Porque Windows é mais famoso pra Desktop?

Boa noite pessoal, criei esse tópico pra tentar entender por quê GNU / Linux não é tão famoso para desktop? Já faz 6 meses que venho utilizando Linux, antes eu nem fazia ideia da existência do mundo Unix, eu achava que Linux era um sistema que ninguém usava e não servia para nada, deve ser porque eu nasci em 2004 e meu primeiro pc tinha Windows 7, só usava o pc pra jogar e estudar. Por que eu mudei de OS? Mudei porque não aguentava mais a mesmice do Windows 10, atualizações que deixavam meu pc mais lento, mesma customização padronizada, consumo de ram exagerado, serviços e funções desnecessários, fora que é recomendado usar um “Anti-vírus”. Hoje eu uso um Arch, instalei do jeito que eu quis, total de 600 pacotes, customização que eu fiz, uso um WM que não consome quase nada de RAM, sinceramente não sinto mais falta do Windows, mas mesmo assim não consigo entender por quê é tão famoso pra desktop? Cheguei em uma conclusão que é mais fácil para as pessoas continuarem acomodadas do que experimentar e aprender algo novo.

Deixem aí o seu comentário do porque você usa Linux/Sistemas Unix e também por quê você acha Windows mais famoso pra desktop?

1 curtida
1 curtida

Pq Windows chegou bem antes (1985) e Bill Gates já tinha uma considerável grana oriunda de projetos anteriores, como Basic e DOS.
Dessa forma, não só foi ‘fácil’ para ele investir na divulgação, como no loob para que empresas que vendem máquinas com seu sistema, não optassem por outros OS da época.

Esse documentário deve ajudar a entender como a MS trabalhava:

2 curtidas

Se esse documentário eliminasse 90% das distrações e 99% dos enfeites, ajudaria a entender, de verdade:

  • (33min 44s) – A M$ ameaçou a Compaq de cancelar sua licença do Windows, se vendesse computadores com o Netscape – e a Compaq não podia sobreviver sem a licença do Windows (que já tinha se tornado um monopólio mundial, após eliminar a concorrência)

  • (34 min 42s) – Dumping (guerra de preços para matar concorrentes) – A M$ começou a “dar” seu Internet Explorer de graça, no pacote de seu SO Windows.

Mas houve unas cositas más, além disso. Por exemplo, o Front Page da M$, para “criar sites”, introduzia códigos que só funcionavam para quem navegava pelo Internet Explorer – mas não para quem acessava os sites pelo Netscape – o que dava a 99% dos usuários a sensação de que “o Netscape não presta”.

Eu já tinha visto esse tipo de jogo baixo no tempo em que o primitivo Windows rodava “em cima” do M$-Dos – e rodava melhor ainda, “em cima” do DR-DOS, o concorrente da Digital Research (uma das grandes, desde vários anos antes). – A M$ introduziu no Windows um aviso assustador: – Quando detectava que o “SO-base” era o DR-DOS, o Windows exibia um aviso tenebroso, de que coisas terríveis poderiam acontecer. Isso era o bastante para espantar 99% dos usuários, e detonar economicamente o DR-DOS.

Vale lembrar que o M$-DOS não “venceu por seus méritos” (fraquíssimos, pois era ruim) – mas por um contrato com a IBM, que deu ao M$-DOS o monopólio em computadores “PC-IBM” (esse “padrão”, que usamos até hoje). – Para usar o DR-DOS (muito melhor), você teria de comprá-lo, em separado, e substituir o M$-DOS por ele… coisa que 99% dos usuários nunca iria fazer.

Em suma, o “Windows é mais famoso”, porque desde sempre a M$ usou todo tipo de “jogo sujo”, “crimes contra a economia” etc., para “assassinar a concorrência”.

2 curtidas

Tem vários fatores que se for descrever aqui dá um artigo porque precisam ser pormenorizado, em síntese:

  • Aproveitou-se do fato do modelo IBM-PC ter se tornado padrão do mercado;
  • Teve visão mercadológica de futura;
    -Aproveitou-se da política de venda casada OEM, fez lobby junto ao mercado corporativo e educacional que o adotou como padrão;
  • As antigas escolas de informáticas por conseguinte praticamente o adotaram como único sistema a ser ensinado;
  • Tentou abranger os mais distintos públicos desde quem queria algo para trabalhar, estudar e até se divertir (jogos, conteúdo multimídia) de forma abrangente e visando uma perspectiva user-friendly.
  • Política de difusão agressiva e predatória.

Apesar de ter toda essa questão do Lobby e talz o maior prejudicado nisso foi o BeOS e OS/3 então mesmo que o Lobby não tivesse acontecido muito provavelmente só teríamos +2 alternativas e nenhuma seria uma distro Linux XDG

A questão aí tem mais a ver com a disputa entre Steve Jobs e o Bill Gates sobre a patente da metáfora do desktop, isso acendeu um holofote em cima do Windows de maneira violenta, o Rolling Stones uma banda extremamente popular fazendo um clipe expondo a logo do Windows a todo instante (ver clipe Start me up) meio que transformou o Windows em sinônimo de PC e o OS X como sinônimo de Mac em 93-95

O Linux tal como como conhecemos apesar de ter sido começado pelo KDE em 1998 só foi realmente existir em 2000 com a fundação do X Desktop Group, e só foi formalizado em 2004, o Windows já havia dominado tudo a essa altura

2 curtidas