Possível problema com o Ubuntu 24.04 - monitor do notebook

Estou rodando o Ubuntu 24.04 num IdeaPad s145, tem placa híbrida.

Após algum tempo de uso do navegador e outras aplicações, sem descanso, cerca de uma hora ou mais, a tela do notebook começa a alterar a gama como se a gama estivesse piscando.

Pesquisei e descobri que pode ser aquecimento da tela. Mas a temperatura da CPU e da GPU está em 45 graus, o que acredito que esteja correto.

Após deixar o notebook em descanso, volta ao normal. Por isso também acredito ser questão de temperatura.

Eu tenho o Windows 11 instalado, mas uso mais o Ubuntu.
Quando essa situação acontece, não adianta reiniciar o computador e selecionar o Windows, continua com o problema.

Porém, ao colocar no Windows 11 eu percebi que a fan (ventoinha do computador) entra em funcionamento, já no Ubuntu é extremamente quieto, sem barulho da ventoinha. Instalei o fancontrol, configurei mas o cooler integrado parece não ser gerenciado.

Em momento algum escuto barulho do cooler no Ubuntu. O que me leva a questionar se ele está a funcionar e até se a temperatura mostrada pelo lmsensors está correta. Ainda assim, não há sensor de temperatura na tela, mas saber se o cooler está funcionando no Ubuntu é importante para saber se acaso o problema é o sistema operacional.

Alguém sabe dar uma ideia de como saber se o cooler está funcionando sem precisar abrir o computador enquanto ele está ligado? Ou já teve problema similar com a tela e resolveu como?

1 curtida

Uso mais o X11, caso essa informação seja importante.

Resultado de um comando:

sensors | grep -i fan
ERROR: Can't get value of subfeature temp2_min: I/O error
ERROR: Can't get value of subfeature temp2_max: I/O error

iwlwifi_1-virtual-0
Adapter: Virtual device
temp1:        +36.0°C  

nvme-pci-0300
Adapter: PCI adapter
Composite:    +26.9°C  (low  = -273.1°C, high = +83.8°C)
                       (crit = +84.8°C)
ERROR: Can't get value of subfeature temp2_min: I/O error
ERROR: Can't get value of subfeature temp2_max: I/O error
Sensor 1:     +24.9°C  (low  =  +0.0°C, high =  +0.0°C)

coretemp-isa-0000
Adapter: ISA adapter
Package id 0:  +48.0°C  (high = +100.0°C, crit = +100.0°C)
Core 0:        +48.0°C  (high = +100.0°C, crit = +100.0°C)
Core 1:        +47.0°C  (high = +100.0°C, crit = +100.0°C)
Core 2:        +48.0°C  (high = +100.0°C, crit = +100.0°C)
Core 3:        +48.0°C  (high = +100.0°C, crit = +100.0°C)

pch_cannonlake-virtual-0
Adapter: Virtual device
temp1:        +52.0°C  

BAT0-acpi-0
Adapter: ACPI interface
in0:           7.09 V  
power1:       14.03 W

Como é possível visualizar nas informações fornecidas, não há menção a existência de fan nos sensores. Aí fica minha dúvida se está a funcionar o cooler.

Tocando a carcaça, em momento algum a temperatura parece ser excessiva. Também não tinha estranhado a quietude do sistema pois tenho outro notebook rodando Debian 12 com Xfce e também é quieto, mesmo sendo hardware bem inferior a este notebook que agora apresenta problema.

1 curtida

Há uma distro que possui aplicativos nativos que podem te ajudar, caso queira optar por instalá-la. Não sei se há algum aplicativo avulso que daria pra colocar direto no Ubuntu:

1 curtida

Oi, eu já ouvi falar da distribuição e ela está no mundo DEB, que é a minha preferência. Posso estar tentando usar ela sim.

Mas você pode me dizer o motivo da recomendação? O que ela tem de diferente que pode ser interessante pra esse meu caso?

Antes de levar a assistência técnica eu vou usar o Windows pra ver como o sistema se comporta e então definir se estou a lidar com problema de software ou hardware. Mas o que me deixa preocupado é o lmsensors não informar haver uma fan e o sistema ser silencioso (no Windows já percebi que é barulhento).

1 curtida

Ela tem aplicativos nativos de monitoração inclusive da fan. Talvez dê pra instalar só o aplicativo no Ubuntu, mas aí eu já não sei onde ou como conseguir ele.

1 curtida

Olha o Windows realmente emprega curvas mais agressivas com as fans, todas vez que tiro o sistema de uma máquina e coloco linux SEMPRE diminui o barulho das ventoinhas e a máquina permanece em temperaturas ótimas (talvez seja até a geração de calor do sistema, mas não sei). Não conheço o setup específico que utiliza, mas sei de alguns modelos de notebook que tem suas saídas de ar muito próximas a tela e então o calor vai naturalmente para essa região, algo assim poderia acontecer com desktops tambem.
Apesar disso, pode ser algum problema vinculado a driver tambem. Podendo ser a instalação dele, a versão, a comunicação com o teu modelo espcífico de hardware etc.

Pra mim não funcionou, não foi exibido nada. Já imaginava, pois o aplicativo do Tuxedo OS é apenas uma interface gráfica para o lmsensors.

Usei o Windows por um tempo e então percebi que lá o cooler também não está girando rápido, e mesmo nos softwares de Windows não há menção a existência de coolers. Após reiniciar e usar o Ubuntu, percebi que em uma ocasião o Cooler fez esforço… então agora estou inclinado a pensar que o cooler não é gerenciável a não ser pelos esquemas de performance, equilibrado e economia de energia.

Não vou instalar o TuxedoOS pois eu percebi que vai precisar muitos ajustes para mim (eu não me importo se é KDE ou Gnome, mas me importo com a consistência do sistema), e já que é provável que estou enfrentando um problema de hardware, mudar de distro não vai ser útil.

Bem provável que leve meu notebook para a assistência com o objetivo de fazer uma limpeza, mesmo assim ainda estou inclinado a acreditar que é questão de aquecimento. Percebi que o Ideapad S145 tem um design que joga parte do ar quente para a tela através de uma abertura entre a base e o monitor. Então ele aquece um pouco a tela sim, e pra resolver esse problema estou comprando uma base com coolers.

1 curtida

Por precaução também é bom ver se há atualização de firmware para o seu notebook.

1 curtida

Fiz a atualização do firmware, também configurei o sistema para usar constantemente o vídeo da Nvidia (é um notebook híbrido) pois praticamente só uso na tomada e não faz sentido eu perder o desempenho proposto pela placa dedicada só pra economizar energia.
Também desinstalei o Preload, que anteriormente eu havia instalado.

Usei rotineiramente o notebook e até o momento o problema da tela (gama se alterando como se estivesse a piscar) não ocorreu novamente.

Preciso ficar de olho em outra situação: a possibilidade de ser alguma interferência causada por rádio. Hoje temos muitos equipamentos que trabalham com ondas de rádio (smartphone, roteador, Echo Dot, qualquer coisa que tenha alguma conexão sem fio) e sim, embora raro é possível que algum equipamento possa interferir no funcionamento de outros mesmo que esse outro equipamento não seja um equipamento que faça conexão sem fio. Vocês devem lembrar que era comum as chamadas de celular interferir no som de um computador até a alguns anos, e sei que ainda acontece atualmente mas de uma forma um pouco mais rara.

Enfim, posso estar diante de qualquer coisa: problema de hardware, problema de software, problema de interferência de ondas eletromagnéticas.

Desinstalei o preload pois fiquei cabreiro no sentido de que ele altera o conteúdo da memória, manipula a memória e nesse sentido, ele pode ter manipulado negativamente a memória de vídeo e somente vai retornar ao normal após todo o conteúdo da memória descarregar.

Desinstalei o preload porque era a grande alteração que eu havia feito no sistema antes do problema aparecer. Lembrando que o problema é a gama do monitor se desajustando como se estivesse a piscar, a tela ficando mais “branca” do que o padrão.

Ocorreu que eu estava a usar o Ubuntu normalmente e a tela começou a esbranquiçar, dei reboot e iniciei o Windows e embora a tela continuou esbranquiçada não continuou a aumentar (algo que no Ubuntu estava ocorrendo). Foi aí que eu imaginei que, embora eu tenha reiniciado a máquina, a memória de vídeo pode não ter sido completamente apagada. Mas isso é somente uma suposição.

Se há alguém com maior conhecimento em hardware, pode falar com propriedade sobre o assunto.

Pelo seu relato, pode ser que a própria tela ja esteja danificada ou prestes a pifar de vez, se possível, faça testes em um monitor externo.

1 curtida

Essa possibilidade existe. Mas mais um dia sem passar pelo problema. Vamos ver o que vem pela frente.

Não estou tendo o problema a um bom tempo, resolveu após uns tapas na tela.