Por que eu precisei instalar o libssl1.0-dev para ser capaz jogar o MMORPG Tibia?

Tive problemas para jogar o MMORPG Tibia, o jogo abria, mas na hora de dar login ele apresentava um problema relativo ao SSL. Depois de uma pesquisada em que vi uma série de soluções mirabolantes até que eu encontreii uma possível solução em que bastava instalar o pacote libssl1.0-dev e nada mais, a alternativa mais simples foi a que funcionou :slightly_smiling_face:.

Minha pergunta é: os pacotes -dev não fornecem apenas arquivos úteis somente para compilação? Por que um deles acabou sendo necessário para a execução de um software, o pacote libssl1.0.0 não deveria ter sido o suficiente? Não, não compilei nada, até mesmo o próprio Tibia não precisou passar por um processo de instalação (você baixa o arquivo tar.gz, extrai, clica no arquivo Tibia e um abraço)

0 Likes

Na verdade os pacotes -dev são para desenvolvimento e não para compilação especificamente, o Tibia deve requerir alguma função da lib ssl que só tenha na versão de desenvolvimento.

0 Likes

Entendo, obrigado.

Sei que a versão Linux do Tibia não é oficialmente suportada, mas o pessoal deveria por um aviso lá no site (na página de downloads, eles já falam dos requisitos de hardware e software) de que é necessário baixar ter o pacote libssl1.0-dev instalado. Sei que as distribuições Linux são diferentes e algumas, por algum motivo, já podem ter esse pacote instalado, mas suponho que a maioria das pessoas ou usa o Ubuntu em si ou um dos seus derivados, portanto creio que a maioria das pessoas terá esse problema. Mas falar aqui não adianta nada, este foi um comentário vazio…

2 Likes