Por que meu teclado não é 100% preciso no Linux?

Nos meus dois notebooks (comprados com 10 anos de diferença, um Philco velho e um SAMSUNG novo), os teclados são perfeitamente usáveis, mas a tecla “E”, que teoricamente deveria me permitir inserir um “°” quando teclo Alt Gr + E, mostra um “€” no lugar quando uso essa combinação (no Windows essa tecla funciona como deveria). O resto está perfeito aparentemente. E sim, quando eu aperto apenas a tecla “E” aparece o caractere “e” normalmente.

Como isso não é nada demais e consigo digitar o “º” através da combinação Alt Gr + ], nunca sequer me preocupei em tentar corrigir isso. Criei este tópico mais para entender o porquê disso acontecer do que resolver o problema.

Conheci esse problema com meu antigo notebook Philco (e volto a dizer, no Windows XP a tecla funcionava normalmente). Como o notebook Philco era problemático (placa de vídeo SiS e driver Wi-Fi proprietário), achei que esse problema era apenas do notebook Philco, mas vejo que o problema não é tão exclusivo assim…

Não fiz um teste a fundo (não estou a fim de ficar modificando o layout do meu teclado para algo que não me incomoda na verdade), mas, pelo menos, no meu notebook Philco não adianta mudar do layout ABNT2 para o ABNT porque a combinação Alt Gr + E me dará um “€” de qualquer jeito.

Meus notebooks:

1. Isso também acontece com vocês?

2. Por que isso acontece e até hoje não foi corrigido? Comprei meu notebook Philco em 2009, portanto aparentemente esse problema tem pelo menos 10 anos nos teclados brasileiros…

Em qual distribuições esse problema ocorre? Você já deu uma checada no fórum deles para saber se isso é um bug ou algo que precisa ser configurado manualmente?

1 Curtida

pra qualquer gambiarra, configura o botao manualmente :v

Mandriva e derivados (o que inclui Mageia e PCLinuxOS) e Ubuntu e derivados.

.

Como é algo que nunca me incomodou realmente, nunca sequer parei para corrigir isso. Só queria saber se ocorre com vocês.

Então, quando você tecla Alt Gr + E aparece o caractere “º”?

Não aqui o Alt Gr + E aparece o “€”, qual o seu teclado?

O meu funciona normalmente assim, cheque se no seu está igual (se for o mesmo modelo)…

É o que acontece no meu também! Mas acontece que na tecla “E” tem a letra “º” em vez da letra “€”. Aqui a imagem (dá para enxergar, tem a opção de ampliar):

O certo é que, através da combinação Alt Gr + E aparecesse o caractere “º” conforme o desenho da tecla e isso é o que ocorre no Windows, mas no Linux aparece um “€”.

@Keviny, na tecla E do seu teclado, aparece algum caractere ao lado da letra “E”? Se sim, qual?
Como eu disse, não vim aqui para resolver esse problema, só para saber se isso acontece com geral.

Bem aqui também acontece do alt gr + e sair €.

No meu também é assim. Talvez seja porque o teclado não esteja com as configurações certas, eu acho…

Vocẽ já tentou configurar pelo setxkbmap?

Eu acho que a única questão é que você deve estar usando o layout de teclado errado brother, já tentou outros layouts de Português/Brasil? Existem vários!

Nas configurações do sistema, em teclado, você pode testar e visualizar os vários layouts diferentes.

2 Curtidas

@yurinogueira e @PietroMan, no teclado de vocês, por acaso a tecla E tem o desenho de mais outro caractere? Se sim, qual? No meu teclado aparece o desenho do caractere “°” ao lado da letra “E”.

.

Agradeço pela atenção, mas não tenho intenção de configurar isso, só queria saber se esse problema acontece com outras pessoas.

Mas eu gostaria de fazer para você a mesma pergunta acima que fiz para yurinogueira e PietroMan.

Estou em outra cidade agora, mas quando eu voltar pra casa vou tentar ver se outro layout de teclado será mais preciso.

1 Curtida

Minha letra E não tem nada do lado, eu utilizo um desktop é um teclado normal mecânico.

1 Curtida

Opa poderia me dizer qual layout você está usando, eu tentei todos os que tem Brasil no nome e nenhum deles tem a configuração padrão que eu conheço sabe, mas também não é problema se não disponível.

@rasolar Mesma coisa no meu, é o teclado de um notebook. Mas eu ainda acho que deve ter algo a ver com o layout do teclado. Se você comentou que testou todos os layouts e nenhum fez a tecla funcionar… bem… aí já não sei.

Eu resolvi manualmente gente, só cria um mapa para o teclado e por que ele sempre carrega ao iniciar o linux.

1 Curtida

Tentei alguns layouts de teclado e o resultado foi o mesmo. Estou configurando através das ferramentas do KDE e os modelos de teclado que testei foram:

Generic | Generic 101-key PC
Generic | Generic 101-key PC (intl.)
Generic | Generic 104-key PC
Generic | Generic 105-key PC (intl.)
Samsung | Samsung SDM 4500P
Samsung | Samsung SDM 4510P

O que o meu notebook usa é o “Generic | Generic 101-key PC”, na instalação do sistema, o próprio sistema escolheu ABNT (isto é, sem ser o ABNT2). Não me lembro se fiz o teste no notebook SAMSUNG, mas no notebook Philco a combinação Alt Gr + E produzirá o caractere “€” de qualquer jeito.

Tem mais modelos de teclado, mas não vou ficar testando teclados para Fujitsu, Dell, Hewlett-Packard e outros pro meu notebook SAMSUNG, até porque meu objetivo nem é esse! Na verdade o que eu quis fazer aqui só foi uma pesquisa para ver se o mesmo problema se repetia com vocês.

Como vocês podem ver, meu teclado não é nada esotérico, é esse mesmo da imagem:

Algumas pessoas aqui já me responderam que ao lado da letra “E” da tecla E deles não há caractere alternativo algum, portanto para esse pessoal tanto faz qual seja o resultado da combinação Alt Gr + E e eles não perceberão esse possível “defeito”. Entretanto eu tive todos os meus notebooks com o caractere alternartivo “°” impresso ao lado da letra “E”; talvez esse seja o padrão dos teclados brasileiros (a não ser que alguém me mostre um teclado brasileiro cuja tecla E tenha sido designada para imprimir outro caractere alternativo).

1 Curtida

creio que seja problema de compatibilidade nos drives no notebook philco, por serem mais antigos.
porém no notebook da samsung, tente alterar as configs do seu teclado para o padrão americano. talvez seja esse o problema.