Pq o mouse no linux é tão esquisito?

Recentemente comecei a usar linux, e algo que tem me incomodado com frequencia é o comportamento do ponteiro do mouse (em comparação ao windows) e eu não entendi como resolver ainda.
Ele parece muito impreciso, me fazendo errar um simples clique pra fechar abas ou arrastar as mesmas. Parece que ele fica “pesado” ou “leve” demais em alguns momentos, andando pixels de mais ou de menos. Já desativei a aceleração do mouse, já mexi em velocidade e nada parece resolver. Alguém teria uma explicação ou uma maneira de resolver isso?

Atualmente uso o Zorin OS 18, mas o mesmo me aconteceu quando tava usando o Mint

1 curtida

Qual o modelo do mouse?
Se for um mouse gamer ele deve ter uma DPI bem maior do que os comuns
tem mouse que não tem driver no linux para controlar isso e tem que fazer gambiarra para funcionar corretamente, o refresh rate do display tambem pode mudar a percepção do movimento do mouse.

1 curtida

Não é um mouse gamer. É um mouse com fio genérico

Eu sinto bem a diferença quando mudo de sistema, mas como estou acostumado com o Linux, quando vou pro Windows parece que o ponteiro “se arrasta”.

No próprio Linux, se você alterar o servidor de vídeo do Wayland pro X11 (ou vice-versa) vai haver uma mudança do comportamento do mouse. E isso acontece comigo mesmo usando o KDE Plasma e com as mesmas opções de configuração nele.

Eu diria que é uma impressão por conta da mudança de sistema, embora poucas vezes vejo gente comentando esse assunto. Já esse comportamento do ponteiro as vezes ficar mais lento e as vezes mais rápido, nunca li a respeito (tirando claro a configuração de "acelerar o ponteiro).

Consegue correlacionar esse comportamento rápido/lento com alguma coisa? Tipo: programa rodando, tempo ligado, se é de dia/noite, se acontece quando liga o microondas etc?

1 curtida

Essa sensação de imprecisão também ocorre comigo quando alterno do Windows para o Linux. Tenho dois computadores, cada um com um desses sistemas. Por muitos anos, achei que a precisão do mouse no Linux era inferior, mas acabei me convencendo de que era apenas impressão minha. No entanto, após passar mais de um ano usando exclusivamente Linux, ao voltar para o Windows com o mesmo mouse e a mesma DPI, percebi imediatamente que o ponteiro parecia mais preciso. Com isso, passei a considerar que talvez o Windows realmente seja melhor nesse quesito.

3 curtidas

ja tive este problema com mouse sem fio, ele ficava meio loucao as vezes, trocava as pilha ficava bom depois endoidava de novo… hoje mudei para um mouse com fios e não tenho mais problemas

Faz uns 10 anos que eu só uso mouse sem fio no linux e windows e nunca tive problemas. Acho que tem que ir nas configurações e regular a velocidade e a precisão do click.

estou usando o mint 22.2 e o mouse sem fio (logitech) tem sido ok com exceção da rodinha que parece falhar. Ao girar, as vezes, não responde um ‘giro’ ou ainda volta o ‘giro’.

2 curtidas

Bom dia !

O que eu sinto, usando mouses sem fio e com seletor de DPI, é que para ter o mesmo deslocamento de ponteiro no Linux tenho que usar um DPI maior que no Windows.

Estou usando o PopOs 22.04 LTS com os Mouses AttackShark R1 e E-Yooso X31. É o exato mesmo comportamento de ter que aumentar o DPI do mouse para conseguir um comportamento de deslocamento parecido com o do Windows.

Isso acontece porque o Windows e o Linux usam formas diferentes de calcular a velocidade do ponteiro, mesmo quando você coloca o mesmo DPI no mouse.

No Windows, quando você desliga aquela opção “melhorar a precisão do ponteiro”, ele usa um movimento quase 1:1, bem linear.

Já em distribuções Linux (Pop!_OS, Ubuntu, Zorin, Mint etc.), o sistema usa um método diferente chamado libinput, que tem uma sensibilidade padrão mais baixa — mesmo com a aceleração desligada.

O resultado é que a sensação do mouse no Pop!_OS normalmente fica mais lenta e eu preciso mexer em DPI ou nas configurações para deixar parecido com o Windows.

3 curtidas

Bom dia, veja se o Solaar te ajuda com algo.

Ele serve para gerenciar dispositivos Logitech que teriam software para controle no Windows. Se for o seu caso, pode ser que ajude com algo.

1 curtida

Aqui uso mouse e teclado da Microsoft sem fio e nunca senti diferença entre um sistema e outro

Já tem mais de 10 anos que uso estes periféricos.

Acho inadequado fazer essa generalização de que o “mouse no Linux é tão esquisito”. Isso na maioria das vezes não ocorre (embora esteja acontecendo no SEU sistema específico, com o seu hardware específico), e é algo que pode raramente acontecer não apenas no Linux, mas também no Windows (já aconteceu comigo no passado no Windows). Enquanto o Windows conta com a colaboração de centenas de fabricantes de hardware para incorporar no seu sistema os drivers de maior performance para cada componente do computador (PC ou Notebook), o Linux tem ajuda de parte destes fabricantes mas precisa “se virar” para que, “magicamente”, tudos os componentes e periféricos do computador funcionem perfeitamente durante o processo de instalação e mais adiante durante o uso diário do sistema. E isso funciona em 99% do tempo. Então fica a pergunta: Qual o modelo ou código do seu mouse? Se ele estiver plugado na porta USB, o que provavelmente é o caso para computadores fabricados nos últimos 10 a 15 anos, execute, num terminal, o seguinte comando no Linux:

lsusb

Na resposta do comando, identifique a linha que corresponde ao seu mouse com fio. No meu caso é um mouse sem fio, e obtenho:

Bus 001 Device 004: ID 046d:c52f Logitech, Inc. Unifying Receiver

Além disso, rode também o seguinte comando no terminal:

xinput

Nele verá quais dispositivos de entrada estão ativados no Linux, incluindo o Mouse, dando pistas de qual o driver está rodando. No meu caso obtenho o seguinte resultado, adequado para a marca e modelo do meu mouse:

Virtual core pointer id=2 [master pointer (3)]
⎜ ↳ Virtual core XTEST pointer id=4 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ Logitech M280/320/275 id=12 [slave pointer (2)]

Retorne pra gente com o resultado destes dois comandos, pois aí poderemos pesquisar se há alguma forma de configurar o sistema para que use um driver melhor, ou desativar um dos drivers caso ele esteja usando indevidamente e simultaneamente dois drivers (por exemplo um de mouse convencional e outro de touch screen) gerando esse comportamento errático, como descrito num fórum de suporte do ubuntu na página https://askubuntu.com/questions/1096909/erratic-mouse-behavior

Adendo: para fins de documentação futura, para aqueles com sistemas baseados no Wayland ao invés de xorg, é possível usar o seguinte comando ao invés do xinput:

sudo libinput list-devices

(é necessário instalar primeiro o pacote libinput-tools)

valeu! Rafael

1 curtida