Fico observando, existem ocasiões em que uma simples pequena atualização rotineira demora uma eternidade.
Fala aí rapaz tudo bem ?
Se liga no Peppermint
Até o windowsXP as atualizações do update era dividido por etapas como se fossem em torrent, um único arquivo de 300mb era dividido por 5 ou mais dependendo das atualizações mas agora a galera pergunta: Por quê é assim ?
Simples… por causa da conexão com a internet. A microsoft limita a largura de banda da rede para que o update trabalhe em segundo plano em atualizações do sistema para não comprometer a rede geral do usuário. A microsoft sabe que o usuário pode está no youtube ou na Netflix usando a rede ou seja ela reservou uma parte da conexão para os updates em 20% enquanto que o usuário usa os 80% restante.
Resumo.. Até no windowsXP os updates era divididos como se fossem em torrent mas em sistemas modernos eles recolhem apenas 20% da internet para o sistema fazer os updates.
O Android é um pouco diferente.
Vamos supor que você tenha 10 programas para atualizar, se você clicar no “Atualizar Tudo” aí o bicho demora mesmo kkkkk ao “atualizar tudo” ele vai checar os 10 programas um por um como se fosse uma espécie de “ScanAPP” para depois começar o download e a partir daí ele faz o download de todos os programas baixando 3 updates por vez o que pode demorar bastante ainda mais quando ele estiver no “Instalando” e baixando os updates no outro APP ao mesmo tempo. Aí rapaz já sabe né kkkkkk
Eu uso o modo manual no android
Eu baixo as atualizações um por um em ordem progressiva no tamanho dos arquivos.
Exemplo:
3 App..
Google> 5MB
Diolinux> 7,8MB
Github> 12MB
por experiencia e observação, eu diria que tirando algumas poucas atualizacoes menores, o que a que o windows faz é baixar uma imagem inteira do sistema e aplicar na máquina em questão.
algumas atualizações são 4 ou 5 GB para baixar, e o pior é que eles nem usam toda a velocidade de internet que você tem, exmplo mesmo que tua internet seja 500GB eles ficam baixando igual modem de 56kbps, leva horas para baixar e depois igualmente leva horas para aplicar as atualizações… e o computador vira uma tartaruga, praticamente impossivel de usar
são horas baixando as atualizações, horas fazendo o backup e criando o ponto de recuperação do windows antes de atualizar, e depois horas fazendo as atualizações
na minha humilde opinião a Microsoft erra feio nesta parte
as distribuições Linux neste ponto são muito mais eficientes, mesmo quando se vai mudar de uma versão para outra, é muito mais rápido do que as atualisações do windows.
Eu penso que as atualizações do Windows quase sempre são mais lentas do que as do Linux, não só “às vezes”… O que também chama atenção é que não é tanto uma diferença na duração do processo de atualização em si, mas sim no “downtime” a cada atualização. Assim, no Windows, as atualizações ocorrem durante o shutdown e no boot seguinte, com aquela famosa frase na tela “aguarde, atualizando”, ou “não desligue o computador”, algo que raramente é necessário no Linux, pois nele as atualizações vão sendo instaladas em segundo plano enquanto você continua fazendo uso normal do sistema. Enquanto os gerenciadores de atualização (ou comandos de terminal equivalentes) do Linux conseguem instalar a maioria das atualizações sem interromper o uso do sistema, grande parte das atualizações do Windows exigem a parada do sistema (desligamento), já que aparentemente este sistema é incapaz de substituir ou atualizar arquivos, bibliotecas ou programas essenciais e que estejam em uso pelos serviços ou programas em execução no sistema. No Linux, praticamente só há necessidade de reiniciar o sistema após instalar uma kernel atualizada (caso deseje usá-la) ou atualizar a libc (biblioteca fundamental do sistema). Outra diferença é a geração de um backup do sistema para eventual rollback das atualizações, i.e., quando as atualizações causam problemas e você precisa desfazê-las voltando o sistema no tempo para um estado anterior à atualização. O Windows comumente opta por “criar um ponto de restauração” concomitantemente com a atualização, enquanto isso não ocorre no Linux. O Linux Mint, por exemplo, vem por padrão com o Timeshift, que faz o backup das partes essenciais do sistema em momentos distintos das atualizações, sem prolongá-las por conta do backup como faz o Windows.
Em relação à demora entre a descrição de uma vulnerabilidade de segurança (CVE) ou falha de sistema (KB no windows, ou bugs no Linux) e a efetiva atualização, acredito que tanto o Windows quanto o Linux disponibilizem suas atualizações de forma satisfatoriamene rápida, sem muita diferença. A diferença é que no caso do Linux o usuário tem controle total sobre se e quando deseja instalar as atualizações, enquanto no Windows o usuário não tem sossego enquanto não aceita reiniciar o sistema para que elas sejam instaladas (o Windows mostra mensagens repetidas alertando para a necessidade de instalá-las e às vezes até força o reinício da máquina sem consentimento explícito do usuário).
Em relação ao Android, mas na minha experiência as atualizações deste sistema de dispositivos móveis ocorrem de maneira muito similar à do Linux, ocorrendo de forma granular, independente, em pequenos pedaços (cada aplicativo ou biblioteca). O reinício do celular é necessário com alguma frequência, não necessariamente apenas quando ocorrem atualizações, supostamente para “otimizar o funcionamento do sistema” (imagino que com um uptime mais longo, os programas comecem a acumular resíduos ou falhas espúrias, que são removidos num reboot). Mas atualizações maiores (i.e. novas versões do Android ou do OneUI) também requerem o reinício do celular, mas isso nem de perto se compara com os aborrecimentos de ficar olhando aquela tela do Windows desligando e reiniciando (especialmente num Notebook, que você só quer desligar no final de um longo dia de trabalho para voltar para casa…).
Na minha experiência com Windows, depois que coloquei SSD, todas as atualizações foram rápida. Geralmente demora no máximo uns 10min entre instalar atualização e reiniciar. Isso que atualizo com frequencia. Acho que caso fique um tempo sem atualizar, as atualizações vão acumulando e aí quando atualizar, vai baixar um pacote grande.
Tudo bem. Muito interessantes esses detalhes.
Minhas impressões são exatamente as mesmas que as suas.
No Windows sempre é um exercício de paciência (e coragem) realizar atualizações, principalmente, para quem usa notebooks, tanto que, às vezes, é necessário até calcular o seu tempo disponível, porque a demora em baixar, instalar e reiniciar o sistema pode comprometer muito do seu tempo, quando você não o tem disponível.
Não penso que seja uma coisa essencialmente de hardware ou internet, apesar de claro, isso ter algum percentual de influência, tanto que, por vezes, mesmo em máquinas “parrudas” e com alta velocidade de conexão as coisas podem demorar, penso que seja muito mais uma questão de software, de como as coisas funcionam em 2º plano no sistema operacional.