Por que as pessoas dizem que o Fedora e um Ambiente de testes do Red Hat Enterprise Linux?
- Sim, eu acho.
- Não acho.
0 votantes
Por que as pessoas dizem que o Fedora e um Ambiente de testes do Red Hat Enterprise Linux?
0 votantes
Por causa disso
o projeto Fedora é a distribuição upstream (do jeito que os desenvolvedores dos pacotes usados enviam, sem nenhuma modificação) da comunidade do Red Hat® Enterprise Linux. Seu principal patrocinador é a Red Hat, mas milhares de desenvolvedores sem nenhuma filiação conosco contribuem com o Fedora. Isso faz do projeto o lugar perfeito para testar funcionalidades que serão eventualmente incorporadas ao Red Hat Enterprise
Sim, o Fedora é um dos ambientes de testes da Red Hat, porque eles mesmos deixam isso claro. Não acho isso um problema, pelo contrário, mas cada um com suas preferências. O Fedora Workstation oferece uma experiência, como o próprio nome diz, para estações de trabalho, um sistema por si só. Quando alguns pensam em “ambiente de testes”, imaginam um lugar/algo completamente desorganizado, sem pé ou cabeça, mas o Fedora é o completo oposto disso e isso é algo que admiro no projeto, boas inovações/tecnologias bem implementadas.
Há controvérsias, hoje o epel é o ambiente de testes do rhel, nem tudo do fedora rawhide vai para o epel que serve de base para o rhel e o centos, e mesmo se for tendo uma base sólida porquê não?
A comunidade fedora não é composta somente pela Red Hat muitos contribuidores não tem vínculo com a Red Hat, então é complicado dizer que o fedora se resume a um ambiente de testes, e se for está dando banho em muitas que estão por aí.
O que e esse EPEL?
É um repositório com pacotes extras voltados pro lado Enterprise ss for usar a definição de base ao pé da letra, não dá pra dizer que o epel é base pro RHEL porque pra usar no próprio RHEl vc precisa adicionar outro repositório o “Optional”
Segundo o FAQ do EPEL:
Por que o Projeto Fedora está patrocinando a EPEL?
Um grande número de contribuidores e usuários do Fedora e Enterprise Linux deseja trabalhar dentro do Fedora para fornecer esses pacotes.
O Projeto Fedora é um usuário de pacotes EPEL dentro da própria infraestrutura do Fedora. O Projeto Fedora está em uma posição de conhecer a dor de não ter um software desejado incluído na distribuição RHEL, e também uma posição única para fazer algo a respeito. Embora RHEL seja derivado do Fedora, apenas um subconjunto de pacotes derivados do Fedora com suporte comercial está incluído na distribuição RHEL. Ao patrocinar o projeto EPEL, os contribuidores e usuários do Fedora ganham de várias maneiras.
Resumindo muito:
O Fedora serve de laboratório de testes para uma porrada de pacotes, desses uma parte vai formar o RHEL e a outra parte o EPEL
E qual distribuição .rpm você recomenda?
Nenhuma, não gosto do conceito usado para repositórios usados por praticamente todas as distros RPM