Por que usar o Slackware

Achei um tópico no Viva o Linux com esse nome, onde o autor mostrava um post de 2008 onde falava sobre esse assunto, achei interessante mover pra cá. Então, aqui está:

Lembrando: É de 2008.

"Salve!

Sempre que me perguntam qual distribuição Linux que uso, eu respondo Slackware. Nessa hora, as pessoas têm várias reações diferentes, mas três delas são as mais comuns:

• Não entendi, usa o quê ?
  • Eita, Slackware ? Você é louco, meu!
  • Slackware ? Nunca ouvi falar…

A partir daí, cada um fala uma coisa. Uns dizem: “pára meu, <> é mais fera e tal porque ela tem o pega-pacote que gerencia dependências e tal.” Ou então: “aah, Slackware não é estável. A distro <> é melhor, pois ela tem o <> SuperEstável Edition com o Kernel 2.2 que é super testado e tal.

As vezes até compensa falar que no Slackware é o administrador que informa o que deve ser feito, como vai ser feito, tudo de forma simples, estável e sem frescuras. Mas tem horas que é melhor deixar quieto, pois tem cada um viu …

Como a intenção não é falar mal das outras distros, vou tentar mostrar alguns pontos bons do Slackware:

1. Nome
    Slackware: Slack = Preguiçoso
    O nome já diz. Você é quem manda! Ele não faz nada além do que você pede.

2. Instalador
    Nada de telinhas gráficas em 3D com várias imagens e resolução minima de 1024×768 com 32bits de cor. No Slackware, o instalador é em modo texto, porém, auto-explicativo, de fácil entendimento e não dá erro de instalação no meio do processo!

3. Gerenciador de boot
    Nada contra o Grub, mas o Lilo que é default no Slackware, é o mais fácil de customizar e colocar para funcionar. Sem prompt, sem instalação problemática.

4. Kernel
    O kernel padrão do Slackware é preparado para rodar em máquinas iguais ou superiores à um 486!! Na versão 10.0, o padrão era 386! Ou seja, roda em qualquer tipo de máquina sem frescuras.

5. Sistema de inicialização
    O Slackware usa o padrão de inicialização BSD-style. Nada contra o SysV, usado inclusive por muitas distros, mas o BSD-style realmente é ótimo!

6. O init
    Por padrão o Slackware vem com o init setado para 3. Mas mesmo vindo com esse runlevel, o sistema básico vem pronto para você logar e dar um startx. Depois você decide se vai colocar KDM/GDM/XDM(runlevel 4) ou continuar no runlevel 3. (1)

7. A organização
    O Slackware possui seus scripts de inicialização e daemons tudo concentrado num canto só. Esse reduto dos daemons e init-scripts está localizado em /etc/rc.d/ Nada de um pouco em /etc/init.d; um pouco em /etc/rc.d; e até as vezes em /etc/init.d/rc.d/ :S

8. Gerenciamento de pacotes
    Simples, direto, funcional e sem possíveis perdas de dados da base de pacotes. O Slackware usa o pkgtool para gerenciar pacotes, e entre os scripts incluidos nesse pacote estão:

installpkg pacote_a_ser_instalado.tgz
upgradepkg pacote_a_ser_atualizado.tgz
removepkg pacote_a_ser_removidotexto em itálico

aah! Mas está faltando um script para listar os pacotes instalados!!
Calma! Esse é um script super complexo de usar! Eis o ouro:

$ ls -lah /var/log/packages

Se você quiser fazer uma busca por algum pacote em especifíco:

$ ls -lah /var/log/packages | grep nome_do_pacote

1. Resolução de dependências
    Isso que é o melhor! Sem ferramentas obrigando você a instalar coisas desnecessárias, ou até remover coisas que não é para remover.

3 pacotes a baixar(mysql-pedacinhoA, mysql-cliente, mysql-pedacinhoB); 2 pacotes para atualizar(alsa-lib, kdebase-tecoA); 1 pacotes para remover (kernel-ide)

Você baixa o pacote em tgz e instala. Se ao tentar rodar a aplicação, ocorrer um erro, você pega o nome da lib faltante e faz o download dela também. Simples e totalmente funcional.

Mas hoje, há para o Slackware um pacote que gerencia os pacotes instalados e resolve dependências. Um chama-se swaret, outro, slapt-get e o outro, slackpkg criado pelo Piter Punk.

Você pode usar qual quiser, mas se tiver problemas, pelo menos no caso do slackpkg seu e-mail informando o problema ao desenvolvedor, poderá ser em português :stuck_out_tongue:

1. As aplicações vivem em paz com o Slackware
    O Slackware vive num ambiente de paz e harmonia com seus aplicativos. Nada de forks para aplicações rodadem sobre uma distro X, nada de segmentation fault pois o pacote que você baixou do site oficial não tem aquele patch que a distro Y usa. No Slackware, você pode baixar os pacotes dos sites oficiais, compilar e gerar seu próprio tgz para manter um sistema totalmente organizado. (2)"

Esse é o link para o tópico do Viva o Linux:

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Off-Code-Cafe/Por-que-usar-o-Slackware

O link da postagem original mesmo, está aqui:

5 curtidas

pq trazer um post de 2008? HAHAHAH

Em se tratando de Slackware continua bem atual.

3 curtidas

A publicação é de 2008, e a última atualização do Slackware foi em 2016, e mesmo que sejam 8 anos de diferença, e pela filosofia dele, não deve ter mudado praticamente nada

3 curtidas

Slackware é uma boa distro para quem realmente quer aprender mais sobre linux já que a pessoas tem que fazer praticamente tudo na unha desde a instalação assim acaba aprendendo como funciona o SO

A versão 15 esta em desenvolvimento, mas deve demorar para vermos uma versão final.

A versão 15 já está em beta. Tudo indica que a final provavelmente saia ainda este ano. Mas de qualquer forma sempre tem a “current” pra quem deseja um sistema mais atualizado.

não só aprender mais né, dissecar o Linux

1 curtida

https://www.kernel.org/

O “current” está ótimo pra usar, funcionando direitinho e bem atualizado. Vale muito a pena testar e o Slackware nem é tão difícil de instalar como falam, só é diferente.
Só como exemplo, pra quem usa KDE ele já conta com a versão 5.21.4 e o kernel é o 5.10.32.

1 curtida

Slackware é que nem Gentoo: Depois que você se apega ao sistema, você fica apaixonado por ele.

1 curtida

Correção: depois de sofreres para configurá-lo, não irás trocá-lo nem que te paguem.

Ainda mais o Gentoo, fico imaginando quanto tempo levou para compilares tudo em tua batata mais conhecida como laptop :joy:

1 curtida

Isssso meu jovem.

Foi pouco tempo, só uns 2 dias, mas foi pouco

O meu demorou 85 horas.

3 dias, depois dessa até me motivei.

PS: A minha resposta anterior foi sarcasmo, demorou à beça.

Não é a toa que tenho ele no HD secundário, mas, estou passando por um problema nele, o mouse e o teclado não ligam. Mas só uso ele caso eu fique sem sistema no HD principal. E talvez seja um problema temporário.

Espero que meu notebook saia antes, não consigo imaginar meu computador atual com o 15. :joy:

(Sei que o current é praticamente o 15, mas a diferença é que o Current atualiza todo dia, já o 15 quando lançarem vai ser estável como o 14 é.)

1 curtida

E aí serão mais alguns anos… :joy:

1 curtida

Se lançassem a cada 5 anos, teríamos o 16 em 2027, falando assim parece demorar demais. :joy:

1 curtida

Mas, o fato deles demorarem para lançar é bem importante, porque tipo, como atualizam todo dia, em algum momento vão escolher aquelas determinadas versões pra colocar na versão estável e assim o 15 será lançado. Confuso? Eu sei.

1 curtida