Posso usar meu pc sem cooler?

Meu processador:

Meu cooler deu problema presciso urgentemente usar meu pc mas tenho medo de danificar
Posso usar sem ??? É intel atom

NUNCA @KairanD

1 curtida

mas tem relato de intel atom que nem se quer vem cooler

1 curtida

Existem processadores e processadores. Eu tenho o mesmo Atom que você, num netbook de 2010 ( Acer Aspire One). O bicho chega a ~60°C com arrefecimento ativo, mas com pasta térmica nunca trocada. Eu não recomendo que utilize sem um cooler mesmo. A não ser que você esteja em um ambiente com ar condicionado e apontando a saida do ar para o local onde o CPU está soldado, aí o risco é seu.

3 curtidas

Sim, e temos o relato de um dos próceres da engenharia fictícia, Montgomery “The Miracle Maker” Scott:

Se minha avó tivesse rodas, seria uma carroça

Ou seja: se o processador veio com cooler é pq precisa dele. Usar por 5 ou 6 segundos pra ver se liga é uma coisa, uso normal da máquina é outra.

Ah, mas os de arrefecimento passivo?

Esses tem consumo de energia baixíssimo e são voltados a laptops mais modernos. Os mais antigos, como provavelmente esse aí do tópico, não se encaixam no caso.

Por fim: mesmo sem ventilador (fan), os processadores de resfriamento passivo usam coolers. Veja exemplos:

1 curtida

Tá obrigado tô falando assim pq moro no fim do mundo, não acho de jeito nenhum na minha região, não adianta comprar em algum site pq o serviço dos correios é péssimo…então vou usar um com três fios que tem aqui posso? Pq o antigo é de 4 fios, problema é pq é muito barulhento, e se não me engano cooler de três fios não tem como controlar a velocidade na bios…

Contanto que o cooler seja capaz de suprir o TDP do processador e você tenha pasta térmica para aplicar ao trocar de cooler, não vejo problemas em usar

Tô falando pq vi

O meu não é notebook

Já vi político acabando com país e saindo impune. Não pergunto se posso fazer o mesmo pois são casos e casos :smiley:
Então, melhor prevenir fazendo o certo a remediar.

Pois então encostar o pc, não adianta na minha cidade não tem o que quero

Provavelmente nunca de um desktop

Mais um motivo - o consumo de energia é maior, gerando mais calor

Veja que soquete usa e compra um kit da China com processador e cooler

Sim desktop

Meu processador não remove não

1 curtida

Fui inventar de limpar o cooler e perdi aquela maldita rodinha que prende…alguma solução???

Poder pode, mas acho que sua família vai ficar estranhar o seu quarto em chamas…

Falando sério agora, não é nem um pouco recomendado e não se engane que virar o ventilador pro pc vai resolver. Recomendo você ver se algum familiar tem um pc velho pra vc pegar o cooler “emprestado”.

Se um ventilador comum “resolve”, então devemos ser trouxas em pagar tanto por coolers, não é mesmo?

Rodinha você se refere ao ventilador? Esse processador se não estiver sobre muita carga ele não é de esquentar muito e o dissipador ja faz um bom trabalho ( claro que não será eficiente ).

Algumas lojas usam PDVs com o Atom e já cansei de ver essas PCs com o cooler queimado e o processador se mantendo apenas no dissipador (as fans que veem neles são uma porcaria ), é claro que a carga de trabalho de um pdv é baixa então não esquenta muito.

Se você não conseguir uma fan original para comprar em lojas eletrônicas tem para vender.

Quando o processador é projetado para tal e está instalado em uma máquina projetada para tal. E o que você chama de “vir sem cooler” provavelmente é não ter refrigeração ativa (ventoinha). Esses equipamentos usam refrigeração passiva (dissipação em peças de metal), o que é bem diferente de “não ter cooler”. :wink:

O cooler do seu processador é composto por duas peças: dissipador e ventoinha. No caso, o que estragou foi a ventoinha? Você pode adaptar outra.

3 curtidas

Cara, depende do quê você irá fazer … E do tempo, caso for ficar mais de uma hora e meia ou jogar ou editar vídeos, acho que não seria bom para você. E também tem haver com a GARANTIA, se ainda estiver dentro dos padrões e normas recomendo não usar pois pode perde-la.

ps: Liga o ar-condicionado deixa bem frio a sala e tenta usar em menos de uma hora, mas não recomendo usar direto pois pode danificar … Eu fiz isso para entregar um código de IA para meu professor na prova, já que não pude ir para escola.

Conseguir resolver já, com o mesmo não tinha queimado não mesmo assim valeu,
Tenho parente, nem conhecido não e os que tem só tem problema para oferecer…
Importante é que resolvi kkk