Boa tarde pessoal,
sou leigo e preciso de uma ajuda prática.
Contexto: comprei um módulo ESP32-WROOM-32D (módulo “nu”) — não é uma dev-board com conector USB montado. Tenho também um carregador Mi POWER ADAPTER MDY-09-EW (Output 5.0V = 2.0A) e um cabo USB-A → USB-C que uso com ele. Quero programar pelo Arduino IDE no notebook.
Perguntas:
-
Posso simplesmente conectar o cabo USB-A no notebook e a ponta USB-C no ESP32 (ou numa dev-board com USB-C) e fazer o upload?
-
O carregador (ou o cabo do carregador) passa dados ou só energia? Preciso confirmar se o cabo é data ou charge-only.
-
Se eu tenho só o módulo nu (ESP32-WROOM-32D), preciso obrigatoriamente de um conversor USB→TTL 3.3V? Quais modelos recomendam?
-
Há risco de backfeeding se eu tiver o carregador ligado na tomada e também conectar o cabo ao notebook?
-
Qual a forma mais segura/prática para eu ligar e dar flash (passo a passo simples)?
Agradeço qualquer explicação simples, se possível, indiquem o adaptador e o tipo de cabo que devo comprar. Obrigado!
Cabo do carregador
MI POWER ADAPTER | Model: MDY-09-EW | Input: 100-240VAC, 50/60Hz, 0.35 A | Output: 5.0V = 2.0A 10.0W
Placa ESP
ESP32-WROOM-32D
1 curtida
Pode.
O que vem com ele eu não sei, mas precisa ser um usb de 4 fios, 2 de dados e 2 de energia.
Pega o cabo e coloca no teu celular e enfia no pc, se der dados você verá.
Precisa, aparentemente o seu é o módulo seco, não conheço modelos para te recomendar.
A chance de dar problemas é relativamente alta. Não consigo te afirmar ao certo, mas é melhor simplesmente escolher somente 1 lugar para alimentar. O que você pode fazer é alimentar em paralelo para somar as correntes, mas pode dar besteira se as tensões forem diferentes.
Se você estiver no Windows você precisa instalar o Driver direto no sistema.
Eu tenho um driver, mas é do esp32c3 mini.
Eu não consegui usar o esp no Linux por conta que não consegui fazer o sistema reconhecer de jeito nenhum.
Eu gosto de fazer coisas com arduino, esp e raspberry, olha meu canal depois.
1 curtida
Show!
”Posso simplesmente conectar o cabo USB-A no notebook e a ponta USB-C no ESP32 (ou numa dev-board com USB-C) e fazer o upload?”
É isso que quero saber , já testei e consigo acessar os arquivos salvos no meu smartphone, mas ainda não liguei o ESP com esse cabo na USB do notebook por medo de estragar.
Então não preciso de um cabo específico ou conversor? Certo?
De qualquer forma, muito obrigado! Abraço!
2 curtidas
Eu não sei nesse teu, mas o meu esp que é o esp32c3 mini, basta enfiar ele na usb do pc com qualquer cabo que passe dados, ter o driver CP2102 ou CH340 (depende da placa, o meu é o ch340) e o arduino IDE.
Dei uma olhada no chatgpt sobre o seu modelo, ele falou o seguinte:
Pelo o que vi na imagem que você mandou, já tá basicamente pronto pra colocar no pc e ser feliz.
1 curtida