Isso pode ser apenas uma percepção pessoal. Mas não estou falando de recursos em si, mas sim do algoritmo da plataforma. Já usei por bastante tempo a maioria dos serviços de streaming de música, mas o Spotify parece ser o que melhor agrupa as músicas na reprodução automática e “daily mixes”. Qual o motivo de nenhuma outra plataforma ter conseguido superar até hoje?
Um exemplo simples: o YT Music e o Tidal (os quais uso com frequência) parecem agrupar todos os gêneros de rock juntos, ou seja, muitas vezes, na reprodução automática, eu conseguiria observar “Blood Sugar Sex Magik (RHCP)” seguido de “Arise (Sepultura)” – duas músicas com uma “vibe” completamente diferente, e que eu geralmente não escuto juntas assim. Enquanto isso, o Spotify costuma agrupar melhor, por exemplo, as músicas de rock mais melódico e mais “hardcore”. Será que isso é algo tão difícil de classificar?
Acredito que seja porq o foco do Spotify desde o início foi sempre num app de streaming de música. Ou seja, único foco dessa empresa. Isso dão a eles recursos e focos necessários para aprimorar seu serviço ao máximo.