Estou curioso sobre distros imutáveis. Ainda não testei nenhuma. Mas a Apple adota essa estratégia, e seus dispositivos são bem estáveis. Tem até um tópico aqui no fórum que fala sobre elas:
Exatamente !!!
não tem pra onde fugir Linux é um forno e Windows é uma frigideira…
![]()
Eu instalei o Kalpa da Opensuse numa vm. Não mexi muito ainda, mas é bem interessante.
Não conheço. Vou dar uma olhada. Tentei o live do EndlessOS, mas de cara já fiquei com vários bugs.
Curioso, sua GPU é AMD ou Nvidia? Eu tenho um PC com um 1600X uma mobo MSI B350 desde 2017 e uso Linux nela desde quando comprei. Claro que já tive problemas, mas até no Windows as vezes temos, nada que inutilize ou atrapalhe tanto a utilização. Por isso que antes de usar Linux é bom olhar as peças que de fato são 100% compatíveis na hora de comprar. As vezes um chipset diferente que introduz algum problema já inviabiliza todo o sistema.
Quando a propaganda e diferente(vulgo a maioria dos debian users defendem cegamente os erros) o estrago com a experiência do usuário e garantida.
A minha é uma bem vagabunda da AMD… Quero comprar uma outra, mas não tenho pressa.
sim, as vezes eu vejo a comunidade orientando um usuário iniciante por um caminho sem dizer as verdades, parece vendedor que esconde as limitações de um produto. Mas nesse caso eu não entendo o pq fazem isso, já que não estão ganhando nada.
Eu vi um cara dizendo que usava a ferramenta do google drive que sincronizar automaticamente as pastas do Windows e perguntando se tinha algo parecido no linux, ai a comunidade “ah, É SÓ vc usar o ferramenta tal ou a tal”
Mas os caras esqueceram de avisar que o funcionamento é totalmente diferente, que o Rclone não sincroniza as pastas, ele cria uma pasta sincronizada com o google drive para vc jogar os arquivos manualmente lá dentro e que a que faz isso é paga e não é barata". É só um exemplo, eu já passei por mtos “é só vc fazer tal coisa” rss
Eu entendo demais. Também acho que existe um certo protecionismo em relação a realidade do Linux por parte de alguns usuários. Mas também chamo a atenção que vc chegou até aqui, num mundo que a maioria das pessoas não sabem nem o que é Linux.
Acredito que, hoje, Linux é parecido como a sua oficina do “faça vc msm”. Muito do que vc quer realizar depende de vc msm (resolver bugs e incompatibilidades), e as vezes para fazer algo básico e que no Windows é prático e bem implementado. Se o ecossistema crescer, teremos uma realidade diferente, e com muitas soluções e facilidades, como acontece com o android. Os usuários de Linux estão tão ansiosos quanto eu e vc para que o Linux seja competitivo e aprensente cada vez menos questões. Mas isso vai depender de nós que chegamos aqui. Temos que atrair mais e mais usuários. Fazer o Linux desktop ter essa relevância perante os fabricantes.
Na minha percepção, a maioria dos casos não é mal-intencionado, alguns usuários de Linux pensam sobre as coisas de forma diferente da média de usuários, logo, o resultado frequentemente pode virar falha na comunicação. Por exemplo:
Usuário Linux não percebem que X comportamento pode ser um deal-breaker para o usuário médio, então ele não comenta na hora de sugerir uma solução. Ao mesmo tempo, o usuário médio subentende que qualquer um percebe que comportamento X é um deal-breaker, então ele nem menciona que se tiver comportamento X, tal comportamento é inaceitável.
O que pode prejudicar esta comunicação ainda mais é que um ou ambos os lados podem se sentir “self-entitled” na sua forma de ver o mundo, achando que todos deveriam pensar assim, ou que ninguém pensa diferente, ou que quem pensa diferente está errado, etc.
Como diria O Rei Leão, é um ciclo sem fim rs
O Linux não ganha novos usuários pq não tem ferramentas simplificadas e não tem ferramentas simplificadas pq a base de usuários é pequena em comparação ao windows e mac.
Eu voltei para o Windows e reinstalei o Ubuntu do zero, conforme eu for tendo tempo eu vou configurando.
Concordo plenamente!!!