Posição ideal para colocar um Fan

Olá pessoal
Quero inserir um fan para auxiliar na ventilação no pc.
Mas surge uma dúvida: onde colocar esse fan ?
Na tampa lateral para jogar ar frio para dentro do fora ou;
Na parte traseira retirando o ar quente ?
poderiam me ajudar pessoal ?

Olá @Rafael21 tudo bem contigo?

Existem muitas variáveis envolvidas no fluxo de ar do gabinete, sem saber o modelo do seu gabinete e quais os componentes internos qualquer dica não passa de um chute.

Você tem notado alguma área acumulando mais calor? Seu gabinete está em um local aberto ou enfiado dentro de um móvel?

:vulcan_salute:

meu gabinete fica em cima de uma mesa…aparentemente sem obstrução para passagem de ar.

Se for na tampa lateral, use jogando ar pra dentro para seguir o fluxo do cooler do processador que jogar ar pra cima do dissipador. Mas o melhor que vc faz é adicionar uma FAN na traseira ou frontal ou na parte de cima, removendo o AR quente do gabinete.

1 curtida

Outra sugestão é fugir dos coolers RGB que só encarecem o produto e investir em mais de um cooler “normal”, neste caso, minha sugestão seria priorizar colocar no topo do gabinete e na parte frontal. :wink:

Menos bonito, mas muito mais eficiente.

:vulcan_salute:

meu gabinete oferece a possibilidade de colocar na tampa lateral, mesmo assim é melhor colocar na parte traseira como exaustor ?

Se você tem apenas esses dois locais para colocar as fans e de extrema importância colocar ambas para retirarem o ar quente de dentro do gabinete para fora.

Se colocar uma para jogar o ar para dentro e outro para fora dependendo de como é o gabinete o efeito pode ser nulo (isso funciona muito bem em gabinetes slim mas ambas as fans precisam ter as mesmas características modelo e rpm) além de juntar muita poeira.

Sim, dentro do gabinete acumula muito ar quente, jogando o ar quente pra fora vc força a entrada de ar frio de fora pra dentro do gabinete. Então se vc puder use assim.
A única resalva é se for usar a fan na LATERAL, pois na maioria dos casos ela fica posicionada muito proximo do cooler, e tendo uma fan puxando o ar pra fora perto da fan que joga o ar pra cima do cooler, vai bagunçar o fluxo de ar.
Caso a fan lateral esteja longe do cooler, aí sim pode por ela retirando o ar quente.

Normalmente na parte traseira a direção do ar é para fora. Já na lateral a direção do ar é para dentro.

1 curtida

Essa print pode dar uma idea de um fluxo de ar básico para gabinetes, esse cenário pode mudar dependendo do seu hardware caso você tenha uma GPU enorme, por exemplo. Meu desktop atual, está com um setup bastante parecido com esse.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Eu tenho essa imagem (bem antiga por sinal) que demostra alguns estilos de airflow pra os gabinetes. Um deles servirá para o seu, mas como os colegas já falaram, é interessante conhecer o design do seu gabinete/hardware antes de posicionar os coolers.

Imagem

3 curtidas

O ideal é ter pelo menos um fan frontal, jogando o ar para dentro, e um traseiro, jogando o ar para fora. Isso costuma ser mais que suficiente em gabinetes modernos tradicionais (com fonte posicionada na parte inferior e suporte a fans de 12 cm). É a configuração mínima ideal para ter um fluxo de ar bem definido.

Outra parte importante são os filtros de poeira. Eles devem estar posicionados onde há ventoinhas jogando ar para dentro e também na parte de cima (caso tenha aberturas). Nesse cenário, prefira ter mais fans jogando ar para dentro (pressão positiva) que fans jogando o ar para fora (pressão negativa), já que no segundo caso você força a entrada de ar pelas frestas (onde não há filtros), acumulando mais poeira dentro do computador.

Informe detalhadamente a configuração da máquina, o gabinete e a configuração atual das ventoinhas, bem como o modelo destas, para podermos ajudar melhor. :slight_smile:

Apenas para destacar, percebi que há um erro no diagrama. A ventoinha da fonte não sopra ar para baixo, e sim puxa o ar de baixo para dentro da fonte, soprando-o por trás após resfriá-la. :wink:

2 curtidas

A maioria das fontes de PC amigo, são instaladas como EXAUSTOR, ou seja, removem o ar quente da fonte. No print do amigo se referia de apenas caso tenha possibilidade de haver uma FAN ali.

Em fontes antigas (e em algumas “modernas”, principalmente as genéricas), a ventoinha (geralmente de 80 mm) fica presa na parte traseira da fonte e tem o objetivo de trabalhar como exaustor, puxando o ar quente para fora da fonte, pela parte de trás, o que cria uma pressão negativa e faz o ar frio entrar por frestas.

Em fontes modernas, a ventoinha (geralmente de 120 mm) fica presa na parte inferior da fonte e tem o objetivo de forçar o ar frio a entrar, para então resfriar a fonte e jogar o ar quente pela parte de trás, onde há uma grelha. Nesse caso, é usada pressão positiva. O diagrama correto, demonstrando esse funcionamento, ficaria assim:

image

No caso da fonte ser posicionada na parte de cima do gabinete (o que não é demonstrado pelo modelo no print screen), o PSU cover muito provavelmente não existiria e poderia haver espaço para a instalação de fans na parte de baixo. E, mesmo assim, o diagrama continuaria incorreto, uma vez que o fan ali deveria ser colocado para puxar o ar frio para dentro do gabinete, e não para jogar ar para fora.

1 curtida

Não amigo, AR quente sobe, portando, a escolha lógica é por as Fans da parte superior removendo o AR. mas cada um configura o gabinete da forma que quer… mesmo estando errada.

Eu não disse que os fans de cima deveriam ser colocados jogando ar para dentro… Desde o começo, estou falando do fan da fonte, na parte de baixo, e inclusive mostrei isso no diagrama redesenhado que enviei acima. A ventoinha de 12 cm de uma fonte moderna empurra ar para dentro da fonte.

Acho que houve confusão na interpretação da minha última resposta (que pode ter ficado realmente confusa). O trecho que você citou se refere ao fan posicionado na parte de baixo (caso possa ser instalado ali, em gabinetes onde a fonte fica em cima). Ou seja, independentemente da posição da fonte, a parte de baixo do gabinete sempre é usada para puxar ar frio de fora para dentro, justamente porque o ar quente sobe. E por isso o diagrama está errado ali.

As setas que coloquei no desenho acima estão corretas.

Depende do seu objetivo e uso.

Por exemplo, eu não abuso dos componentes com overclock ou cargas absurdas de processamento por longos períodos, o maior inimigo do meu setup não é temperaturas altas mas sim sujeira e variação brusca de temperatura (ar condicionado, etc). Por isso prefiro não colocar as ventoinhas jogando ar em cima de componentes, também busco modelos com fluxo leve que de bônus costumam ser silenciosos e uso filtros nas entradas de ar, também coloquei meu gabinete longe do fluxo de ar do ar condicionado.

Isso é uma coisa que muita gente ignora, variação grande e frequente na temperatura dos componentes afrouxa peças e trinca soldas e a sujeira contribui para a degradação no geral das peças.