Porque os navegadores de internet em sua maioria são de base chromium?

Essa é uma duvida que eu tenho, porque praticamente só vemos base chromium nos browsers atualmente?

Desculpa aí pela categoria Outros Sistemas, mas não tem uma categoria browser, e eu não consigo mudar para a OFF, @thespation se puder mudar para mim, eu agradeço.

Acredito que são baseados no chrominum justamente pelo Chrome atualmente ser o mais utilizado e muitas coisas estarem voltadas a ele, seria apostar no cavalo campeão.

Sobre a categorização

Sobre a categoria OFF ou Navegadores, cheguei a comentar nesse outro comentário:

https://plus.diolinux.com.br/t/categoria-wiki-sugestao/25227/4?u=thespation

A princípio fica em Outros Sistemas mesmo, visto que não há uma categoria exata (justamente isso que eu queria evitar, uma vez existindo “Outros…” acaba englobando tudo.
:man_shrugging:t2:

4 curtidas

Acredito que seja porque é OpenSource, é muito mais fácil e barato pegar a base pronta e só ir adicionando funcionalidades, semelhante ao kernel GNU/Linux.

Fora que é o mais completo, a maioria das implementações do ECMAScript, vulgo JavaScript, chega antes nele.

2 curtidas
  1. Organização multibilionária por trás (Google), trazendo confiança em projetos que querem utilizá-los como base.
  2. Código aberto sob licença permissiva. Dá para fazer tanto browsers fechados (Vivaldi, Opera e Edge novos, etc.) quanto abertos (Brave, Ungoogled, Falkon, etc.) com a base Chromium.
  3. Domínio do Chrome no desktop e no mobile (+60% em cada mercado, isso excluindo os que são derivados dele). A maiorias dos webdevs testa principalmente no Chrome, logo a base Chromium é uma boa garantia de compatibilidade.
  4. Quase sempre o motor Chromium é o primeiro a receber um recurso novo/experimental dos JS/HTML da vida (WebUSB, WebGL, etc.).

A essa altura do campeonato devemos ter a categoria Nuvem.

5 curtidas

Temos a Redes, Servidores e Internet

2 curtidas

será que esse meu tópico não se encaixa mais nessa categoria?

Não de acordo com a definição da categoria: O lugar ideal para você aprender mais e tirar suas dúvidas sobre redes e servidores. é bem mais especifico.

A verdade é que falta a categoria Navegadores mesmo.

2 curtidas

Verdade, então acho que terei que ficar em Outros Sistemas mesmo

Esse é o principal ponto. A licença do Firefox obriga todos os navegadores a usarem a mesma licença e ser de código a aberto, o Chromium não tem isso.

2 curtidas