Posso usar qualquer interface gráfica em qualquer distro?

Eu queria testar umas distros pelo VirtualBox, mas meu pc é uma carroça e em virtualização ele fica pior ainda. E não daria pra suportar por exemplo o Gnome, então eu gostaria de saber se posso usar por exemplo o xfce ou o mate em qualquer distro.

Sim.

Você pode baixar:

2 curtidas

Nem todas as distros permitem. Por ex, o Deepin.

Se precisa de leveza, dá uma olhada nesse meu projeto:

1 curtida

Teoricamente sim, mas, na prática não existem pacotes nativamente para todas as distros, então algumas coisas teriam que ser portadas/compiladas manualmente pelo usuário. A dica se quer testar o máximo possível de “interfaces gráficas” em uma mesma distro é usar justamente o Debian que é o mais amplo possível nesse quesito, já que até DEs “zumbis” estão presentes no repositório.

5 curtidas

Há distros intimamente ligadas ao ambiente gráfico: Bodhi Linux, Elive, Bunsenlabs, Archlabs, Regolith, Heftor…

Outras são festa para quem gosta de testar esses ambientes: Debian, Void, Arch… com destaque para RebornOS e Arcolinux.

4 curtidas

Projeto muito bom cara, tem a iso em torrent ou só Google Drive?

Pode. Obviamente o método de instalação é diferente de acordo com a distribuição que você estiver utilizando, mas, se for para alterar o ambiente gráfico atual então remova ele primeiro antes de instalar o novo.

O Deepin tem base Debian, usa dos mesmos repositórios. Como assim não permite?

Infelizmente, por enquanto apenas pelo Gdrive, mas estou providenciando por torrent.

Colocando uma trava.
Eu não entendo e nunca fui atrás para saber, mas tentei instalar o Plasma e o Cinnamon no Deepin e dava quebra de pacotes. Mas isso foi na versão 15.11
De certa forma eu entendo eles: o Deepin tem seu próprio DE, então não faz sentido vc instalar outras coisa.

1 curtida

Se for só pra testar, você pode usar o pendrive da distro no modo live. Se você tiver um pendrive que tenha capacidade de armazenamento suficiente, pode usar o Ventoy e copiar todas as ISOs que deseja testar para o pendrive. Daí você pode ir testando as distros e quando escolher a que te agrada mais pode instalar na sua máquina.

Esse vídeo do Dio ensina a usar o Ventoy:

Claro, também é possível instalar qualquer interface que você quiser na sua distro, dependendo da distro. No Debian e no Arch por exemplo, você tem muitas opções de ambientes gráficos e pode instalar quantos quiser. Eu particularmente não gosto de instalar mais de um ambiente gráfico na mesma distro porque o sistema fica meio bagunçado.

1 curtida

Entendo. Mas não há como remover essa trava? Deve ser algum arquivo que impede o APT de concluir a instalação desses pacotes.

Pra isso, faz mais sentido instalar o Debian, no qual o Deepin se baseia, dá menos trabalho que destravar outras DEs

2 curtidas

Pode ser. Para se manter no mesmo ecossistema é uma boa pedida.

2 curtidas

A menos q sua internet ainda seja discada, ou q possua muitas configurações específicas, programas q requerem muitas configurações, acredito q instalar o Debian com o DE desejado seja o melhor a se fazer.
Se vc precisa baixar muitos programas nativos, antes de ir dormir, abre o Synaptic seleciona tudo q vc precisa e manda instalar.

2 curtidas

Como eu disse anteriormente, concordo que o Debian é a melhor opção para se instalar “qualquer” interface gráfica, porque praticamente tudo está lá no repositório e funcional justamente porque o Debian mantem muitos projetos antigos,.
Interfaces muito antigas ou exóticas como Rox, CDE, Mezzo, UDE, Metisse, Looking Glass, etc você só vai praticamente encontrar plenamente funcionais e nativas no repositório no Debian.
Dá para instalar em outras distros mas, como muita dor de cabeça.

2 curtidas