Pouco espaço em disco em "var"


Como faço pra resolver esse problema?

2 Curtidas

Pra ajudar melhor, é interessante que vocẽ especifique como está a partição do seu computador.

Pode usar o gparted na interface gráfica apt install gparted ou o comando no terminal df. Aí dá pra saber se é específico desse diretório ou do computador como um todo.

1 Curtida

Captura%20de%20tela%20de%202019-11-24%2010-28-17

1 Curtida

Vi que, durante a instalação do SO, foi usado uma partição específica para /var. O tamanho aceitável, quase 6 GB.

Acontece que, como você pode ver pela análise de uso da partição, o flatpak ocupa bastante espaço em disco. Ele cria todo um ecossistema para cada programa que você instala, geralmente instalando novas versões das mesmas depências, como se fosse um mini-sistema operacional. Provavelmente você já tem vários programas instalados pelo flatpak.

A solução mais fácil é você ver todos os programas instalados via flatpak e desinstalar alguns que não use mais (ou trocar eles pelos pacotes fornecidos pela sua distribuição em fez do flatpak)
A segunda solução seria fazer uma limpeza profunda no diretório do flatpak. Desinstalar todos os programas, desinstalar o pacote flatpak, apagar a pasta /var/lib/flatpak, instalar os programas novamente.
Uma terceira opção mais complicada seria juntar a partição raiz com a partição /var, para ter todo espaço para sistema e flatpaks. Precisa fazer backup de tudo caso você a escolha, pois vai mexer com as partições do disco. Conceitualmente explicando precisaria 1) iniciar pelo live-cd 2) montar a partição /var em outro diretório (ex /root/temp) 3) Copiar toda a partição do diretório temporário para o /var (cp -pr /root/temp /var) 4) atualizar o fstab e remover a entrada referente ao /var que você nao vai mais usar 5) Reiniciar o computador e ver se está tudo funcionando corretamente 6) iniciar pelo live-cd 7) remover a partição do var antigo 8) aumentar a partição do raiz para o espaço livre 9) expandir o sistema de arquivos para ocupar toda a partição aumentada.

3 Curtidas

Essa segunda solução, teria como você me passar o passo a passo?

1 Curtida

Essa solução só vai surtir efeito se você instalou e desinstalou vários programas, ou já fez vários updates no programas em flatpak. Eu não garanto que vá diminuir muito o espaço em disco se você reinstalar todos os programas. Eu não tenho flatpak instalado atualmente e não conferi esses passos antes. Não posso prever quais pacotes você tem e como que será o exato comando que você precisará digitar. Não siga com um tutorial Ctrl+C Ctrl+V. Se você aceitar o risco e quiser fazer:

  1. flatpak-list
    Anote os programas que você tem instalado
  2. flatpak-remote-list
    Anote os repositórios que você já adicionou
  3. flatpak-uninstall
    Desinstale todos os pacotes flatpak
  4. apt remove flatpak
    Verifique a lista de pacotes a serem desinstalados. Não faça caso seja uma lista muito grande. Anote os pacotes que serão desinstalados.
  5. rm -Rf /var/lib/flatpak
    Atenção máxima nesse comando! Foco para escrever e JAMAIS copie e cole esse comando. Confira o comando várias vezes antes de apertar ENTER e tire o gato da sala para ele não pisar na tecla!

Agora o flatpak foi desinstalado do seu computador. Faça o processo de instalação

  1. apt install flatpak
    Verifique a lista de pacotes a serem instalados se bate com a lista que desinstalou. Na dúvida use apt install com todos os pacotes anotados anteriormente
  2. flatpak remote-add os repositórios que você tinha antes
  3. flatpak install os programas que você tinha antes.
2 Curtidas

estranho usar pouco espaço para /var logo em uma distro que traz flatpak’s out of the box…

2 Curtidas

Olha o que apareceu:
Captura%20de%20tela%20de%202019-11-25%2009-21-06

Pior que tenho um gato que fazer esse tipo de coisa mesmo kkkkk
Se eu formatar e instalar o Mint novamente não seria melhor? vai dar um trabalho retado, mas melhor que essa terceira opção que tu deu la em cima que eu não entendi muito :grimacing::grimacing::grimacing:

1 Curtida

não fazia a menor ideia disso, to descobrindo agora!

1 Curtida

Então, eu peguei os comandos do flatpak aqui man flatpak (1): Build, install and run applications and runtimes mas vi que entrando em cada página o comando é diferente… seria flatpak list e não flatpak-list… Do mesmo modo os outros comandos também devem ter que trocar o ‘-’ por ’ ’ (traço por espaço) depois de flatpak.

Realmente, se você planeja usar bastante os programas em flatpak a melhor opção é reparticionar o disco. Veja que você tem bastante espaço no /home e está faltando no /var. O / está em 54%, mas se você passar o conteúdo do /var pra ele, já vai pular pra quase 80%. Para resolver de vez o ideal é instalar com uma partição / com uns 40 GB pra não ter mais dor de cabeça.
O jeito mais simples é fazer backup dos seus arquivos pessoais e fazer uma instalação limpa no disco inteiro. Recomendo apenas 4 partições (EFI, swap, raiz, home). Lembrando que no linux tem jeito de você fazer backup do sistema, reparticionar, e então restaurar a imagem, porém vai ser tão complicado quanto a opção 3 que eu dei. Eu estou falando apenas pra saber que é possível! Caso você planeje testar outros sistemas operacionais crie uma outra partição de uns 20-30 GB no final do disco.

2 Curtidas

Vou fazer isso quando tiver mais tempo, particionar melhor e resinstalar a distro, to até pensando em testar outra.
tentei os comandos sem o “-” da uma olhada na lista, não parece ter coisas muito pesadas, só o telegram e a nvidia, acredito eu:
Captura%20de%20tela%20de%202019-11-25%2010-01-10

Você considera essa lista grande? pode fazer essa etapa de boa?

1 Curtida

Agora estamos entrando em detalhes, e eu não sei :thinking:… Vamos aguardar alguém do fórum que saiba mais de flatpak para ajudar. :+1:

2 Curtidas

Normal, geralmente essas distros (são poucas até) esperam que o flatpak faça instalações locais

1 Curtida

É possível mudar os pontos de instalação do Flatpak, para isso, siga um (só um é realmente necessário, qual, fica a sua escolha):

Sua home:

flatpak --user install <repositório> <pacote>

Qualquer pasta:

Execute esses comandos um por vez:

sudo su
mkdir -p "/etc/flatpak/installations.d/"
cd "/etc/flatpak/installations.d/"

Copie o comando a seguir inteiro, modifique “/caminho/para/a/pasta/que/deseja/usar/” pelo caminho da pasta que deseja usar, cole (CTRL+Shift+V) e execute:

cat > extra.conf <<\EOF

[Installation "extra"]
Path=/caminho/para/a/pasta/que/deseja/usar/
DisplayName=Nova instalação
StorageType=harddisk

EOF

Agora quando for instalar um programa em Flatpak use:

flatpak --installation=extra install <repositório> <pacote>

Independente de qual escolha você não vai precisar reparticionar, mas ainda vai precisar do terminal pra instalar flatpaks

1 Curtida

Geralmente /var/log é entupido de logs, limpa eles com:

sudo rm -rfv "/var/logs"

E vê se resolve, caso resolva, execute esse comando periodicamente

1 Curtida

Captura%20de%20tela%20de%202019-11-27%2009-37-58
olhei no help e so tinha isso:

1 Curtida

Captura%20de%20tela%20de%202019-11-27%2009-38-55

2 Curtidas

Está correto, falha minhá, o certo seria -p corrigi lá

1 Curtida

pronto, pasta nova:

agora eu desinstalo e instalo novamente pra eles irem pro novo caminho?

e uma duvida, como eu sei que um programa é Flatpak se todos vem no formato .deb?

1 Curtida

É o recomendável

Simples,flatpaks você instala usando:

flatpak --installation=extra install <repositório> <pacote>

Os outros são via apt install ou interface gráfica (no seu caso)

1 Curtida