Positivo Vision R15 com linux Novo Sem Som

Boa tarde a Todos,

Estou iniciando no linux e comprei um notebook positivo R15 com AMD Ryzen 7 5700U com 8GB de RAM e 512GB.

Eu sei que é Positivo. Mas fui nele pela tela IPS kkk

Ele chegou novo e já não sai som nos speakers apenas pelo fone.

Vi em alguns fóruns que pode ocorrer isso no Linux e não ocorrer no Windows, que pode ser pela versão do kernel da distro que vem o Linux Policorp.

Agora eu estou na dúvida se é um defeito de hardware ou do SO. Caso seja do SO eu devo instalar outra distro ou devo mudar para o Windows? Eu não queria adiar mais a minha migração para o Linux…

Alguém poderia me ajudar?

Agradeço muito!

Olá @EduBonifacio, tudo bem contigo?

Acredito que já tivemos algumas discussões sobre problemas similares com equipamentos positivo aqui no fórum, sugiro usar nossa ferramenta de pesquisa e ver se algumas das sugestões propostas ajudam no seu caso.

No mais, para que a comunidade possa ser mais objetiva é importante que você compartilhe informações sobre o seu hardware. Use as dicas do post abaixo para coletar e compartilhar suas informações.

:vulcan_salute:

1 curtida

essa pestilencia ainda não tem solução. é o hardware da intel. espero que resolva futuramente.

Você já tentou mudar a porta do mixer ?
Se funciona o fone é só mudar a porta para “line out” para as caixas de som.

Aqui em casa eu não uso caixas de som, eu uso uma mesa de som ligada ao meus amplificadores.

Eu verifiquei diversos foruns para tentar resolver e não consegui. Mudei a porta também e não resolveu.

No fim, como em outros foruns falavam que no windows não ocorria esse problema eu tirei o debian(policorp) e coloquei o Windows 11 como não resolveu eu abri o notebook e o cabo dos altofalantes estavam desligados. Incrível mas estavam…

Agora tirei o Windows e coloquei o Zorin.

Gostaria muito de agradecer pela ajuda. Me desculpem pela demora para voltar aqui!

1 curtida

Ô pestilência infernal. e eu não pensei nessa possibilidade. vamos abrir o meu para ver se é isso mesmo.

Realmente fiquei preocupado com isso. Espero que seja só isso. Tomara que seja isso no seu também.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.