Positivo usa drivers de código completamente "fechado" (proprietário) em parte de sua linha?

Li em várias postagens aqui no fórum que certos equipamentos atuais da Positivo Informática (diferente do que ocorria há uns anos atrás) utilizem determinados componentes de hardware cujos drivers alternativos para Linux são praticamente impossíveis de serem obtidos, em uma suposta parceria com a Microsoft. Em que medida isso é real? Não seria isso apenas um fenômeno de se tratarem de componentes exóticos no mundo Linux, sobretudo por serem de um segmento pouco inexplorado em Linux?

P.S.: os equipamentos onde isso mais ocorreria são os notebooks híbridos do tipo que possuem componentes de tablets.

Me parece que não é só a positivo que faz esse tipo de prática para dificultar a instalação de distros linux.

1 Curtida

Sim, outras congêneres como Multilaser fazem o mesmo.

1 Curtida

Os drivers dela são “genéricos” e boa partes deles provavelmente já estejam no kernel, o que acontece é que ela simplesmente bloqueia. Um fato curioso é que pesquisando por Positivo + Linux, encontrei esse achado direto do site da Positivo.

2 Curtidas

Que achado! O que tecnicamente (oficial ou extra-oficialmente) ela faz de fato para que o bloqueio seja efetivo “cegando” o sistema de busca e identificação de drivers?

Eu acredito que seja bloqueio por parte de Bios. Junto com ele, tem mais 2 modelos sendo vendidos com Linux.

2 Curtidas

Estive pensando, se uma solução viável para esses casos não seria utilizar um software de identificação de drivers compatível com Windows (como CPU-Z, GPU-Z, AIDA64, HWINFO, etc), identificar os mesmos e depois instalá-los “manualmente” em uma pós-instalação em Linux? Ou será que nem isso é possível por não haver a possibilidade de sequer instalar os drivers básicos para a instalação mínima de uma distro? Seria muita dor de cabeça para um usuário iniciante ou intermediário?

1 Curtida

Acredito que der uma “dor na espinha” só para identificar e procurar os drivers, mas é uma idéia interessante…

O problema acredito eu é mais essa parte, eu já vi pessoas reclamando sobre isso, conferi no código fonte do kernel e o driver da pessoa estava lá. O problema era que a distribuição não “ativou” o drive ao compilar o kernel, e por isso o mesmo não funcionava.

Nas vezes que eu presenciei esse problema na internet, esse era o real problema.

Saudações.

2 Curtidas

Eu acredito também que na alteração que fazemos na bios de desabilitar o security boot, nesse momento nós mesmos estamos informando a bios que queremos fugir do padrão de fábrica - :face_with_monocle: Novidade!!! (sendo ironico) - Mas é nesse momento que a bios desativa o driver, até o circuito mesmo. Acredito que faça isso.

Mas como o @tioguda falou acima, cada um tem que checar pra ver se não foi o caso da distro não ter ativado o driver no kernel. Só goataria de saber como se faz isso.
Ajuda ai @tioguda!!!

2 Curtidas

Informe quais são os drives que não funcionam para você, assim eu posso pesquisar sobre.

Saudações.

2 Curtidas

Posi_ZX3040
https://www.casasbahia.com.br/informatica/notebook/notebook-2-em-1-positivo-quad-core-1gb-16gb-ssd-tela-10-1-windows-10-duo-zx3040-6301936.html
Estou com um Positivo ZX3040 de um colega, rodando o Lubuntu 18.04 LTS 64bits.
Ele não reconhece o driver de audio (tentei uns RTA - Recursos Tecnicos Alternativos - da vida ai ele habilitou um driver mas mesmo assim não está saindo audio)
Seguindo esse tutorial:
http://lad.dsc.ufcg.edu.br/lad/pmwiki.php?n=Lad.Tablet
Mas mesmo assim ele não reconheçe as câmeras e tem esse problema no audio (não funciona corretamente - Na verdade nem sei se ele teve habilitando algum driver) e nem funciona os sensores de rotação.

# lspci -vv

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series SoC Transaction Register (rev 0f)
Subsystem: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series SoC Transaction Register
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B- DisINTx-
Status: Cap- 66MHz- UDF- FastB2B- ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- <TAbort- SERR- <PERR- INTx-
Latency: 0
Kernel driver in use: iosf_mbi_pci
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Graphics & Display (rev 0f) (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Graphics & Display
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B- DisINTx+
Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B- ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- <TAbort- SERR- <PERR- INTx-
Interrupt: pin A routed to IRQ 33
Region 0: Memory at 50000000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4M]
Region 2: Memory at 40000000 (32-bit, prefetchable) [size=256M]
Region 4: I/O ports at 1000 [size=8]
[virtual] Expansion ROM at 000c0000 [disabled] [size=128K]
Capabilities: [d0] Power Management version 2
Flags: PMEClk- DSI+ D1- D2- AuxCurrent=0mA PME(D0-,D1-,D2-,D3hot-,D3cold-)
Status: D0 NoSoftRst- PME-Enable- DSel=0 DScale=0 PME-
Capabilities: [90] MSI: Enable+ Count=1/1 Maskable- 64bit-
Address: fee08004 Data: 4025
Capabilities: [b0] Vendor Specific Information: Len=07 <?>
Kernel driver in use: i915
Kernel modules: i915
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx, Celeron N2000 Series USB xHCI (rev 0f) (prog-if 30 [XHCI])
Subsystem: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx, Celeron N2000 Series USB xHCI
Control: I/O- Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B- DisINTx+
Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B+ ParErr- DEVSEL=medium >TAbort- <TAbort- SERR- <PERR- INTx-
Interrupt: pin A routed to IRQ 30
Region 0: Memory at 50800000 (64-bit, non-prefetchable) [size=64K]
Capabilities: [70] Power Management version 2
Flags: PMEClk- DSI- D1- D2- AuxCurrent=375mA PME(D0-,D1-,D2-,D3hot+,D3cold+)
Status: D0 NoSoftRst+ PME-Enable- DSel=0 DScale=0 PME-
Capabilities: [80] MSI: Enable+ Count=1/8 Maskable- 64bit+
Address: 00000000fee01004 Data: 4026
Kernel driver in use: xhci_hcd
00:1a.0 Encryption controller: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Trusted Execution Engine (rev 0f)
Subsystem: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Trusted Execution Engine
Control: I/O- Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR+ FastB2B- DisINTx+
Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B- ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- <TAbort- SERR- <PERR- INTx-
Interrupt: pin A routed to IRQ 78
Region 0: Memory at 50700000 (32-bit, non-prefetchable) [size=1M]
Region 1: Memory at 50600000 (32-bit, non-prefetchable) [size=1M]
Capabilities: [80] Power Management version 3
Flags: PMEClk- DSI- D1- D2- AuxCurrent=0mA PME(D0+,D1-,D2-,D3hot+,D3cold-)
Status: D0 NoSoftRst+ PME-Enable- DSel=0 DScale=0 PME-
Capabilities: [a0] MSI: Enable+ Count=1/1 Maskable- 64bit-
Address: fee04004 Data: 4025
Kernel driver in use: mei_txe
Kernel modules: mei_txe
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Power Control Unit (rev 0f)
Subsystem: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Power Control Unit
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR+ FastB2B- DisINTx-
Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B- ParErr- DEVSEL=medium >TAbort- <TAbort- SERR- <PERR- INTx-
Capabilities: [e0] Vendor Specific Information: Len=0c <?>
Kernel driver in use: lpc_ich
Kernel modules: lpc_ich

# lsusb

Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 003: ID 048d:8595 Integrated Technology Express, Inc.
Bus 001 Device 002: ID 05e3:0608 Genesys Logic, Inc. Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

hostnamectl

Static hostname: zx3040
Icon name: computer-laptop
Chassis: laptop
Operating System: Ubuntu 18.04.2 LTS
Kernel: Linux 4.15.0-55-generic
Architecture: x86-64

1 Curtida

Pelo oque eu encontrei na internet, mais o link que você postou @andryel, esses problemas podem ser resolvidos compilando um kernel com os drivers necessários para ele (como eu já tinha mencionado).

Isso é um pouco “complicado” e demanda de muita pesquisa para encontrar os drives corretos, e mesmo assim, as vezes necessita de mais algumas configurações/ajustes após a compilação do kernel.

Seria bom se você tivesse um pouco de conhecimento na compilação de kernel, ou encontrasse alguém em sua cidade que tivesse tal conhecimento. No link que você postou tem boas informações, recomendo estudar sobre compilação de kernel, só assim seria possível você resolver esses problemas que você encontra.

Desculpe não poder ajudar mais, mas aparentemente você já encontrou as melhores informações para uma correção.

Saudações.

3 Curtidas

Uso um notebook Positivo Premium XSI7150 e O leitor de digitais travava o app de configuração do sistema quando tentava cadastrar a digital e a entrada pra cabos de rede nunca funcionou em nenhuma distro. Não se é por conta disso, mas realmente não funciona.

2 Curtidas

Na questão do rede cabeada, talvez falte você instalar o driver para ela, alguns drivers até que se se encontra para várias distros (falo dele já pronto para instalar), mas não estão nos repositórios oficiais dessas distros e por isso não é instalado.

Na base DEB você teria que adicionar PPA, nas base ARCH estaria na AUR, e nas RPM estaria nos equivalentes para ela.

Saudações.

1 Curtida