Por que todo mundo está migrando para Linux?

Cada vez mais vemos conteúdos sobre Linux feitos por pessoas que não falavam sobre isso. Somado ao crescente número de usuários, investigamos por que mais pessoas estão migrando para Linux.

11 curtidas

No meu caso é privacidade. Estou fazendo testes e etc. e logo migrarei.
Além disso não estou satisfeito com essa onde de IA integrado em tudo, utilizando mais recursos e de olho em tudo que fazemos

Essa migração, fiz faz tempo.
Em 2005, com a extinta distro Mandrake.

1 curtida

Eu uso linux desde 1998, mas o meu primeiro contato foi com o Slack, em 1994. Tinha um colega do banco Meridional que conhecia bem linux e me mostrou o Slack rodando numa estação de trabalho. Desde então eu me interesso por software livre e, principalmente, por Linux.

1 curtida

Estão migrando pois está muito fácil! “No meu tempo” tinha que instalar lendo o manual de instruções com 400 páginas e sem internet!

4 curtidas

Sou parte desse povo aí insatisfeito com a obrigacao de mudar pra Win 11 (e para tal teria que comprar novo Comp e ainda por cima essas coisas de ia…)Há mais de 10 anos coloquei uma partição Linux Ubuntu no note. Depois, tive que comprar outro note e precisava de programas que só rodavam no windows. Agora com essa de win11, eu que desde que comprei o novo Comp estou querendo o Linux de volta, vou instalar de novo o Ubuntu. Curiosamente parece que está muiito mais simples que antes… Vou ter que instalar em dual boot. O trampo me obriga a usar o pacote office. Não sei se tento colocar o wine ou a máquina virtual (lembro que não achava muito confortável a VM).

5 curtidas

Lembro de instalar linux com CD de revista gringa, com internet discada e documentação em inglês quase inexistente.

1 curtida

Ontem passei o dia inteiro esperando a boa vontade do Defender de parar de explodir minha memória sem motivo aparente pra eu poder jogar!
Então assim que MS começar a encher meu saco por conta do 11 eu zarpo fora direto pro meu bom e velho Manjaro ou o incomparável Pop_OS.

2 curtidas

No meu caso eu fiquei extremamente chateado com o Windows 11. Ele sempre dava pau no Windows Update e deixava o computador sem conseguir desligar, demorando até 1:30h pra desligar. E não recebia mais atts.

Achei que fosse o hardware, troquei de plataforma de Intel pra AMD e a mesma coisa aconteceu. Fiquei chateado e depois de 10 anos longe do Linux resolvi instalar no notebook de casa. E cara, que maravilha, funciona tão bem, e muito melhor que antigamente quando usava.

1 curtida

A minha migração eu fiz em 2009, para o ubuntu,

4 curtidas

Estou pensando seriamente em estar migrando do Windows para o Linux. Atualmente estou fazendo alguns testes com o Linux Mint em uma VM, e nesta semana pretendo criar um dual-boot em meu PC, e assim, aos poucos me familiarizando com o novo SO do pinguim.
O Meu maior desafio, são alguns softwares de trabalho que utilizo no Windows, e que não abro discussão para soluções alternativas, visto que são softwares de trabalho extremamente específicos, de CAD/CAM.
Dito isso, gostaria de saber se há possibilidade de utilizar softwares do Windows no Linux? Tentei instalar o Mastercam com o Wine, mais não tive sucesso. Não sei se devo instalar alguma biblioteca especifica ou se fiz todo o processo errado.
Alguma dica?

Vou marcar alguém aqui que sei que é engenheiro e usa Linux, talvez ele lhe dê uma dica boa. @KairanD, tem alguma solução?

2 curtidas

Infelizmente não há solução ideal…

Para quem usa softwares como o AutoCAD, existem alternativas como o LibreCAD - que não são tão completas e poderosas. E, para quem depende de softwares ainda mais específicos, como o Revit, nem sequer existem alternativas.

Os softwares da Autodesk, da Adobe e de algumas outras empresas ainda são (e vão continuar sendo) a principal fraqueza no mundo das distros Linux. Para quem trabalha com engenharia, isso é uma grande barreira.

Como montei um novo computador recentemente, o que fiz foi deixar o antigo rodando Windows apenas para quando precisar usar softwares como o Revit - o que, no meu trabalho, é bem raro. Outra alternativa seria fazer dual boot (mas não sou fã).

6 curtidas

Obrigado pela indicação @SertAna
E @KairanD , muito obrigado pela explicação. De fato é lamentavel alguns softwares serem “refens” de sistemas operacionais.
Vários softwares que utilizo no dia a dia como photoshop, illustrator entre outros, ja estou procurando alternativas opens source. Porem os softwares de trabalho ja é mais complicado. Não depende apenas de mim o processo de migração para o Linux, mas o mercado de trabalho acaba exigindo alguns requisitos e experiencias em determiados softwares especificos que acabam sendo uma barreira enerme, visto que não tem suporte para outros sistemas operacionais.
Mesmo também não sendo fã do dual boot, acredito que seria opção “menos pior”
Obrigado mais uma vez

:wink:

3 curtidas

A maior razão para muitos migrarem é realmente a privacidade, principalmente nessa questão da IA e do Recall. Não sabemos se os arquivos do Recall serão locais ou ficarão na Cloud. Windows está cada vez mais integrado na cloud, então é uma coisa a se pensar. Outra coisa é o constante uso de driver de kernel pra tudo(o que me faz desistir de alguns jogos).
A pior parte de migrar é que dependendo do software, não tem uma real alternativa a ele, como o Daz Studio, por exemplo, que não tem uma alternativa Linux(blender é citado, mas não é uma alternativa).

1 curtida

Estou também nesse processo de migração do Windows para o Linux. E estou nesse processo desde o começo do ano passado, quando instalei o Linux em dualboot com o Windows.

Embora o Windows ainda seja o sistema que eu mais uso, acabei comprando um notebook apenas para usar o Linux, mais especificamente o Ubuntu. E posso dizer que me sinto mais produtivo no ambiente Gnome do que no Windows.

No meu caso, a migração está sendo mais para o ambiente em que eu mais sinto confortável de trabalhar. Ficar trabalhando mais de 10 anos com a mesma interface do Windows, cansa um pouco.

Como já foi dito, se vc está na internet, seus dados já estão sendo vendidos. Porém, existem formas de amenizar ou até bloquear quase que totalmente essa coleta de dados.

Amenizar 1% ? kkkkk Provedor de Internet coleta, Tor a maioria dos nós passam pelos EUA(pegou a referencia? espero que sim), Firewall com um monte de conexões desconhecidas(IPs de fora em sua grande maioria ou portas de escuta que vc não tem ideia por onde passa), VPN nem preciso dizer… coleta dos Logs e obrigatorio em todas existentes
No fim das contas e esforço pra NADA

1 curtida

VPN tem logs, porém algumas apagam logo. Outras nem tanto.
Firewall só vai ter conexões liberadas se vc as liberar.
Todos que foram pegos por VPN usaram VPNs não confiáveis, como Windscribe, por exemplo.
Não vi nenhum caso de VPNBook desse tipo(a que tem logs apenas por um dia).

Isso significa que grupos como Lapsus$, Lockbit, Ragnar Locker que tem especialidade em se camuflar na web com Tor e VPNs “pagas” foram pegos por mera coincidência? VPN hj não te esconde de autoridades nem se vc trabalhasse la dentro