Alguém faz idéia do por que, o Elive tem essa peculiaridade, de só disponibilizar versões estáveis de 32 bits, sendo que nas versões betas, há imagens de 64 bits?
https://www.elivecd.org/download/
Não me parece que essa estratégia faça muito sentido, só se no futuro, eles pretendam migrarem em definitivo para 64 bits e estão apenas fazendo testes HÁ ANOS com as versões de x64.
Considerando que a versão estável dessa distro é baseada no Debian 7 (que saiu de suporte há mais de 4 anos) e usa um kernel LTS que saiu de suporte há mais de 2 anos, eles realmente devem ter um time minúsculo que não consegue avançar na estabilização da distribuição. Parece o Slackware antes de sair o 15.0.
Ao menos os betas ainda saem rotineiramente.
Olá!
Também tem a questão do mantenedor. Parece que o responsável trabalha com uma rotina bastante estável mantendo por perto suas soluções legadas particulares e nesse ponto ele homologa tudo em 32bit, mas certa vez li que depois de bom tempo ele estava voltando cada vez mais a atualizar e por isso vem inserindo o 64 bit. Porém creio que não é a prioridade dele ainda, então…
" Contrary to inaccurate assumptions, Elive has never been commercial , and, in fact, it is developed by only one person."
“If the real purpose of Elive was to make money with it, the result would have been very different, like not making it good for old computers, where there is not a market at all, and I would not have spent 14 years of my life developing it, with sacrifices that included the need to move to cheaper countries due to economic reasons.”
Pensava eu, que o Elive funcionava mais ou menos como uma micro empresa, portanto com mais desenvolvedores, já que eles oferecem até o serviço de entregar a distro customizada, mas, pelo visto a equipe é ainda mais enxuta do que eu pensava.
O Elive é um projeto pessoal. Mas há projetos de distros-de-um-desenvolvedor-só melhores que outros. Vide o do Feren OS.
O projeto do Elive me parece muito bagunçado. A distro pode até ser boa, mas essa história de manter no site como “versão estável” um sistema baseado no Debian 7 é um amadorismo atroz. Isso até espantou, bem negativamente, o resenhista do DistroWatch.
Parece que, no passado, o Elive 32 bits era passado gratuitamente e o 64 bits era de acesso pago. Hoje é diferente, mas, de todo modo, baixar qualquer ISO do Elive é chatíssimo, um processo cheio de passos e que requer registro.
Se o objetivo for curtir um sistema bem leve e bonito graças às qualidades do Enlightenment, sou muito mais o Bodhi Linux.
Era isso mesmo.
Nem me fale disso, eles dificultam demais, além de ter que fazer um mino-registro toda vez que se vai baixar uma nova versão, às vezes o e-mail com o link de download nem chega.