Boa tarde
Queria perguntar para vocês, eu uso docker e tava querendo uma maneira gráfica de gerenciar eles, eu vi no vídeo do Dio Linux das 9 ferramentas o podman desktop, mas já tinha visto um video dele sobre o portainer, queria saber qual a diferença, qual vocês usam e porque
Também queria saber se em último caso eu consigo usar os 2 ao mesmo tempo
Algumas diferenciações: tanto Docker quando Podman são tecnologias de conteinerização. Podman oferece algumas vantagens em relação a Docker, e algumas desvantagens, de acordo com seu ponto de vista.
O Portainer é uma interface web para gerenciar contêneires Docker e clusters. Apesar de ter um suporte legado a Podman, não é o mais recomendado em se utilizar.
Para tanto, existe a ferramenta Cockpit que também roda via interface web e tem suporte a Podman.
Recomendo a leitura:
Por fim, o Podman Desktop é uma ferramenta de visualização e gerenciamentos dos contêineres Podman, sem utilizar interface web (como Portainer e Cockpit, por exemplo).
Eu particularmente prefiro esse softwares com interface web, tendo em vista que qualquer navegador (independentemente de sistema operacional ou ser mobile, por exemplo) consegue acessar as funcionalidades de gerenciamento.
Deduzo que sim, alguém com mais experiência em Podman poderia te ajudar melhor.
Eu particularmente utilizo o Portainer com meus contêineres em Docker e funciona perfeitamente (o próprio Portainer é um contêiner, espero que não gere confusão) e nada me impediria de utilizar o Docker Desktop ou outra aplicação, por exemplo.
Recomendo que faça uma instalação limpa do Podman e vá mexendo na ferramenta para aprender os limites e funções, nada melhor que isso pra dominar qualquer ferramenta.