Porque o Linux/Ubuntu Tem Tantos Problemas?

Hoje eu usei e já tava rolando normal, devia ser um bug no whatsapp web msm, no whatsapp desktop no Windows tava normal.

Com certeza, existem várias distros que a gente pode sempre estar testando, mas para isso temos que ter pelo menos um sistema estável para trabalhar e usar como principal. Ai a gente pode meter o louco e testar quantas distros quiser até, talvez achar uma definitiva.
Acho que o meu maior erro foi confiar no Ubuntu como meu único S.O mesmo em meio a vários problemas. Talvez se tivessem me dito lá atras “essa personalização não é oficial e pode quebrar o sistema” eu nem teria migrado para o linux, para inicio de conversa.
Como eu tenho uma licença do Windows, instalei o W11 e voltei a usá-lo.
Agora eu tenho mais liberdade para “brincar” e ir com mais calma, ou não, de repente ficar apenas no Windows mesmo, quem sabe.

2 curtidas

Em meus computadores Samsung “de entrada” o Linux Mint funciona melhor que o Windows 11. Não que o Win11 seja ruim nessas máquinas. A questão é o Mint ser mais leve e ter um sistema de atualizações mais estável e previsível. Computador com pouca memória RAM dá lentidão e engasgos enquanto o Windows está baixando e instalando updates em segundo plano.

3 curtidas

Entendido. Estar no Windows ou Linux é apenas a plataforma. O importante é produzir. Entendo sua frustração com a constante instabilidade. Para quem passa por isso, é realmente um saco (também passei algumas vezes).
Eu também senti vontade de voltar para o Windows, pois passei muita dificuldade até conseguir uma distro e configuração que serve ao meu propósito.
Eu tinha bons motivos para não desistir, pois Windows tb não me atendia no que precisava fazer. O resultado tem sido muito bom, e passo muito mais tempo em Linux do que em Windows hoje em dia. Cada um sabe do que precisa.

1 curtida

Tenho um ultrabook da Samsung tb. Esse, Windows nem pensar rsrsrs. Ainda mais uma versão tão pesada quanto o Win11. Linux salvou o destino dele. Ubuntu + LXQt. Caiu como uma luva (na verdade é até melhor do que o terrível Win8 que ele veio de fábrica). Muito mais fluido e responsivo.

2 curtidas

O meu é um Desktop AMD Ryzen 1600 6 Nucleos 3,6Ghz, 16Ram DDR4 3000MHZ, SSD NVME LEXAR 3500MB de leitura, só a minha placa de video que é vagabundinha.

1 curtida

Leiam com atenção o que escrevo! , todas as distros Linux tem problemas " tooooodas!!!" não adianta mentir e dizer que essa ou aquela é 100% perfeita , pois todas elas tem algo que nos desanima,
e quem está nesse momento usando seja lá qual for a distro já teve que concertar algo ou até mesmo reinstalar o sistema por que quebrou , por exemplo, agora mesmo nesse exato momento tem alguém quebrando a cabeça com alguma distro , infelizmente essa é a realidade , desculpas ai a todos, :vulcan_salute:

2 curtidas

A liberdade que o Linux oferece pode vir a ser uma prisão para muitos usuários, principalmente para aqueles com mais tempo disponível. No Windows é muito mais difícil ver usuários passarem muito tempo configurando questões estéticas do sistema como no Linux, uma vez que não há tanta margem para personalização no SO da Microsoft.

É uma questão de probabilidade: quanto mais você modifica o sistema, mais chances ele tem de começar a apresentar comportamentos estranhos.

3 curtidas

Eu sempre desconfio quando alguém fala, “ah, instala tal que resolve”, mtas vezes a tal distro é baseada em ubuntu tb e eu fico pensando “será”.
Embora seja grátis, e eu sei que tem gente que gosta de pular de uma distro pra outra, eu por outro lado só quero instalar um sistema e usar, abrir os programas e que eles estejam funcionando. Se o fato de eu instalar temas faz com que o sistema fique impossível de usar, eu uso o Windows, não tem problema.

2 curtidas

Depois de testar trocentas distros eu escolhi Ubuntu , super funciona , pelo menos até aparecer os problemas! :rofl: eu sei “resolver” , más e quem tá chegando agora eeemmm ??? , opa o zorin é facil mas é base Ubuntu/Debian o mint tambem é , assim como Xu , Lu , Ku , Lite , todas elas o mesmo Ubuntu/Debian , ou seja vão dar as mesmas dores de cabeça. :roll_eyes:

2 curtidas

É, eu não tenho tanto conhecimento para estar resolvendo todo problema que aparecem, ai recorro aos fóruns e videos. Mas eu á entendi que se eu quero continuar no linux, tenho que aceitar que eles problemas acontecerão. Tem coisa que se resolve sozinha, como o problema no chrome, pode ser que na próxima atualização o problema seja resolvido. Mas tem coisas que atrapalham o uso e tem dias que vc não tá afim de ficar resolvendo os problema do sistema.

2 curtidas

Oi

Bom dia

Já tentou usar arch ou derivados?

Já tentou usar debian estável?

1 curtida

Seria interessante desativar o tema pra ver

Qual?

Qual?

É bem provável que nos Windows mais recentes isso se torne necessário também

Ah como eu queria não ter tantas falhas no Windows

2 curtidas

Eu tenho problemas com o chrome no wayland que não acontecem no xorg.

eu testei ontem sem os temas, o problema no chrome e edge continuaram e agora acontece no brave tb. É alguma atualização que tá causando esse problema.
Eu antes tava no Wayland, mas o sistema não reconhecia a frequencia do meu monitor, ai coloquei em Xorg e até reconheceu alguma coisa, mas a minha GPU que limita a frequência do monitor em no maximo 75hz. "O remédio para o estomago ataca o coração"kkkk

Esses navegadores têm o mesmo motor. Experimentou o Firefox pra ver o que acontece?

Meu navegador padrão é o firefox, uso o edge como secundário pra e outra coisa. O firefox tá normal.

1 curtida

Tente usar as flags

--use-gl=egl

E a variável, talvez encontre nas flags também

LIBVA_DRI3_DISABLE=1

pior que eu não tô nem abrindo eles pq até travam o sistema.

Tal como o Windows e o sistema operacional da Apple…

2 curtidas