Porta USB bugando em servidor rodando em TVBOX

Olá galera, vou passar aqui o meu setup:

TVBOX A95X3 Air
Soc S905x3 4Gb de RAM, 64Gb de eMMC

É um soc interessante (quadcore com 2Ghz). Sofre com falta de resfriamento, mas não passa de 70 graus em Manaus.

SSD externo do tipo pendrive USB3 (primeiro tentei hd externo em case usb3)

Instalei o armbian server, casaos, docker, etc

O objetivo é ter um servidor caseiro barato e acessível.

Essa tvbox estava parada e vi nela grande potencial.
O servidor está ok. Rodo casaos, jellyfin, cloudflared (com dominio próprio), nextcloud com onlyoffice e tentei o immich, mas daí começaram meus problemas.
O immich é pesado no processamento e principalmente na escrita e ele trava o controlador USB toda vez que habilito o docker e ele começa a ler a pasta compartilhada de fotos. Até desliguei o Machine Learning, mas não resolveu.

Queria saber a opinião de vocês sobre qual caminho partir:

• Comprar um hub usb com energia externa, pensando em problema de falta de energia na porta usb ser a causa do travamento do ssd

• Criar um servidor de arquivos externo usando um raspberry pi 3 com o ssd nele, copartilhado via rede smb, como se fosse um NAS e usar o compartilhamento montado na TVBOX para meus serviços.

• Ou desistir e partir para um mini pc, que seria a opção mais cara e robusta e me garantiria rodar o immich sem gargalos?

Olá @gustavocmotta ! Tudo bem?

Esse tipo de travamento no controlador USB é bem comum nessas TV Box. Elas simplesmente não foram projetadas para lidar com I/O pesado e contínuo.

Se o Immich é uma prioridade para o seu caso, eu recomendaria partir para um mini PC. Além de ter mais desempenho, você ganha também flexibilidade para upgrades futuros (trocar SSD, ampliar armazenamento, ajustar algo para novos serviços, etc.).

Poxa, me senti no Alasca com essa temperatura.

Se você tem dinheiro e pode, esta é a melhor opção.

Isso é trocar 6 por meia dúzia. O pi3 tem somente 40 mbps de barramento divido pra tudo. Ou seja, o sistema consome, o usb também vai consumir.

Você pode tentar o photoprism, ele é pesado também, mas talvez aguente.

Estava realmente esperançoso que wue existisse alguma solução mágica para essa tvbox.

Eu dispensei bastante tempo aprendendo como instalar o armbian e para aprender a lidar com containers. Foi minha primeira experiência com servidores puros headless. Confesso que tomei gosto por essa maquina e fiquei fascinado com o poder que uma simples tvbox tem, mas agora descobri que nao é tanto assim.

Agradeço a disposição do seu tempo para me ajudar a aceitar o caminho que, eu no íntimo ja imaginava que seria o próximo passo, mas, sabe, aquela coisa de tentar resolver o “irresolvível”? Eu tenho essa mania.
Imagino que voce ja tenha se frustrado assim antes de mim.

Nos conte a sua experiência.

Um abraço.

Olá Leonam.

Obrigado pela ajuda.

É , acho que vou ter que partir para esse pc mesmo. Olhei um hp elitedesk 705 g3 na shopee e acho que vai me servir bem para o propósito.

Se conhecer o hardware dele, me dê a sua opinião.

Ah, e quanto a Manaus… É quente mesmo, mas aqui a gente se acostuma. 35 graus é brisa. Haha.

Valeu, amigo. Um abraço.