Olá a todos, dessa vez venho com um B.O muito cabeludo, um amigo comprou um positivo R15, porem ao instalar o LinuxMint ele reinicia randomicamente de vez enquanto, tentamos intalar o windows porem mesma coisa, alguem poderia me ajudar?
Acionamos a garantia ele foi para a garantia, voltou testamos um tempo com o sistema nativo, e nada de reinciar (Policorp), e ai instalamos o mint, e continua reiniciando
Já tive problemas com o Ubuntu, por conta do kernel 6.8 que vem com ele.
Ontem mesmo instalei o Mint para ver se eu voltava a ter esse problemas, mas até agora está bem estável - inclusive o meu notebook é parecido com esse R15.
Eu recomendaria testar o Debian, ou o Mint LMDE 6, que tem uma versão de Kernel mais antiga e estável.
Ou então mudar para uma distro mais rolling-release, com kernel mais novo (pelo menos 6.9). Um Arch ou Tumbleweed da vida. Com esses dois eu nunca tive problemas.
No meu caso, esses erros eram causados pelo amdgpu.
Suspeitei também que poderia ser culpa do amdgpu porem a unica log que ele tem é:
amdgpu 0000:03:00.0: amdgpu: SECUREDISPLAY: query securedisplay TA failed. ret 0x0
Porem isso aparece até qnd ele não desliga, mudei para o kernel 6.6.28 (que é o mesmo que roda no PolicorpLinux, porem ele continua dando reboot)
Eu tenho um acer com exatamente esse mesmo processador. Uso nele o Fedora 40, até agora zero problemas. Teste outras distros para tirar a dúvida.