Por que tanta gente odeia o manjaro?

Logo o suporte do win 10 vai acabar, então voltei a testar distros até encontrar uma que case com meu velho notebook, e somente a Manjaro XFCE se mostrou perfeita para isso.

Adorei a interface, simplicidade, opções, mas principalmente a estabilidade e otimização. Já havia testado outras XFCE, seja do mint ou fedora, e sempre dava algum travamento ou sensação de lerdeza… ou quando instalei o Xubuntu e todo meu painel travou e nada abria, me deu um dor de cabeça enorme…

O Manjaro mostrou ser o escolhido, mas vi muitas críticas e desavenças sobre ele, a principal sendo os certificado de SSL expirarem várias vezes, depois vem o outro lado, que defende afirmando que a própria Microsoft já fez isso, então não seria grande coisa.

Tem muita ponto para se listar, seja de quem gosta ou não gosta. Mas eu queria uma visão geral de quem entende e segue as distros, pois notei como o manjaro tem muitos usuários elogiando ele casar com o note deles, e usarem por anos. Ou pessoas que apenas instalam em um computador doméstico mesmo.
Mas não da para ignorar as críticas, vendo vídeos, costuma ser uma das distros mais odiadas e não recomendadas.

Vou baixar o Zorin os LITE e fazer uns testes, e para quem quiser saber o meu notebook:

i3 3110m, 4 ram - ddr3, intel 4000

1 curtida

Fala Matheus!

Olha eu nunca usei o Manjaro, então não posso falar diretamente dele, mas o Big Linux, distribuição de uma equipe brasileira baseada nele, é muito boa, já usei a versão principal (KDE) e a versão Gnome e me atenderam muito bem nas minhas necessidades e o bom de ser uma distro nacional é que tem o fórum deles em português.
Eles tem uma versão em XFCE, se quiser/puder testar eu recomendo.

2 curtidas

Salve! Tudo bem contigo?

Minha sugestão é que você não dê tanta importância a isso, foque nos seus testes e se a distro te atende. Opinião, cada um vai ter a sua e no final do dia, se você conseguiu fazer o que você queria (ou precisava) com o seu computador, é o que importa.

:vulcan_salute:

2 curtidas

O pessoal critica bastante devida as controvérsias com os Devs principais, o atraso dos updates que podem quebrar o sistema e conflitos do AUR com pamac tbm se inclui bastante, logo o pessoal tem uma certa raiva tbm pelo fato de no fórum deles rolar censura pra determinados assuntos

1 curtida

No meu caso, não odeio o Manjaro, mas também não uso nem recomendo. Já tentei usar o Manjaro como SO principal e por duas vezes o sistema simplesmente quebrou após atualizar. Atualizou e após uma reinicialização não voltou a ligar. Além da minha própria experiência já li relatos de outros usuários que tiveram problemas parecidos com o sistema.

Todavia, a minha experiência com o Manjaro foi há uns 3 ou 4 anos. Pode ser que esse tipo de problema não aconteça mais.

2 curtidas

Salve, @Matheus_Mendes

Se Manjaro foi a distro que lhe atendeu melhor, vale a pena investir nele.

De fato, muita gente gosta do Manjaro. – Muitos usam o Manjaro, ficam satisfeitos – e recomendam para novos usuários.

Eu não costumo recomendar Manjaro para novatos em “Linux”, porque a gente nunca sabe se o novato tem disposição para ler, pensar, aprender – ou se só quer moleza. – Manjaro às vezes “quebra”. É fácil consertar… desde que você leia as mensagens de erro com atenção, selecione as palavras-chave mais relevantes, e faça uma busca no Google.

O Manjaro torna tudo muito fácil para o iniciante. – Fácil para fazer todo tipo de coisas – inclusive, quebrá-lo.

Ele facilita instalar um monte de pacotes do AUR. – Mas ele “segura” as atualizações dos pacotes “oficiais” do Arch Linux. – E como não pode segurar as atualizações do AUR, acabam acontecendo conflitos com os pacotes “oficiais” desatualizados.

Aí, pode “quebrar”.

Eu instalei o Manjaro em 1º Janeiro 2017 – sem saber nada do mundo Arch, e sem ter nenhuma experiência com o mundo Arch. – Fiquei maravilhado com ele. Veja aqui.

Quebrei o Manjaro 3 ou 4 vezes, em poucas semanas. – Veja aqui um exemplo. – Você não vai encontrar problema “igual”, pois isso foi 8 anos atrás… Mas veja se você está disposto a pesquisar problemas desse tipo, ler, pensar, e consertar.

Continuei usando o Manjaro por 6 meses – e só deletei, depois que instalei o Arch Linux. – Achei que bastava ter 1 dos 2, então eliminei o Manjaro.

Uns 4 anos atrás, voltei a instalar o Manjaro – só para “ver” como andavam as coisas. – Veja aqui.

Dessa vez, não quebrou, porque já aprendi a usar o AUR com moderação. – Instalei em Abril 2021 e deletei em Dezembro 2024, ainda sem nenhum grande problema. Nenhum desastre. – Instalei só alguns pacotes indispensáveis do AUR.

Também tenho hábitos “organizados”. – Primeiro, eu atualizava os pacotes “oficiais”, pelo comando pacman. – Só depois, eu atualizava os pacotes do AUR, pelo comando pamac.

(Continuo fazendo assim no Arch Linux, que ainda mantenho).

Se os links forem úteis, boa leitura!

2 curtidas

experimentei o manharo e tenho apenas 3 restrições:

1. não configura UEFI automaticamente, o que já devia estar resolvido há séculos

2. atualuzações quebraram minga distro, algom impensável pois uso o nobo no trabalho

3. acho que ainda usa grub, que pra mim já devia ser substituído pelo systemd

de resto, vai de boa.

Odiar seria uma palavra muito forte nesse caso, o que acontece e já presenciei inclusive aqui é a galera cometer a pataquada de ficar recomendado Manjaro para iniciantes o que não é nenhum pouco recomendado ainda mais sendo uma distro rolling release onde os próprios devs fazem bagunça nos repositórios e os novatos apanham muito ao manusear e tentar resolver certos problemas da distro, então, acaba sedo alvo de muitas críticas.

1 curtida

Sou suspeito para falar, mas o Manjaro NÃO É DISTRO PARA INICIANTE e nenhuma distro Rolling Release deveria ser, justamente por haver problemas em atualizações do qual exigem intervenções ocasionais. É primordial ler os anúncios oficiais de atualizações nos fóruns das distros antes de qualquer update!

Depois de 4 ou 5 anos, meu Manjaro quebrou e não deixei um método ativo melhor de Rollback para updates (recomendo deixar o Timeshift ou Snapper sempre ativo) e mesmo gerando novos initramfs, instalando kernels, configurando mkinitcpio, subindo modprobe e hooks não consegui restaurá-lo dessa vez (uma pena).

Eu usava EXT4, mas o BTRFS é melhor para se ter snapshots (basta um sudo snapper --config root rollback) e sub volumes onde se pode voltar facilmente para versões anteriores de alguma atualização ou quebra (isso é primordial nessas distros!). Tenho um notebook com Archlinux + BTRFS e estou pensando ou pular de vez ao Arch, como nos velhos tempos, ou reinstalar o Manjaro na minha máquina principal mas agora em BTRFS… Estou dividido.

O Manjaro melhorou muito nesses anos, mas cabe atenção e cuidado de uso. AUR é problemático demais até mesmo para o próprio Arch Linux que quebra se não tomarem cuidado (mudou a versão do python? Segure-se que vai quebrar um monte de pacote no seu sistema AUR!). Recomendo sempre Flatpak por isolar os pkgs em “containers” para não afetar o sistema. Falta mais testers e melhorar a equipe de devs do sistema que se renovaram em muito esses anos!

Já existe uma versão imutável, em teste, do Manjaro que traz uma camada a mais de segurança contra essas quebras, mas continua em desenvolvimento.

Enfim, estejam preparados e conscientes que distros rolling releases podem gerar incompatibilidades e quebras ocasionais muito pontuais (e até previstas!)

2 curtidas

Quando fui testar instalei atualizei e quebrou, kernel panic. Nunca mais tive vontade de usar

1 curtida

Tem vários, um deles foi por duas vezes derrubar o AUR

1 curtida

O gerenciamento do kernel era um problema.

Simplesmente ao atualizar quebra o sistema. Não sei como está hoje.

Problemas com aur, pamac é bom, mas não gerencia bem o aur

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.