Por que os vídeos, quando reproduzidos no VLC, ficam com esta aparência?

Olá, colegas!

Todos os vídeos que eu reproduzo no VLC tem essa aparência estranha, parece até que eu botei um filtro de imagem de televisão antiga ou algo assim.

Eu tive esse problema há um bom tempo atrás quando eu usava o KDE Neon. Algumas atualizações depois e o problema sumiu. Hoje, tenho de novo o problema após trocar pro Kubuntu.

O que fazer?

Tente (re)instalar codecs ou verifica se o vlc está reproduzindo em formato 1080P e não 1080i (entrelaçado). Pode ser algo do tipo.

Amigo, postei sobre esse problema aqui hoje, caso encontre uma solução, por favor me comunique.

E como eu vejo essa questão da reprodução?

Aperta D com o vídeo aberto, ele vai ativa, desativar ou colocar em automático, aí verifica se muda alguma coisa.

Não mudou nada. :confused:

Bom, sobre os codecs, acho que não vai adiantar reinstala-los. Eu não fiz modificações, só deixei a distro instala-las pra mim, entende?

Aproveitando o tópico do colega sobre o VLC, eu utilizo a versão em Flatpak e tenho notado alguns engasgos na parte de som (a imagem rola normalmente) em arquivos .mkv. Alguém já se deparou com problema parecido?

Uso o Ubuntu 20.04.

Particularmente, eu deixei de utilizar o VLC devido aos incontáveis problemas que tive com ele. Tente utilizar o MPV e veja se o mesmo ocorre.

1 Curtida

Segui sua indicação e fui testando esses últimos dias, instalei o MPV/Celluloid via PPA e o desempenho geral foi outro. Muito melhor na minha opinião que o VLC.

1 Curtida

Não isso vc, mas vou ver qual a configuração de vídeo padrão…

Talvez tenha que mudar…

Quando puder retorno com as imagens aqui

Até

1. Abra o VLC
  2. Pressione Crtl P
  3. Vá até a aba vídeo
  4. Em saída selecione “Saída de vídeo XVideo (XCB)”.

Verifiquei na minha instalação e o problema também ocorria. Investiguei e cheguei a conclusão (no meu caso) que o vlc usa aceleração de vídeo quando disponível. A saída de vídeo usada é VDPAU quando disponível.

Porém a implementação do VDPAU com driver AMDGPU não é muito boa. Quando recompilei o vlc sem suporte a VDPAU, o problema sumiu.

Pra quem usa o pacote binário da própria distribuição, a solução é a apresentada pelo @denielt , ou seja, mudar o padrão de saída de vídeo para XVideo.

3 Curtidas