O PorteuX 1.8, baseado nas distros Slackware e Slax, é uma das primeiras distribuições a incluir o ambiente de desktop Xfce 4.20, utilizando o kernel Linux 6.12 LTS.
Oferece uma variedade de ambientes gráficos, como Cinnamon, GNOME, KDE Plasma, LXDE, LXQt, MATE e Xfce, para que você escolha aquele que mais se adapte ao seu gosto.
Permite que você escolha quais pacotes instalar, criando um sistema sob medida para suas necessidades.
Pode ser executado a partir de um pendrive, tornando-o ideal para quem precisa de um sistema operacional portátil.
Entre as atualizações, destacam-se melhorias no suporte ao Convés Vapor, ajustes em comandos e correções de bugs, como problemas no recurso Night Light do KDE.
A versão aprimorou a gestão de pacotes e removeu o suporte para “pastas mágicas”. Pacotes foram atualizados para as versões mais recentes dos repositórios do Slackware.
A comunidade PorteuX é bastante ativa, garantindo que a distribuição esteja sempre atualizada com as últimas versões dos pacotes e do kernel.
O slackware
O Slackware Linux é uma das distribuições Linux mais antigas e ainda em desenvolvimento ativo. Foi criada por Patrick Volkerding em 1993, destacando-se por sua filosofia Unix-like e a abordagem conservadora às mudanças.
Ele é conhecido por sua estabilidade e confiabilidade, sendo uma excelente opção para servidores e estações de trabalho.
A distribuição busca manter uma configuração simples e direta, dando aos usuários um alto grau de controle sobre o sistema.
Uma característica do Slack é exigir que se configure manualmente muitos aspectos do sistema, o que pode ser um desafio para iniciantes, mas oferece grande flexibilidade para usuários experientes.
Fonte: links no texto e nas imagens