Porque eu uso o KDE Plasma em meu computador (Em qualquer distro)

Parece ter apelo o suficiente para vir embarcado nos OEM com Manjaro e até no Steam OS 3.

Ah sim, porque o usuário doméstico conhece bastante o Manjaro e o Steam OS, só se fala disso atualmente.

Não creio que seja isso. Das opções com Linux embarcado no mercado atualmente, as mais famosas são o Pop OS, que modifica o Gnome substancialmente, Endless OS, que nem parece mais o Gnome com tanta coisa que mudaram, Slimbook OS que também modifica o Gnome, o que apresenta um padrão. Gnome não é comercialmente viável puro e seco. Mas Manjaro, mesmo tendo XFCE como carro chefe, tem a versão com Plasma para as OEM, e o Steam OS 3 usa Plasma por ser muito mais amigável para manter um ambiente de desktop imutável a longo prazo por ser completo e familiar. Lembrando que Steam tem a maior base instalada justamente no Windows, então o quanto mais familiar, melhor. Tornar o Gnome familiar é um tiro no pé já que ele é diferente por padrão e criar um fork ou extensões para ter o mesmo resultado é desnecessário com o Plasma já sendo tudo isso, então escolher o Gnome não faz sentido. Filosofia é irrelevante a esse ponto.

2 curtidas

É forçada de barra pôr que KDE Plasma é ambiente gráfico “para nerd que curte fazer mil customizações”. O Plasma padrão é um desktop prático por si mesmo. E os responsáveis por cada sistema podem deixá-lo ainda mais prático, a exemplo do que vemos no Regata OS e no BigLinux, que são projetos com foco na experiência do usuário e que se propõem a facilitar as coisas para o público em geral.

3 curtidas

Mano, eu curto muito o que foi feito no Big e no Regata. A vez que eu instalei o Regata, eu quase bati palmas. Loja pra lá de bonita e apresentável, veio com o Wine-staging pré instalado para quem quiser rodar certos programas Windows. E o Big, então, quando eu soube dos esforços para torná-lo amigável até para máquinas antigas sem deixar de ser bonito, layout alternativo com Latte e até integração com apps Android com Waydroid, na hora eu quase olhei para Ubuntu, Fedora e openSUSE e disse “O que vocês tem a oferecer em troca?!”

Quando Big estiver pronto para o “Big Time”, eu mesmo faço as propagandas!

1 curtida

Reza a lenda que no Windows 12 você não vai poder utilizar outros navegadores além do Edge. :flushed:

Você sabe se nessa versão eles irão buscar simplificar o menu de configurações? É apenas por esse motivo que não utilizo o Plasma.

Na verdade o carro chefe do Manjaro é o Plasma. (eu acredito que seja)

Não saberia dizer se vai sair nessa versão em específico mas eu vi várias discussões em como reorganizar os KCM de uma forma que faça sentido e não seja confuso. Eu mesmo já cheguei a fazer isso com alguns deles e é até simples de fazer. Agora é tirar tempo para fazer isso de uma forma que conforme com o que a comunidade quer ao invés de ser arbitrário. Dizer que quer ser organizado é uma coisa mas todos concordarem em uma forma é outra estória.

Pelo que pude ver, parece que o XFCE ainda é a primeira. Mas não duvido que isso esteja mudando dado como é a spin de preferência deles para as OEM.

1 curtida