Logo o suporte do win 10 vai acabar, então voltei a testar distros até encontrar uma que case com meu velho notebook, e somente a Manjaro XFCE se mostrou perfeita para isso.
Adorei a interface, simplicidade, opções, mas principalmente a estabilidade e otimização. Já havia testado outras XFCE, seja do mint ou fedora, e sempre dava algum travamento ou sensação de lerdeza… ou quando instalei o Xubuntu e todo meu painel travou e nada abria, me deu um dor de cabeça enorme…
O Manjaro mostrou ser o escolhido, mas vi muitas críticas e desavenças sobre ele, a principal sendo os certificado de SSL expirarem várias vezes, depois vem o outro lado, que defende afirmando que a própria Microsoft já fez isso, então não seria grande coisa.
Tem muita ponto para se listar, seja de quem gosta ou não gosta. Mas eu queria uma visão geral de quem entende e segue as distros, pois notei como o manjaro tem muitos usuários elogiando ele casar com o note deles, e usarem por anos. Ou pessoas que apenas instalam em um computador doméstico mesmo.
Mas não da para ignorar as críticas, vendo vídeos, costuma ser uma das distros mais odiadas e não recomendadas.
Vou baixar o Zorin os LITE e fazer uns testes, e para quem quiser saber o meu notebook:
i3 3110m, 4 ram - ddr3, intel 4000