria das vezes não ocorre (embora esteja acontecendo no SEU sistema específico, com o seu hardware específico), e é algo que pode raramente acontecer não apenas no Linux, mas também no Windows (já aconteceu comigo no passado no Windows). Enquanto o Windows conta com a colaboração de centenas de fabricantes de hardware para incorporar no seu sistema os drivers de maior performance para cada componente do computador (PC ou Notebook), o Linux tem ajuda de parte destes fabricantes mas precisa “se virar” para que, “magicamente”, tudos os componentes e periféricos do computador funcionem perfeitamente durante o processo de instalação e mais adiante durante o uso diário do sistema. E isso funciona em 99% do tempo. Então fica a pergunta: Qual o modelo ou código do seu mouse? Se ele estiver plugado na porta USB, o que provavelmente é o caso para computadores fabricados nos últimos 10 a 15 anos, execute, num terminal, o seguinte comando no Linux:
lsusb
Na resposta do comando, identifique a linha que corresponde ao seu mouse com fio. No meu caso é um mouse sem fio, e obtenho:
Bus 001 Device 004: ID 046d:c52f Logitech, Inc. Unifying Receiver
Além disso, rode também o seguinte comando no terminal:
xinput
Nele verá quais dispositivos de entrada estão ativados no Linux, incluindo o Mouse, dando pistas de qual o driver está rodando. No meu caso obtenho o seguinte resultado, adequado para a marca e modelo do meu mouse:
Virtual core pointer id=2 [master pointer (3)]
⎜ ↳ Virtual core XTEST pointer id=4 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ Logitech M280/320/275 id=12 [slave pointer (2)]
Retorne pra gente com o resultado destes dois comandos, pois aí poderemos pesquisar se há alguma forma de configurar o sistema para que use um driver melhor, ou desativar um dos drivers caso ele esteja usando indevidamente e simultaneamente dois drivers (por exemplo um de mouse convencional e outro de touch screen) gerando esse comportamento errático, como descrito num fórum de suporte do ubuntu na página https://askubuntu.com/questions/1096909/erratic-mouse-behavior
Adendo: para fins de documentação futura, para aqueles com sistemas baseados no Wayland ao invés de xorg, é possível usar o seguinte comando ao invés do xinput:
sudo libinput list-devices
(é necessário instalar primeiro o pacote libinput-tools)