Por que mesmo com codecs alguns vídeos de sites só funcionam com Google Chrome no Linux?

Tenho feito alguns testes com diferentes navegadores de internet e venho notando que alguns sites de vídeos só funcionam no Linux se forem com o Google Chrome como Globo Vídeos por exemplo. Sempre dá erro de carregamento ou suporte. O estranho é que os mesmos vídeos funcionam com os mesmos navegadores em versão Windows. O único que parece ser “universal” em multimídia é o Chrome, mesmo considerando browsers derivados deste. Alguém sabe a razão e o que eventualmente poderia ser feito para ser contornado?

Acesso YouTube, Twitch, Mixer, Netflix e Prime Video no Firefox normalmente. Inclusive, eu tinha um problema no Chrome onde o Mixer ficava travando, no Firefox isso não ocorre.

nem tudo são “codec’s” as vezes é alguma tecnologia antiga que o chrome ainda mantém para maior compatibilidade que outros não tem…como foi no caso do yt ser mais rápido no chrome…

1 curtida

Eu só tenho problemas com a netflix no firefox, mesmo habilitando o drm não roda as séries/filmes

Pelo que eu saiba os navegadores são derivados do motor do projeto (de código aberto) Chromium e as outras camadas como plugins e add-ons são colocadas encima dele para montar o novo navegador; Então vai depender da empresa/Dev que vai montar o software.
Tipo: a um tempo atráz o Chromium não trazia suporte a PDFs e nem ao imprimir os elementos com sombra saiam na impressão. Mas o Chrome já tinha suporte a PDF e a sombras.
Então vai depender de quem monta.

2 curtidas

Sim é por ai mesmo. Em teste isso foi confirmado em meu uso, 98% das coisas são funcionais, mas, páginas com plugins muito específicos podem não funcionar. Dá para fazer o teste, abram páginas com diferentes conteúdos de streaming em diferentes navegadores, provavelmente alguns serviços só funcionarão no Chrome (principalmente vídeo).

Pois é, fazendo o comparativo achei isso um “mistério”.