Olá pessoal, procurei no fórum mas não achei exatamente minha dúvida, se caso for uma pergunta repetida, peço que antes de excluí-la me informe o local que encontro a resposta. Confesso que já tive péssimas experiências com o Linux, todas as vezes que tentei usar sempre deu ruim de alguma forma, e prometi nunca mais usar… Até alguém falar algo, ou ver alguma notícia e dar vontade de tentar de novo… Sempre fui curioso e #NaoDesistoNunca
Dito isso, meu problema é que tenho um notebook DELL Inspiron 3421 já antigo, e que no ano passado coloquei um SSD de 250GB no qual instalei meu Windows 8.1, e o HDD que veio de fábrica coloquei no lugar do CDROM pra colocar todos meus arquivos, dados, fotos e etc.
Já tentei seguir alguns vídeos do Diolinux e da última vez, ele instalou mas deu ruim. Resumidamente, ele instalou no meu HDD (e não tinha percebido) e não mais conseguia abrir mais nenhum OS. Quebrei a cabeça até que consegui usando um CD antigo de W7 recuperar o boot do Windows seguindo uns vídeos no YT.
Agora estou tentando novamente, com o Ubuntu 20, mas o fato é, quando ele inicia pelo pendrive, e vou instalar o Ubuntu, escolho para “instalar junto ao W8”, mas ele não encontra meu SSD, apenas aparece a opção para instalar no HDD (dos arquivos). Como na imagem https://bayfiles.com/MeH4ifn7uf/IMG_20210327_173106_jpg
Se tento instalar seguindo um vídeo, particionando manualmente (em instalação avançada), ele tbm não funciona e dá o mesmo problema anterior (de nenhum OS iniciar). Minhas partições são essas: IMG_20210327_173129.jpg - BayFiles
Já tentei mudar no setup para Legacy ou UEFI mas em ambos o problema é igual. Alguém saberia dizer como posso conseguir instalar o W8.1 e o Ubuntu no mesmo SSD em dual boot? Tenho que formatar tudo? O que faço?
Obrigado qualquer retorno!