Sei que a pergunta é meio ingênua mas é o seguinte, uso linux, quero jogar um jogo que usa EAC (EasyAnti-Cheat) que não funciona com wine por enquanto, comprei um PC já com linux (isso já faz muito tempo), definitivamente não vou comprar uma licença do Win10 nem recorrer a pirataria, pensei em jogar no Win7, que roda o jogo. A dúvida é se é legal usar windows 7 sem ativar já que perdeu o suporte da Microsoft.
Apesar de ter perdido o suporte, a necessidade de licença ainda existe. A menos que a Microsoft tenha alterado o seu licenciamento, o que eu acho improvável.
Utilizar o Windows 7 sem ativar seria, basicamente, recorrer à pirataria. Assim como usar o Windows 10 sem ativar - algo mais fácil e menos incômodo que no caso do Windows 7 - também seria. O Windows 7 ainda é um software proprietário e pago, não é a falta de suporte oficial que vai mudar isso.
Após os 30 dias de teste, os termos de uso do Windows indicam que você deve, obrigatoriamente, comprá-lo. No caso do Windows 10, você fica apenas com uma marca d’água e deixa de poder customizar a cor da barra e o plano de fundo (embora ainda consiga trocar com o botão direito). Ou seja, ficaria com um sistema totalmente funcional, mas pirata.
O ato de “piratear” não significa necessariamente usar ativadores ou coisa do tipo. Significa usar um software proprietário desrespeitando os termos de uso, ou seja, sem comprar a licença dele.
E instale Firewall (Zone Alarm é uma boa, fácil de usar), antivírus (Bitdefender ou Kaspersky são excelentes opções) e Malwarebytes (pra pegar o que o antivírus não cata). Não é 100% seguro, mas protege mais que as opções nativas do W7
Pois é, achei isso no site oficial, é referente ao Windows 7:
ATIVAÇÃO OBRIGATÓRIA.
A ativação associa o uso do software a um computador específico. Durante a ativação, o software
enviará informações sobre o software e o computador à Microsoft. Essas informações incluem a
versão, o idioma e a chave do produto (Product Key) do software, o endereço de protocolo de
Internet do computador e as informações derivadas da configuração de hardware do computador.
Para obter mais informações, visite o site go.microsoft.com/fwlink//?Linkid=104609. Usar o software
significa que você autoriza a transmissão dessas informações. Se tiver obtido a devida licença, você
terá o direito de usar a versão do software instalada durante o processo de instalação pelo tempo
permitido para ativação. A menos que o software seja ativado, você não terá o direito de
usá-lo depois do tempo permitido para ativação. Isso se destina a impedir o uso não
licenciado. É vedado burlar ou contornar a ativação. Se o computador estiver conectado à
Internet, o software poderá conectar-se automaticamente à Microsoft para ativação. Você também
pode ativar o software manualmente pela Internet ou por telefone. Se você fizer isso, as taxas
aplicáveis do serviço de Internet e de telefone poderão ser cobradas. Além disso, poderá ser
necessário reativar o software se os componentes do computador ou o software forem alterados. O
software continuará exibindo um lembrete para a ativação até que você a execute.