Meu PC fraquinho (Pentium 4) tem uma memória de 1GB (DDR2) mas comprei uma de 2GB que vai chegar amanhã, gostaria de saber se posso usar eles juntos, no caso ficaria 3GB
Pode sim, só não funcionará o dual channel.
Pode sim, até onde eu sei a unica coisa que você não pode fazer é usar por ex: DDR2 com DDR3. Até pq n encaixa
Outro problema seria de frequências diferentes que iria nivelar pela menor.
Então atrapalharia o desempenho ou iria ficar melhor?
Bom, você passará de 1GB para 3GB RAM, isso melhoraria o desempenho. Porém, você pode acabar perdendo em outros fatores como a frequência, por exemplo. Mas eu teria que saber as especificações técnicas de ambos os seus módulos de memória para uma resposta mais precisa.
Ajuda em alguma coisa?
O de 2GB é também um Kingston de 800MHz
No seu caso, você terá melhora no desempenho. Afinal, passará para 3GB RAM e continuará tendo os atuais 400Mhz de frequência. Você teria perda de frequência, se o módulo novo possuísse uma frequência menor do que o seu atual. Se você usar apenas o módulo novo de 2GB, você terá um ganho na frequência, que subirá de 400Mhz para 800Mhz, além da sua RAM, que subirá de 1GB para 2GB.
Enfim, se você usar ambos os módulos, você ficará com 3GB RAM e 400Mhz de frequência. Se você usar apenas o módulo novo, você ficará com 2GB RAM e 800Mhz de frequência. De qualquer forma você não perderá desempenho, mas o seu módulo de memória ram atual vai causar um pequeno gargalo no módulo novo.
Muito obrigado pela sua ajuda, tava com um tempo que eu queria entender essa questão das memórias
@Willian vai ter melhor desempenho sim.
@Lavrudinho é possível ter Dual Channel com memórias de tamanhos diferentes. Se chama Flex Mode
Interessante @hugo_souza.
Não conhecia esse conceito.
Não sei que sistema usa, porém exemplo se for um windows xp o ganho não é muito considerável, windows 7 você faz milagre, sobre distribuição linux, se for talvez o ideal seria módulos com a mesma frequência pra evitar lags, nem sei se este processador suporta e se tua placa mãe tenha ao menos sata 2 pra uma ssd ao menos.