Por que o terminal é ainda tão utilizado? 

image

Algumas pessoas podem pensar que o terminal é uma forma antiquada de se usar o computador, no entanto, por que o terminal é ainda tão utilizado?

Saiba mais acessando:

Qual é a sua opinião? Comente abaixo :smiley:

1 curtida

pq é muito mais fácil gerenciar tarefas no terminal, por inexistir programas gráficos para várias funcionalidades, como gerenciar o systemd, NFS, samba etc. as únicas distros que resolvem parcialmente o problema - pelo que já usei - são as herdeiras do mandrake/mandriva, o antigo mandrake control center.

eu instalei e configurei o privoxy + ziproxy no meu NoBo e tem de se fazer tudo na mão. não há ferramenta gráfica para gerenciá-los. e o terminal permite uma “capilaridade” impressionante. vc configura detalhe-por-detalhe do que precisa. veja, abaixo, meu arquivo de configuração do ziproxy:

Port = 8080
Address = “127.0.0.1”
OnlyFrom = “127.0.0.1”
NextProxy = “127.0.0.1”
NextPort = 8118
AccessLog = “/var/log/ziproxy/access.log”
#
# configurações extras em GitHub - nrbrt/ziproxy: ziproxy 3.3.1
ConnTimeout = 60
MaxSize = 1048576
ProcessJPG = true
ProcessPNG = true
ProcessGIF = true
ProcessHTML = true
ProcessCSS = true
ProcessJS = true
ProcessHTML_CSS = true
ProcessHTML_JS = true
ProcessHTML_tags = true
ProcessHTML_text = true
ProcessHTML_PRE = true
ProcessHTML_TEXTAREA = true
ProcessHTML_NoComments = true
PreemptNameRes = false
AllowMethodCONNECT = true
OverrideAcceptEncoding = true
MaxUncompressedGzipRatio = 2000
MaxUncompressedImageRatio = 500
LosslessCompressCTAlsoXST = true
Gzip = true

Em qual programa gráfico eu poderia configurar cada detalhe destes, refinar, polir, experimentar? isso só o terminal permite!

Você pode fazer as mesmas configurações usando um editor de textos gráficos, acessando o arquivo via SSH montado no Nautilus. :wink:

Uma das belezas de um sistema operacional flexível é que sempre tem mais de um jeito de conseguir o mesmo resultado.

:vulcan_salute:

1 curtida

mas aí é uma adaptação. não existe um programa gráfico específico, como nos *exe do windows. até abrir tudo isso eu vou na tela preta que é mais fácil. mas todo o procedimento é mais complicado. pro ziproxy, é adicionar uma linha, reiniciar o systemd e ver se e como funciona. abrir a configuração, alterar e reiniciar o systemd novamente. vc tem uma capilaridade excelente mas não tem almoço grátis.

1 curtida

Bom, o Vim/Nano ou outros, também não são específicos para isso. :wink:
Entendo, só estava brincando para ilustrar um ponto.

:vulcan_salute:

1 curtida

Até existem, mas a única que me vem à mente no momento é o YaST. Enfim, na minha concepção, este fenômeno não se dá por não existirem ferramentas para tais propósitos, mas sim por as ferramentas CLI serem simplesmente mais rápidas e eficientes. Você pode dar uma instrução em uma linha que faz o que demandaria cliques em 5 páginas e alguma digitação em caixas de contexto.

2 curtidas

Meus motivos:

1. Hábito
  2. É mais rápido
  3. Se der erro em algo, é exibido o erro no terminal, tornando-se mais intuitivo a busca na web por solução. Já nos instaladores gráficos, muitas vezes avisa que não pode instalar por erro, porém não exibe detalhes do erro.
1 curtida

1 - Em 99% dos casos…

2 - Porque no Terminal você “vê” mensagens de saída detalhadas.

Já me aconteceu de o “notificador de atualizações” (aquele que, “basta clicar”) do openSUSE travar por longo tempo, e eu não sabia se tinha acabado, ou o que estava acontecendo, nem o que fazer para sair daquela enrascada.

No Manjaro, também tive vários desastres durante atualizações, em 2017 – usando o Octopi, em que habilitei o AUR “com um clique” – e depois eu não sabia a causa, nem como resolver.

Meses depois, eu já tinha me acostumado a fazer as atualizações por comando no openSUSE, no Arch, Mageia etc.

3 - Porque pelo Terminal você pode “montar” 1 aplicativo para, literalmente, qualquer tarefa possível ou imaginável – e isso é exatamente o que os “aplicativos GUI” fazem. – Só que os “aplicativos GUI” são poucos (em comparação), e são limitados.

E nem é que eu use tantos comandos, o tempo todo – exceto o speedtest-cli, ou o yt-dlp, ou para instalar e atualizar pacotes. – Mantenho sempre aberto um TXT onde vou anotando todos os comandos, principalmente os mais complicados, que me custaram algum tempo para compor e testar, como o sed, o awk, o ffmpeg etc.:

4 - E vários outros motivos já citados pelos colegas. – Upgrade de versão do Fedora, do KDE Neon etc., por exemplo, não tem jeito…

a resposta pela qual o terminal ainda é tão utilizado, é a mesma resposta pela qual as pessoas ainda escrevem código… Claro, algumas pessoas se acostumaram a usar o terminal no seu dia a dia, mas a verdade é que o terminal é uma ferramente mais poderosa que interface gráfica em diversas aplicações profissionais.

Por qual motivo vou gastar recursos preciosos e caros em um container instalando uma interface gráfica, como eu vou automatizar a orquestração de milhões de ambientes de negócios dos mais diversos tipos? Terminal

O dia que o terminal morrer de vez, vai ser o dia em que o poder de uma gramática, sintaxe e idioma deixarem de existir, e isso nunca vai acontecer, porque com a linguagem podemos expressar coisas que não podemos expressar em uma interface gráfica.

2 curtidas

Porque depois que se utiliza terminal é um caminho sem volta :rofl: :rofl: :rofl:

Confirmo!

Alguns softwares tbm veem bem adaptado em CLI tbm, ai a exigência do terminal e maior, comparado com os mesmos softwares pra Windows e desanimador tem horas
Isso explica muitas reclamações sobre migração pro software livre