Oi, pessoal!
Só pra dar um relato rápido sobre a instalação do postmarketOS em um celular.
Arranjei um xiami redmi s2 baratinho na OLX e resolvi comprar pra testar essa distribuição com foco em smartphone e tablets.
De primeira, queria ver a versão mobile do GNOME, que ainda não é oficial nem nada.
Gostei muito da interface, mas, infelizmente, ela estava travando bastante, então resolvi testar o phosh, que é pensado desde a criação pra funcionar em celulares.
As duas são bem parecidas na usabilidade. O phosh está bem mais estável no celular que eu instalei.
Estou usando a versão estável do postmarketOS, porque a versão edge não reconheceu o wifi.
Enfim, ainda estou me familiarizando com tudo. Sei que no momento não é factível usar apenas um celular com uma distribuição linux pra tudo que se exige de smartphone (aplicativo de banco, whatsapp nativo e tudo mais), mas sempre quis testar e ver como o desenvolvimento está.
Espero que um dia seja possível fazer tudo que faço no android no postmarketOS ou outra distro.
Pra quem tem interesse em testar, a documentação é muito boa (tá em inglês, então…).